Como a domótica contribui para uma melhor qualidade de vida

Descubra como a domótica melhora a sua qualidade de vida através da automação de tarefas domésticas e do controlo remoto de dispositivos.

Domótica

A tecnologia de casas inteligentes engloba um conjunto de gadgets, sistemas ou equipamento ligados a uma única rede que pode funcionar de forma independente através de controlo remoto ou controlo por voz. Um termo mais geral utilizado para designar a tecnologia de uma casa quando esta funciona como um sistema único é o termo “casa conectada”. Por exemplo, o termóstato, iluminação, colunas áudio, televisores, fechaduras, equipamentos, e muito mais na sua casa estão todos integrados num único sistema que pode ser controlado a partir do seu smartphone ou dispositivo móvel de ecrã táctil.

Com a domótica inteligente, é possível aceder a funcionalidades tecnológicas e alguns luxos que não eram anteriormente possíveis. À medida que a tecnologia se desenvolve, a domótica do consumidor terá um maior potencial para melhorar a qualidade de vida.

Vantagens da implementação de domótica

Há enormes vantagens na utilização de domótica. Considere-a uma oportunidade para os proprietários ostentarem a sua riqueza ou um método moderno para se manter atualizado em termos de tecnologia. Quer alguns exemplos? Aqui fica uma lista:

Guia Poupe Mais

  • Pode controlar cada gadget da sua casa a partir de um único local. Aqui, a conveniência é um fator importante. A capacidade de manter tudo ligado através de uma única interface é um avanço significativo na tecnologia e gestão da sua casa. Teoricamente, tudo o que precisa de fazer para aceder a inúmeras funcionalidades e dispositivos em toda a sua casa é aprender a utilizar uma única aplicação no seu smartphone ou tablet. A curva de aprendizagem para novos utilizadores é muito mais baixa, tornando mais fácil alcançar a funcionalidade que deseja para a sua casa.
  • Flexibilidade na instalação de novos aparelhos e tecnologias. Os sistemas de casas inteligentes têm tipicamente um grau notável de flexibilidade no que toca a acomodar novos aparelhos, gadgets, e outras formas de tecnologia. Como resultado, novas versões dos seus eletrodomésticos serão desenvolvidas ao longo do tempo, por mais inovadoras que pareçam ser neste momento. Provavelmente irá adicionar novos gadgets à medida que substitui os seus antigos equipamentos ou quando decide adquirir novos simplesmente para melhorar os seus interiores e exteriores. Se conseguir integrar com sucesso estes recém-chegados, terá mais facilidade no controlo da sua casa, e poderá continuar a atualizar-se com as tecnologias de estilo de vida mais recentes.
  • Se integrar funcionalidades de segurança e monitorização na sua rede doméstica inteligente, o seu nível de segurança doméstica pode melhorar consideravelmente. Muitas alternativas já foram descobertas, mas apenas um pequeno número está a ser investigado. Por exemplo, os sistemas de domótica podem integrar sensores de movimento, câmaras de segurança, fechaduras automáticas de portas, e outras medidas de segurança física em toda a sua casa, para que possa ligá-las a partir de um único dispositivo móvel antes de ir para a cama.

Além disso, com base na hora do dia e no som de alerta, pode obter notificações de segurança nos seus dispositivos e observar a atividade em tempo real, quer esteja em casa ou em qualquer outro lado do mundo.

Nunca desvalorize a influência do acesso remoto aos seus sistemas domésticos. Por exemplo, pode ordenar ao sistema que ligue o ar condicionado da sua casa definir uma certa temperatura pouco antes de sair do trabalho num dia muito quente. Se precisar de preparar o jantar rapidamente, mas ainda estiver na mercearia, pode colocar a pré-aquecer enquanto está a caminho de casa. Pode também verificar se as luzes ficaram acesas enquanto está fora, quem esteve à sua porta, e se desligou todos os seus meios de comunicação.

Optar pelo melhor prestador de serviços de domótica

A domótica é um estilo de vida inteligente que cada vez mais pessoas optam. Embora a conveniência seja grande, é necessário encontrar um bom fornecedor de serviços para o ajudar com a instalação. Pode encontrar o melhor fornecedor de serviços fazendo pesquisas online. Antes de tomar uma decisão, é melhor informar quais são os seus requisitos e colocar as suas dúvidas. Para isso, utilize a sua identificação de e-mail e número de telefone no website. Depois, poderá obter o melhor sistema de domótica com o fornecedor de serviços adequado. Posto isto, de que está à espera? Obtenha a consulta hoje!


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha