Publicidade enganosa: Não se deixe enganar!

Não se deixe levar pelos truques publicitários duvidosos. Existe um site que compila as burlas mais famosas e ajuda a resolver conflitos.

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Estes são apenas alguns exemplos de publicidade enganosa com que nos podemos deparar tanto na internet como noutros meios de comunicação. Mesmo os mais atentos e desconfiados, podem por vezes cair numa burla deste género.

A publicidade enganosa é uma prática comercial desonesta que consiste em promover um produto ou serviço de maneira falsa ou exagerada, ocultando informações importantes ou distorcendo a verdade de alguma forma. Ela pode ser muito prejudicial para os consumidores, pois os leva a tomar decisões com base em informações incorretas ou enganosas.

A União Europeia criou um portal na internet com as burlas mais recentes e dicas para resolver conflitos. Visite o “Será Honesto?(Is it fair?).

No Será Honesto é-nos facultada uma lista negra de práticas lesivas para que face a uma situação idêntica nós possamos as identificar.

Este portal ensina a reconhecer publicidade enganosa e técnicas de venda agressivas, e caso seja vítima do abuso de um comerciante, indica também as etapas a percorrer.

Recomendo também que se mantenha atento à página de facebook do EU Justice and Consumers para estar sempre a par de novas práticas abusivas, e como tal, manter-se preparado para se defender e não cair em contos do vigário vão proliferando pela internet.

Trata-se de mais uma ferramenta para o ajudar a fazer valer os seus direitos.

Use e abuse! 😉

Para se proteger contra a publicidade enganosa, é importante estar atento e fazer a sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão de compra. Não se deixe levar por promessas exageradas ou afirmações que parecem boas de mais para ser verdade.


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9 Comentários

  1. Sobretudo para quem usa a Internet com frequência, como é o meu caso, é impressionante a quantidade de vezes que estas mensagens aparecem… Mas, infelizmente, muitas vezes também me são enviadas para o mail pelos meus amigos. Por isso, aconselho toda a gente que recebe este tipo de mensagens a verificarem a fonte antes de as reencaminhar. A vossa assinatura vai no fim!

  2. Estas mensagens são quase como parasitas quotidianos que nos perseguem constantemente. Pena é que muitas delas não possam ser legalmente erradicadas! O máximo que podemos (e devemos) fazer é consultar websites como este para pelo menos ficar prevenidos *

  3. Para quem já conhece os cantos à “casa”, já sabemos mais ou menos (salvo algumas excepções…) resguardar-nos deste tipo de coisas. O problema são as outras pessoas que não sabem muito bem os riscos que correm… Principalmente os mais novos.

  4. eu apago logo esse tipo de mails ,, mas recebo bastantes de amigos , muitas vezes as pessoas nem imaginam o que realmete está por detraz deles costumo avisar , mas parece que cai em saco roto pode ser que venham aqui ler este post.

  5. Um grande problema associado a esse são os mails com vírus que recebemos quase diariamente na nossa caixa de correio. Acerca disso, o Brasil já tomou uma posição, fazendo uma lista com os principais e-mails duvidosos.

    É evidente que é do Brasil; em Portugal poderão haver outros mais, no entanto, também é de referir que é do Brasil que vêm muitos dos que recebemos diariamente.

  6. Hoje em dia quem navega na net, deve estar bem atento a tudo o que seja publicidade, porque grande parte dela será enganosa. È por isso que quando as crianças estão na internet, NUNCA devem estar sem a vigilância de um adulto. Às vezes deixo as netas do chefe virem um bocadinho á net, e se não estou atenta áquilo que fazem, quando der por ela, estão elas a meter o número telemóvel, numa dessas publicidades enganosas, que depois vai roubando o saldo com mensagens recebidas.

  7. Este tipo de publicidade é muito comum e cada vez mais os esquemas são mais ardilosos. O maior problema ainda são os utilizadores mais novos, o quais devem estar sempre acompanhados por um adulto qdo acedem à internet. Assim evitam-se transferência de informações pessoais que poderão ser utilizadas sabe-se lá por quem e com que intenções!

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