Cama

A escolha de um bom colchão é uma decisão que vai influenciar em muito a qualidade do seu sono. Depois da escolha e compra de um bom colchão, é importante conseguir guardá-lo em bom estado, com uma manutenção regular e cuidados específicos.

Continue a ler para ficar a saber que cuidados deve ter com o seu colchão e como pode fazer uma boa manutenção para que o guarde em bom estado por mais tempo.

Cada vez mais se fala em higiene e ácaros

Quando se fala em cuidar de um colchão, é impossível não falar de higiene e de ácaros.

É importante cuidar do colchão para que este dure mais tempo mas também para que esteja em boas condições, sem prejudicar a sua saúde.

Durante todo o período de longevidade de um colchão (aproximadamente dez anos, dependendo da qualidade e material), é importante dar-lhe um mínimo de atenção e cuidados.

Abra a sua cama: deixe arejar o seu colchão

Boas notícias para quem não gosta de fazer a cama!

Uma cama feita (ou seja, o colchão estar completamente tapado) ajuda o desenvolvimento de bactérias e de ácaros.

É aconselhado todas as manhãs deixar durante vários minutos ou horas a sua cama respirar: retire o edredom e lençol e deixe a cama desfeita durante algum tempo.

Proteja o colchão com um protetor de colchão

Seja durante o verão ou durante o inverno, o nosso corpo perde em média 40cl de água por noite.

Para evitar que essa humidade se entranhe diretamente no colchão, compre um protetor de colchão. Deve lavar esse protetor a 60°C sempre que mudar os seus lençóis.

Deixe entrar luz natural dentro do quarto

Para além de ser importante deixar a cama respirar, enquanto o faz, deixe também a luz natural entrar no quarto.

Um quarto saudável precisa de luz natural: o calor e a luminosidade no colchão favorecem a dissipação de bactérias e ácaros.

Arejar o quarto durante dez minutos e não deixar a divisão muito quente

Mulher a abrir a janela do quarto
Deixe o seu quarto arejar por uns minutos.

A circulação de ar é algo importantíssimo para manter o colchão e as roupas de cama arejadas.

Para isso, nada mais simples: quando abrir as janelas para deixar a luz natural, abra também os vidros para deixar entrar ar. Bastam dez minutos para que o quarto fique arejado!

Tal como para dormir, as temperaturas altas são também inimigas de um bom tratamento dado ao seu colchão.

Evite ter o quarto com temperaturas acima dos 18°C: não só prejudica a qualidade do seu sono como também favorece o desenvolvimento de bactérias na roupa de cama e colchão.

Vire o colchão duas a quatro vezes por ano

Não fique o ano todo a dormir do mesmo lado do colchão! Virar o colchão entre duas a quatro vezes por ano faz com que lhe dê um uso uniforme, ajudando a que a espuma ou o material não fique estragado tão rápido.

Alguns colchões também têm um lado inverno/verão que o pode ajudar nessa mudança, fazendo com que em cada estação, durma num lado diferente do colchão e adequado a cada estação.

Evite o bed jumping

Não pensamos muito nisso, mas saltar em cima do colchão aumenta em muito a sua deterioração!

Por mais divertido que seja, evite saltar em cima do colchão se quiser guardá-lo nas melhores condições.

Aspire regularmente o colchão e o estrado

Deve passar o aspirador pelo menos uma vez por mês no colchão e no estrado. Isso ajuda à eliminação dos ácaros e bactérias que possam estar alojadas na madeira e fibras do colchão.

O pó não é só um inimigo dos móveis e tapetes!

Para ter um colchão em boas quantidades que dure muitos anos, evite o calor, a escuridão e a humidade. Estes três fatores favorecem o desenvolvimento de ácaros e bactérias, dois dos maiores inimigos de um colchão saudável e bem cuidado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here