10 cuidados que deve ter ao comprar sapatos

Saiba como escolher os sapatos mais adequados aos seus pés. Não ponha a sua saúde em risco devido a uma má escolha de calçado.

sapatos

Muitos problemas graves que surgem nos pés são causados pelo uso de calçado inadequado.

Ninguém gosta de chegar ao final de um dia de trabalho com dores nos pés!

Mas o uso de calçado incómodo não afeta unicamente os pés. São frequentes as dores nas costas, ancas, pernas, ombros e até mesmo no pescoço, provocadas por calçado que não apoia de forma confortável os nossos pés. Essas dores são normalmente causadas por uma tentativa do nosso corpo manter o equilíbrio tentando compensar uma má postura.

Ao comprar um novo par de sapatos, tenha atenção aos seguintes pontos:

  1. Não vá em modas. Lá por um sapato estar na moda, não significa que seja o mais adequado.
  2. Sempre que possível opte por sapatos em pele. A pele permite uma melhor circulação do ar diminuindo a probabilidade dos pés suarem provocando infeções e maus odores.
  3. Inspecione o interior do sapato. Este deve ser confortável, sem costuras que possam incomodar.
  4. Verifique se consegue dobrar completamente o sapato. Se o conseguir, ponha-o de lado! O sapato deve dobrar-se um pouco, mas ao dobrar-se em demasia, poderá causar desequilíbrio.
  5. Pressione a zona dos dedos e confirme se é suficientemente flexível para permitir movimentar facilmente os dedos dos pés.
  6. Se ao calçar um sapato sentir imediatamente um desconforto, não os compre pensando que irão alargar com o uso.
  7. Faça um test-drive aos sapatos passeando pela sapataria.
  8. Evite os sapatos sem atacadores, pois obrigam os pés a deslizar para a frente, comprimindo os dedos.
  9. Caso pretenda comprar sapatos de tacão para uso frequente, evite os de tacão com altura superior a 2 cm. Para uso esporádico (uma saída à noite) não ultrapasse os 5 cm de tacão.
  10. Compre os seus sapatos preferencialmente ao final da tarde quando os seus pés já incharam tudo o que têm para inchar! Se se sentir confortável com os sapatos nessa altura, o mais certo é sentir-se sempre confortável ao longo do dia.

E lembre-se, se nos dias seguintes à compra reparar que os sapatos que escolheu afinal se tornaram incómodos, tem 15 dias para os devolver à sapataria (desde que estejam em bom estado). Não ponha a sua saúde em risco!

Poupe os seus pés! 😉

Já agora, saiba como alargar sapatos e como os manter em bom estado.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

4 Comentários

  1. Viva Miguel,

    Quando era mais novo de facto tinha imensos problemas com a escolha do calçado mas ultimamente não tenho tido nenhuns apesar de nunca ter pensado nisto que dizes.

    Boa dica!

    Abraço,
    João Pedro Pereira

  2. Os sapatos com saltos de cunha também são mais confortáveis porque dão mais apoio ao pé. E os sapatos novos não devem ser estriados no dia em que os vamos usar, principalmente se for um dia longo, deve-se ir usando aos poucos os sapatos para os pés se irem habituando e ir adquirindo a forma do pé. Nos casamentos eu já levo um par de sapatos rasos para trocar logo assim que tiro a fotografia com os noivos, ando logo muito mais confortável o resto do dia.

  3. Ha umas semanas vi um programa sobre isto. Curiosamente tinha ideia que os sapatos rasteiros eram os que menos nos afectavam, mas está errado. Tal como tu dizes, os sapatos devem ter um bocadinho de tacao e devem tambem ter o formato da planta do pé….

  4. Ás vezes nem é uma questão de modas. Há profissões em que se tem de usar sapatos que por vezes não são lá muito confortáveis – Sapatos com algum tacão ou pesados como os de biqueira de aço. Os sapatos de salto com um tacão mais grosso, também são menos prejudiciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *