O meu primeiro peixinho!

Cuidar de peixes de aquário não é difícil. Saiba onde pode obter imensa informação sobre aquariofilia.

Peixe dourado

Hoje ofereceram um aquário e um peixe à minha filhota que tratou logo de o batizar com o nome “Dora”… mesmo sem sabermos se é macho ou fêmea. 😀

Devo confessar que não percebo nada de peixes de aquário. Lembro-me de quando era miúdo (ainda o sou 😛 ) ter tido peixes de água quente e de água fria, mas como não era eu quem tratava deles, nunca cheguei a aprender essa “arte”! Até hoje, peixes… só mesmo no prato! 😛

Hoje mesmo fiquei a saber algo muito básico: quando se compra um peixinho, não se deve chegar a casa e colocá-lo diretamente no aquário; devemos colocá-lo na água mas ainda dentro do saco para que ele se habitue à temperatura. Não fazia ideia!

Também não sabia que os peixes de água fria podiam coabitar com os peixes de água quente (num aquário de água aquecida), e que o contrário já não era possível!

Agora que a “Dora” faz parte da família, pretendo que ela (ou ele) seja bem tratada. Ainda para mais, em breve terá novos amigos… a minha filha não quer que ela fique sozinha e o aquário até é bem espaçoso.

Com os conhecimentos que tenho neste momento, comprar mais peixes seria deitar dinheiro ao mar, pois o mais certo seria morrerem todos logo nos primeiros dias! 🙁

Mas isso não vai acontecer! Para além de poder contar com os sábios conselhos de quem ofereceu o peixinho (o meu sogro), encontrei um excelente fórum de entreajuda na internet sobre aquariofilia – o Aquariofilia.net

Esse fórum conta com mais de 75000 membros e com imensa informação sobre esse tema. Acredito que todas as dúvidas poderão ser lá esclarecidas.

Fica a sugestão para quem como eu, é leigo em aquariofilia e tem ou pretende vir a ter peixes saudáveis a nadar alegremente num aquário!


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

14 Comentários

  1. Olá,
    se precisar de ajuda diga (tenho um aquário de 50lts e outro de 1000lts)! =)
    É preciso saber a espécie pois uns têm dentes e outros não, uns precisam de ph mais baixo e outros de ph mais alto… enfim…
    se precisar de alguma ajuda mande um mail.
    =)

    1. Olá Deolinda e muito obrigado! 🙂

      Um aquário de 1000L… isso quase que dava para pôr um tubarão!!! 😀
      Para já vou começar por escolher novos amigos para a “Dora”… depois se precisar de ajuda já sei a que porta bater… obrigado! 😉

  2. Olá,
    Para ter uma ideia, o nosso aquário de 1000 lts, tem dois metros de comprimento.
    Esteja à vontade para “bater a porta” 🙂
    Deo

    1. =O Adorava ter um aquário desses! Eu tenho um tanque grande no quintal, junto ao poço. Neste momento tenho alguns peixes, mas nem todos os peixes se habituam àquele meio habitat.

  3. Paulo Almeida,
    os peixinhos antigos morreram de velhice e por isso fizemos o aquário de raiz.
    Actualmente tenho 10, estamos a ambientar um limpa vidros para depois o por-mos no aquário grande e já temos mais uns encomendados.
    ainda temos outro aquário.
    =)

  4. Ola
    Ja tive um peixinho que durou muitos anos, até nem sei como, tava sempre a por-lhe as maos e a bricar com ele, o que é certo é que ele durou mesmo muito tempo…
    Agora dei 3 a minha sobrinha e a senhora do pet shop disse para quando se mudasse a agua do aquario deixar sempre um pouco da agua antiga, porque tem microorganismos que funcionam como defesas para eles…
    Teu site ta mesmo muito bom, continua assim:-)

  5. eu ja tive de água fria e aguá quente..os de aguá fria morrem facilmente..os de aguá quente sao mais resistente mas dão mais trabalho 😀

  6. É preciso ter muito cuidado com eles, não dar comida a mais nem a menos, ter a água sempre à mesma temperatura, não é assim tão fácil, e mesmo assim duram pouco.

  7. Não tenho aquário, mas tenho um colega meu que tem uma paixão louca por peixes. È capaz de ficar meia hora parado a olhar para o aquário. Eu não ligo muito, prefiro ter animais, com os quais possa brincar e fazer miminhos.

  8. Tenho um tanque junto a um poço e há algum tempo um vizinho ofereceu-me uns peixes e pus lá. Desde então ainda estão lá vivinhos da silva. Em média, costumo lavar o tanque e mudar-lhe a água uma vez por semana. O chato é apanhar os bichos com a rede. Tentei criar um habitat o mais parecido com o dele e então tem umas rochas para eles se esconderem, o pior é que na hora de os apanhar, eles escondem-se. A água é sempre do poço! Antes de ter estes peixes no tanque, também cheguei a ter peixes de água fria em aquários e percebi que a água da companhia não era a melhor para eles. Desde então só ponho água do poço. Se tiverem um poço ou conseguirem ir buscar ao poço de alguém, eu aconselho vivamente e vão ver que os vossos peixinhos vivem muito mais tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *