Como conservar alface

Simples sugestões sobre como comprar e conservar a alface e ainda algumas informações adicionais acerca deste legume.

alface

Sabe bem acompanhar uma refeição com uma salada de alface, e então com o tempo quente… ainda melhor!

Hoje trago-lhe uma sugestão para melhor conservar a alface e manter as suas folhas bem “estaladiças” por mais tempo, mas antes deixo-lhe alguma informação interessante sobre este legume.

A alface

Alimento pouco calórico, rico em carotenos, ácido fólico, potássio, magnésio e moderadamente rico em fibra. 96% do seu peso é água. Pode ser visto como um auxiliar das dietas: aumenta a sensação de saciedade durante a refeição e, assim, diminui o apetite e reduz a quantidade de alimentos consumidos.

São cultivadas em climas temperados e apresentam um vasto leque de variedades. Eu prefiro a alface frisada ou a iceberg! 😛

Comprar e conservar a alface

Na hora de escolher, prefira alface com folhas limpas, brilhantes e sem marcas de picadas de insectos. Retire as folhas estragadas ou murchas e guarde-a no frigorífico dentro de um saco plástico aberto.

Ao preparar a alface para uma salada, não utilize utensílios metálicos tais como facas e tesouras para a cortar. Em vez disso, prefira cortá-la usando as mãos ou então usando uma faca plástica. A alface quando em contacto com o metal tende a oxidar ficando acastanhada e murcha. Por esse motivo, evite também pousar a alface na banca (se esta for metálica).

Bom apetite! 😉


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

12 Comentários

  1. Além de alguns dos seus conselhos, que sigo, sobre a alface, designadamente tratá-la sempre com as mãos para não oxidar, utilizo um método, que tem resultado, e que é o seguinte: lavo as alfaces, passando-as por várias águas, sendo que na penúltima passagem deixo-as estagiar uns minutos em água acidulada com vinagre, que desinfecta e mata qualquer bicharoco que tenham, passando-as novamente por água. Todo este processo é realizado com as folhas das alfaces separadas uma a uma. Seco-as então cuidadosamente com um pano de cozinha de algodão e envolvo-as já secas noutro pano também de algodão que meto num saco de plástico sempre sem apertar as folhas das alfaces. As ditas ficam prontas a consumir e duram vários dias, na gaveta dos legumes do frigorífico! Felizmente que raramente preciso de as comprar pois tenho uma amiga que as cultiva e passa cá por casa cerca de uma vez por semana…

    1. Agora a salada já vem em saco. Já não precisas tantas lavagens!

      Estou no gozo. A melhor alface é sem dúvida a que vemos cultivada.

      1. Essa alface já cortada, lavada e embalada é muito mais cara!
        Só compro essas embalagens quando estão em promoção e apenas se o preço compensar.

  2. Não fazia ideia que a alfaçe em contacto com o metal, tende a oxidar-se. De qualquer forma, quando a corto, é porque a vou comer de imediato 🙂

    Obrigado por este conhecimento.

    @ jotix do Eurito.net

  3. Felizmente, alface é coisa que não falta cá em casa. A sogra planta alfaces durante todo o ano, e em quase todas as refeições há um pratinho desta bendita verdura. Costumo trazer uma grande quantidade para comer durante a semana cá em casa, guardo-a em sacos de plástico no frigorífico, e costuma aguentar-se bem uma semaninha!

  4. Realmente qualquer dica para manter a vida deste vegetal é bem vinda. Adoro alface mas só a posso comprar 1x semana fazendo com que ao fim de 3-4 dias esteja estragada. A ver se com estas dicas dura mais. Obrigada 🙂

  5. Se a alface estiver ja com um ar meio estragado há uma dica muito boa e simples: Molhar a alface em água fria com umas gotas de Vinagre. A alface fica como nova. Usem esta dica que resulta mesmo

  6. Tenho alfaces plantadas no quintal, por isso felizmente não tenho o problema de ela ficar murcha por estar guardada no frigorífico. Quando se quer é só ir à horta buscar. De qualquer forma, não sabia que oxidava em presença de objectos metálicos.

  7. Cortei sempre a alface com as mãos, e é sempre bom saber que fiz bem.
    Mas é sempre bom saber novos aspectos sobre a nossa cozinha, como o metal e a alface não se darem bem.
    Obrigado Poupa e Ganha.

    1. Tambem desconhecia o facto de alface e metal nao combinarem. Tamos sempre a tempo de apreender.
      Outra coisa que nao combina com a alface é o frio. Cuidado com a temperatura do frigorico 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *