frigorifico-organizado

frigorifico-organizadoNuma visita recente a um hipermercado Continente, deparei-me com um painel informativo do Movimento Hipersaudável, a explicar como armazenar corretamente os alimentos no frigorífico de modo a evitar desperdícios.

Como achei se tratar de uma informação útil para os leitores do blog, tirei uma foto a esse painel (espero que o Continente não se importe). Pode ver essa foto aqui: Movimento Hipersaudável – Como economizar organizando o frigorífico

Tal como descrito no painel, ao organizarmos os alimentos no frigorífico devemos ter em consideração que a temperatura no seu interior não é homogénea, pelo que ao armazena-los adequadamente prevenimos que se estraguem antes do tempo. Para além de que frigorífico arrumado é frigorífico poupado!

O que colocar em cada uma das zonas do frigorífico:

  • Zona superior – zona mais fria: Iogurtes, queijo, natas, compotas e alimentos já cozinhados (não os coloque ainda quentes).
  • Porta – Manteiga, margarina, água, etc.
  • Zona intermédia – Carne e pescado, fiambre e outros produtos de charcutaria e produtos de pastelaria.
  • Prateleira inferior – Produtos em fase de descongelação (acondicione-os em recipientes que evitem o derrame de líquidos resultantes deste processo).
  • Gavetas inferiores – Hortícolas, fruta e leguminosas frescas.

No congelador a temperatura é uniforme, mas devemos ter em atenção os seguintes cuidados:

  • Carne e peixe – Limpe-os (peles, escamas, vísceras) e armazene logo nas porções que vai consumir).
  • Hortícolas – Lave, corte e retire as partes não comestíveis. Escalde-os durante 2 minutos e de seguida passe-os por água fria, retire a humidade e acondicione-os corretamente nas porções necessárias.

Prepare algumas refeições em maiores quantidades, para poder congelar em várias porções, nas quantidades que irá utilizar para uma refeição. Ou seja, tal como já referi aqui no blog, cozinhe para um batalhão! 🙂
Não congele novamente um produto, a não ser que o mesmo tenha sido entretanto confecionado.

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here