Como aproveitar os caroços e os pés das cerejas

Não deite fora os pés e os caroços de cereja. Saiba como os reaproveitar e aproveite tudo o que esse fruto tem para lhe dar.

Cesta de cerejas

As cerejas abundam nesta altura do ano. Vemos vendedores ambulantes a vendê-las, existem aos montes nos supermercados e o preço por quilo é muito acessível.

Se comprou ou ofereceram-lhe cerejas, aproveite tudo o que estas têm para lhe dar. Sabia que tanto os pés das cerejas como os caroços podem ser aproveitados? 🙂

O que fazer com os caroços das cerejas

Pode dar asas à imaginação e descobrir utilizações possíveis para os caroços das cerejas, ou então pode fazer algo muito simples e que até já é comercializado em Portugal – almofadas de caroços de cereja!

Essas almofadas são recomendadas para tratamentos de termoterapia.

Acumule uma boa quantidade de caroços, lave-os e deixe-os secar. Depois pode usá-los para fazer o enchimento de uma pequena almofada ou saco de pano.

Essa almofada pode ser aquecida no micro-ondas ou arrefecida no congelador consoante a utilização que se pretende dar.

Esses caroços, devido ao seu isolamento, conseguem reter a temperatura durante bastante tempo e vão libertando o calor ou o frio muito lentamente.

Podem servir como substituto para o tradicional saco de água quente como meio de aquecimento ou como uma ajuda para o alívio de dores musculares, de costas, pescoço, etc. Para esse fim, humedeça a almofada com água e coloque-a no micro-ondas à potência de 600 watts durante 2 minutos.

Também já encontrei essas almofadas de caroços de cereja à venda nas lojas Natura.

Atenção: Nunca engula caroços de cereja! Já foi tornado público um caso de um britânico que decidiu abrir caroços de cereja e ingerir a pequena semente que se encontra no interior. Os caroços de cereja contêm uma substância que se transforma em cianeto quando ingerida.
Saiba mais nesta página: Britânico envenenado depois de comer caroços de cerejas.

O que fazer com os pés das cerejas

Os pés de cereja são ótimos para preparar um chá terapêutico. O chá de pés de cereja é conhecido pelos seus benefícios para as vias urinárias.

Por promover a micção e eliminação de toxinas, esse chá é indicado no tratamento de infeções urinárias muito comuns nas mulheres.

Por isso, da próxima vez que comer cerejas, não deite os pezinhos ao lixo.

Quando tiver uma boa quantidade de pés de cereja, lave-os bem e deixe-os secar ao sol. Depois de estarem bem secos, pode utilizá-los na preparação do chá. Só tem de ferver água e juntar os pés de cereja.

Nota: Um saquinho de 50g de pés de cereja custa em média 1€ nos ervanários ou supermercados.

Cuidados a ter na recolha de caroços e pés de cereja

Depois de desfrutar das suas deliciosas cerejas, não esqueça de guardar os caroços e os pés com cuidado para poder dar-lhes uma nova vida.

Na hora de limpar os caroços, faça-o debaixo de água corrente para remover qualquer resíduo da fruta que ainda possa estar preso. Relativamente aos pés das cerejas, uma lavagem cuidadosa será igualmente suficiente.

Depois de devidamente lavados, os caroços e pés devem ser secos ao sol, num local arejado e preferencialmente ao ar livre. Mas atenção: é importante que não os deixe expostos à humidade ou a lugares onde possam acumular mofo.

Após bem secos, guarde-os num recipiente de vidro ou de cerâmica com tampa. Evite recipientes de plástico, pois estes podem criar humidade e acabar por estragar os seus caroços e pés de cereja.

Certifique-se de que o recipiente é armazenado num local fresco e seco, longe da luz solar direta, para garantir que eles mantenham as suas propriedades benéficas. Uma despensa ou um armário da cozinha podem ser bons lugares para este fim.

E lembre-se, na hora de usar os caroços para as almofadas terapêuticas ou os pés para o chá, certifique-se de que estão completamente secos. Qualquer resíduo de humidade pode afetar a eficácia do uso pretendido.

Dê asas à criatividade: caroços de cereja no artesanato

Já que estamos a explorar o maravilhoso mundo do reaproveitamento, porque não ir um pouco mais além? Os caroços de cereja, para além do seu uso em tratamentos de termoterapia, podem ser verdadeiros aliados na hora de dar um toque pessoal à sua casa ou até de criar peças únicas para oferecer.

Imagine, por exemplo, um colar de contas feito com caroços de cereja. Após bem lavados e secos, pode perfurar os caroços com um pequeno berbequim (cuidado para não se magoar!) e enfiá-los num fio à sua escolha. Pode deixá-los ao natural, para um look mais rústico, ou pintá-los para um efeito mais colorido e alegre.

E que tal experimentar um enfeite de mesa original? Pegue num recipiente de vidro transparente e encha-o com caroços de cereja. Depois, coloque uma vela no centro. Vai ver como a luz a dançar através dos caroços cria um efeito verdadeiramente único!

Se tem crianças em casa, porque não propor uma tarde de trabalhos manuais? Os caroços podem ser pintados e usados para fazer quadros, colagens e muitos outros projetos. É uma ótima forma de ensinar os mais novos sobre a importância do reaproveitamento e ainda passar um bom bocado em família.

Por isso, da próxima vez que comer cerejas, olhe bem para os caroços antes de os deitar fora. Quem sabe que tesouros poderão vir a ser?


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

43 Comentários

  1. Aos pés de cereja pode-se juntar cavalinha e barbas de milho, para reforçar o efeito de chá diurético e anti-infeccioso.

    PS: Obrigado pela ideia para o meu post!

  2. Li atentamente este post. Uma coisa não concordo e recomendo, porque assim me foi ensinado: tudo o que for para chá, não deve ser seco ao Sol, mas sim à sombra. Leva mais tempo mas no caso dos pés de cereja, são tão pequenos que secam rápido. Lembre-se, tudo o que for para chás, seque à sombra.
    Continue, está no bom caminho.

  3. Muito interessante! Os pés das cerejas já guardo há algum tempo, para fazer o tal chá… A partir de agora vou guardar também os caroços!

  4. De extremo interesse 🙂 Quem diria que todos podemos ter uma almofada terapeutica em casa de forma tão simples e cómoda 😀 Sempre a surpreender-me este Miguel 🙂

  5. Fiquei impressionado com as capacidades terapeuticas dos pés da cereja 🙂 para quê desperdiçar quando nos pode ser tão util? Obrigado 😀

  6. Bem, aliado ao facto de a cereja ser rica em carotenos que são óptimos antioxidantes, a cereja é um fruto muito versátill

  7. Bela sugestão. No outro dia reparei também que nos bolos de doce fino / doce cru que são muito tipicos cá do algarve, usam os pés das cerejas para decorar os bolinhos. Ficam adoráveis, e eu adoro-os. eheh 🙂

  8. a minha mãe costumava aproveitar os pés de cereja para fazer chá precisamente porque volta e meia andava com problemas na bexiga. Aliás ela conhecia algumas ervas e sempre que íamos á aldeia ela aproveitava para dar um volta e apanhar algumas ervas para depois fazer chás…. infelizmente não herdei este conhecimento das ervas apesar de adorar plantas.

  9. Uma excelente ideia para reciclar material e termos um produto bem útil a um preço super em conta. Já ouvi falar destas almofadas e gostava de ter uma pois são bem úteis e quem sabe se até melhores que o tradicional saco de água quente. Próximo ano vou guardar os caroços para poder fazer a minha almofada!

  10. queiram os meus amigos e amigas receber os meus sinceros agradecimentos por tão agradáveis elogios. e mais… se quiserem adquirir ou saber mais sobre as nossas Almofadas RICOXETE podem fazê-lo através do site http://www.ricoxete.com ou pelo telemovel 917169813. obrigado mais uma vez

  11. Ontem fiquei espantado ao ver o preço/kg de um saquinho de pés de cereja no continente… 199€/kg… incrível!

  12. Boa tarde,

    Obrigada pela sugestão.
    Algum conselho sobre a melhor forma de limpar os caroços das cerejas e livra-los de toda a materia organica do fruto?
    Algum produto que se possa adicionar a agua e que ajude a remover os residuos?
    Muito obrigada

    (Se possivel agradeço resposta para o meu e-mail…)

  13. Já comecei a juntar cá em casa com toda a familia os respectivos carocinhos para me
    aliviarem as dores na coluna..

    Os nossos amigos já têm e estão m. satisfeitos. Milagre………………………….
    Fiquem bem.

  14. Existe um monte de blog Sites etc falando sobre o chá de cereja, mas em nehum destes ditus cujos, falam que, eu tenho que usa x quantidade de agua, x quantidade de cabos de cereja, edai por diante.
    Chá ja é complicado, é preciso usar as quantidades rigorosamente, para que o efeito desejado seja alcansado. cito exemplo, se você coloca uma quantidade pés em muita agua, não surtirá efeito algum,
    ao contrario é a mesma coisa. Na minha opinião a publicação de receita é importante para o público consumidor, mas que faça de forma a ajudar não confudir.Eu tenho o rabo de cereza vido da europa,
    mas infelizmente aqui ninguem sabe as proporções que se usa para fazer o chá, não é de deixar agente chateado. gostaria que este Site me mandassem por emails a receita. obrigado

  15. Pelo que eu nesta receita, não se sabe a quantidade de agua a ser usado, pois neta quantidade de agua adicionar cinquenta gramos de cabo de sereja, e isso.

  16. Lavamos os caroços só com água? Devem secar ao sol? Pode detalhar um pouco mais esse processo? Obrigada!

  17. Bem adorei esta dica!!! Não conhecia e nunca tinha ouvido falar. Sofro imenso com dores de costas no inverno e a unica coisa que acalma é o quente (geralmente opto por banhos bem quentes) mas lá está fica cáro e nem sempre tenho tempo para estar ali na agua a relaxar. Vou começar a guardar os carocinhos das cerejas. Até tenho uma cerejeira em casa!!

  18. Curioso que vejo este post e que nos comentários falam da barba de milho.
    Ainda esta semana ouvi um programa de tv (daqueles da tarde mas não me recordo do nome, era na sic) em que vão lá uns doutores responder a questões colocadas pelo povo em geral. Uma das questões era curiosamente sobre o cha barba de milho e o efeito sobre as infecções urinárias. Segundo a medica, esse chá não tem qualquer efeito sobre as infecções urinárias!!!! aquilo que acontece, é que quando elas ocorrem o que se deve fazer é ingerir bastantes liquidos (para ir ao wc mais vezes) e uma vez que as pessoas bebem esse chá estão a ingerir mais liquidos e dai melhorarem. Não do chá… mas dos liquidos.

  19. Os caroços das cerejas dão muito trabalho a lavar, gasta-se muito água até ficarem branquinhos, ajuda se lavarmos com algum tipo de areia ou pedra, tipo cascalho pequeno, eu guardei imensos caroços, mas ainda não tive a oportunidade de fazer a almofada.

  20. Atenção aos chás para quem estiver grávida, acho que este chá não é recomendado, não sei se durante o 1º trimestre ou durante a gravidez toda, informem-se bem antes de beber seja que chá for.

  21. É mesmo verdade, eu volta e meia andava a antibióticos e quando me disseram para fazer chá dos pés de cereja nem acreditei, mas experimentei e é formidável!
    Também já me disseram para fazer chá de barbas de milho.
    Vou experimentar.

  22. Eu pergunto se alguém conhece alguma coisa natural para infecções dentárias, pois ando muita vez com infecções nos dentes, por isso eu e os antibióticos somos inseparaveis já há 4 anos.
    Agora resolvi arrancar-los e já arranquei 4

    [email protected]

  23. As cerejas, em si msmo, são uma maravilha da vid a. Lindas. belas, perfumadas, saborosas, medicinais em cha,

  24. Na época das cerejas guardei os caroços, já a pensar em fazer uma pequena almofada. Finalmente fiz este fim de semana, agora só falta experimentar!!! O que não sabia é que também se podia utilizar no congelador…

  25. pois é verdade pepe. eu por acaso quando é a altura das cerejas e compro costumo retirar logo os pauzinhos para guardar

  26. boa tarde só gostaria de colocar uma questão:há alguma técnica para lavar bem os caroços?obrigada

  27. boa tarde. Já li alguma informação sobre os pés e caroços das tão preciosas cerejas mas, gostava de perguntar se para quem faz medicação anticoagulantes poderá ter alguma interferência no efeito do mesmo?

    grata e atentamente

  28. A VERDADE É QUE NUNCA ,,OS GUARDO,,,MAS TENHO CONHECIMENTO ,,DA UTILIDADE DOS MESMOS ,,,,,,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *