Como fazer iogurte sem iogurteira

Saiba como pode fazer facilmente os seus próprios iogurtes em casa sem necessidade de comprar uma iogurteira.

iogurte-frutas

Ontem segui uma sugestão que me deram para fazer iogurte em casa sem necessidade de ter uma iogurteira.

É de simples execução e o resultado é muito bom!

Visto que este iogurte fica um pouco amargo, talvez queira adicionar um pouco de açúcar, mel ou até mesmo doce de frutas.

  • Amorne meio litro de leite (meio-gordo ou gordo) no micro-ondas até este atingir cerca de 50ºC.
  • Verta o leite para um frasco de vidro, adicione um iogurte natural ou de aromas e misture.
  • Feche bem o frasco, embrulhe-o numa manta e guarde-o dentro de uma mala térmica (ver imagem abaixo).
  • Após umas 12 horas a fermentar dentro da mala térmica, já pode passar o frasco para o frigorífico.

iogurteira-caseira

No meu caso, utilizei um iogurte para meio litro de leite, mas há quem faça com 1 litro de leite. A diferença é que com 1 litro de leite, o iogurte fica menos sólido… fica um pouco mais parecido com iogurte líquido!

E claro, pode personalizar o seu iogurte com pedaços de fruta, raspas de chocolate, bolachas, etc.

Já pode riscar a iogurteira da sua lista de compras! 😀

E por falar em iogurtes… já ouviu falar em kefir?


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

36 Comentários

  1. Olá Miguel

    Deixei esta noite o meu iogurte a fazer, já o passei para o frigorifico! Daqui a pouco já vou ver o resultado!!! :):):):)
    Obrigado

  2. Olá Miguel
    Venho informar-te que ficou the best!!! Coloquei açucar no final e não podia ter saído melhor! Hoje vou fazer outra vez! Agora com 2 iogurtes por semana, tenho iogurte para o pequeno almoço da minha flha, para a semana toda!!
    Obrigado pela dica Miguel

  3. Olá Miguel,

    Já andava à meses a saber de preços de iogurteiras, mas nunca mais me resolvia porque tinha medo do consumo de electricidade e do não ter paciência para fazer os iogurtes… Resolvi experimentar… Fantástico…. Coloquei num frasco de vidro com tampa e depois colei um bocado de fita cola na tampa e escrevi com caneta de acetato a data em que fiz e qual o sabor…
    É também este o sistema que uso para o congelador… nas tampas dos tupperwares colo fita cola e com a caneta de acetato escrevo data e qual o produto, assim nunca me baralho e lembro-me se os produtos estão dentro ou fora do prazo…

    Já agora… Boas entradas

  4. Bem, é a primeira vez que passo por aqui, mas estou a adorar todas as dicas!
    Amanhã já vou fazer iogurtes!!

    Parabéns

  5. Se usar um vulgar termo para sólidos, pode reduzir o tempo para 8h. Se adicionar a este preparado uma lata de leite condensado, obterá iogurtes cremosos e doces!

  6. Minha iogurteira nada mais é do que uma caixa de isopor. Fervo o leite e, quando a temperatura cai a 43 graus, acrescento ao leite um copo de iogurte já pronto. Feito isto, deixo descansar dentro da caixa de isopor. Seguindo rigorosamente esta regra, o iogurte estará pronto em apenas 6 horas. Para que fique mais consistente, deve-se acrescentar 2 colheres de sopa de leite em pó para cada litro de leite.
    Sugestão: durante o resfriamento do leite fervido, retira-se a nata com uma escumadeira.

  7. Bom dia!

    Adorei esta dica, estava para comprar uma iogurteira mas pelo que li não vou precisar 🙂
    No entanto, queria que me explicasse alguns pormenores: deixa a mala térmica à temperatura ambiente?; sabe se dá para fazer com leite magro?; adiciona o açúcar ou a fruta antes da fermentação ou depois?; qua tos iogurtes se consegue fazer com meio litro de leite?

    Obrigada

    1. Olá Ana,

      A mala deve ser deixada à temperatura ambiente. Eu adiciono o açúcar só após a fermentação… nunca experimentei adicionar antes, mas não deverá haver problema.
      Ainda só experimentei com leite meio-gordo, mas também deve dar com o magro.

      Depois conte como correram as experiências. 😉

      1. Olá

        Estou neste momento a deliciar-me com o meu iogurte 🙂 Fiz um puré de maçã com canela e coloquei no fundo em alguns copinhos e noutros coloquei pêssego aos bocadinhos.

        Tenho pena porque ficou líquido em vez de sólido, mas delicioso na mesma. Sabe dizer-me qual o truque para isto não acontecer?

        Obrigada

        1. Olá,

          Ena, deve ter ficado com um óptimo sabor… também gosto dessa combinação maçã-canela! 😛

          Quanto ao ficar líquido, experimentou amornar o leite? E quanto tempo deixou a fermentar?

        2. Sim ficaram deliciosos 🙂 Deixei amornar o leite, de modo a conseguir aguentar o dedo uns segundos. Deixei fermentar cerca de 11 horas

  8. Bom dia.Eu tenho tempo que faço iogurte assim e fica-me delicioso,e bem cremoso.
    Ás vezes faço com sabor,para isso misturo-lhe um pouco de gelatina do sabor que quero que tenha o iogurte
    e ao final tenho um iogurte cremoso e delicioso.a quantidade de gelatina que uso,isso é segum o gosto de cada pessoa.Esquci-me de dizer,antes de misturar a gelatina,eu desfaço-a num bocadinho de água quente,e é esta gelatina derretida que eu misturo ao leite que tambem tem já o iogurte natural misturado.e é tudo depois é só esperar umas 10 a 12 horas e o nosso iogurte com aroma estara pronto.
    Creio que me fiz entender.
    1abraço.

  9. Ola,bom dia,tambem costumo fazer leite fermentado em casa.E faço-o da seguinte forma compro na farmacio
    “CUALHO”é um pó própio para cualhar o leite,e depois de aquecer o leite á temperatura de 37ºou 38ºgraus misturo-lhe o cualho,o qual já terei desfeito num bocadinho de água á temperatura ambiente.Misturo bem.A quantidade de cualho que uso para um litro de leite é uma colherzinha do cualho em pó.
    Depois que tenho feito a mistura eu costumo distribuir por frasquinhos e tapo-os,e depois meto dentro duma panela tapada para que não haja correntes de ar,deixo assim descansar 2 horas e ao fim desse tempo tenho um leite fermentado delicioso,
    1 abraço.
    espero que gostem

      1. Miguel,

        Sabe dizer-me quantas horas são necessárias para a fermentação de um iogurte sólido? É que como já mencionei eu deixei fermentar cerca de 11 horas e fico líquido.

        Obrigada

        1. Olá Ana,

          Das vezes que fiz iogurte, deixei a fermentar por umas 12h e ficou sólido!!!
          Está a utilizar um frasco de vidro e a enrolá-lo numa manta antes de o colocar na mala térmica?

  10. Olá Miguel,

    Estou a usar um jarro (de água) de vidro e, como não tem tampa eu tapo com película aderenta, depois embrulho-o num pano de cozinha e num cachecol polar. Em seguida, coloco o jarro dentro da mala térmica, daquelas que a lipton e outras marcas por vezes oferecem.

    Obrigada pela sua atenção 🙂

  11. Olá,antes de experimentar fazer queria tirar uma duvida,mesmo sem juntar leite em pó o iogurte fica consistente? È que quase todas as receitas de iogurte caseiro levam leite em pó e sinceramente não gosto muito do sabor . Já agora, quando fizer vou passar o iogurte já fermentado para potinhos pequenos de vidro mas não tenho tampas,será que posso tapar com papel de aluminio e colar com fita cola? Quanto tempo duram estes iogurtes no frigorifico sem estragar? E as frutas têm que ser cozinhadas antes de se por no fundo dos copos ou nâo? Obrigado ,beijos e continue com as dicas,têm sido de muita utilidade para mim. Posso dizer_lhe que tencionava comprar uma iogurteira mas se me sair bem assim ao natural já não compro. Tenho é que encontrar potinhos com tampa. Beijos,Elsa.

  12. Adorei a dica, poupa-se imenso em iogurtes e fazemos as nossa combinações, vou experimentar o quanto antes.

  13. Boa tarde, como ninguem me respondeu tenho andado a experimentar mas não tem corrido muito bem, ficam gostosos mas muito liquidos. Não deito fora mas não compreendo porque ficam assim. será por a minha casa ser muito fria e humida e o leite não fermentar bem ou haverá outro problema? Obrigado

  14. Também faço os meus iogurtes, uso 1 litro de leiteo iogurte e 50gr de leite em pó. ficam muito bons

  15. Yo en Venezuela hacia mucho yogurt casero me quedavan deliciosos hasta tenía mi clientela que me compravan, pero eso era cuando había leche, pero como estamos en el país de las maravillas ahora no se consigue ni leche liquida ni en polvo. Con la leche en polvo también se hacen, quedan muy consistentes. La forma de hacerlo es la siguiente: 1 Kg. de leche en polvo puede ser descremada , de esta manera tendrás yogurt descremado sin grasa. Colocar una olla al fuego con 4 litros de agua potable, dejarla calentar a unos 35º en la mitad de esta agua a esta temperatura, se transfiera a una ponchera de plástico y se incorpora la leche en polvo poco a poco mezclando con un batidor manual hasta que no se consigan grumos, a continuación se le junta los otros 2 litros del agua que quedó en el fuego que debe estar hirviendo, así mismo se le agrega a la mezcla, por último se le junta un yogurt descremado y natural de los que consiga en el comercio para cuajar nuestro preparado yogurt caserinho. Finalmente tapamos con un pedazo de tela gruesa y calentica puede ser un cobertor viejo toda la noche, como faziam as nossas avós e mamas o pao e a broa no campo, que bom é esse pao e essa broa nao é? Pois assim é o meu yogurt caseiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *