Fui Alvo de uma Tentativa de Phishing no Site da CGD

Se utiliza o serviço de home banking do seu banco, esteja atento às tentativas de phishing cada vez mais frequentes. Proteja o seu dinheiro!

Segurança informática

O serviço de home banking disponibilizado pelas instituições bancárias, tal como a maioria dos serviços online criados por várias empresas e instituições, facilitam-nos imenso a vida!

Mas infelizmente esses recursos online vieram também facilitar a vida aos amigos do alheio, gatunos, vigaristas, burlões, criminosos, etc…

Há poucos dias recebi um email supostamente proveniente da Caixa Geral de Depósitos, com o seguinte conteúdo:

Caro Cliente,
O seu cartão de segurança expirou (Cartão Matriz).
Para evitar o total bloqueio dos serviços prestados, solicitamos a atualização do cartão de segurança (Cartão Matriz).
[e aqui teria um falso link para o site da CGD]
Seja breve, caso contrario só poderá efetuar a atualização em nossos Balcões.
Banco CGD ©2012

Apesar do link contido na mensagem aparentar pertencer à CGD, na realidade ao ser clicado remete-nos a um site com um aspeto semelhante ao da Caixa Directa Online mas com algumas diferenças que levantam óbvias suspeitas, pelo menos aos clientes bem informados sobre estas tentativas de fraude.

O único objetivo dos autores destes embustes é ficar com toda a informação sensível associada à sua conta, que neste caso é: o número de contrato, o código de acesso e os números do seu cartão de segurança (o Cartão Matriz). Com essa informação nas mãos, o autor da fraude pode fazer (quase) tudo o que quiser com a sua conta bancária. Se não fosse a segurança extra da CGD – o SMS Token – o autor da fraude teria ainda mais liberdade.

Repare que o autor desta fraude, numa tentativa de dar mais confiança à futura vitima, até colocou o alerta de segurança da CGD “Suspeite sempre de links e ficheiros em emails” no site.

CGD - Phishing

Mesmo sabendo se tratar de um esquema de phishing, para ver onde é que isto ia dar, segui todos os passos que me iam sendo pedidos, mas claro, com informações falsas. Depois de digitar os dados de login, foram-me solicitados os dados do Cartão Matriz, algo que a CGD nunca pediria! Digitei números à sorte nesses campos e clique em “Continuar”. E claro, como o autor desta fraude já não necessitava de mais nenhuma informação, nada mais foi pedido.

CGD - Phishing (Cartao Matriz)

Este é o meu testemunho! Como eu já estava a par destas tentativas de fraude, não me deixei levar. Infelizmente já muitas pessoas ficaram sem as suas economias devido a caírem nestes esquemas.

E note, estes esquemas não têm apenas como alvo clientes da Caixa Geral de Depósitos. Existem imensos relatos espalhados pela internet de tentativas de phishing a clientes de outros bancos.

A título de curiosidade, sabia que o Natal é a época do ano em que se nota um aumento dos crimes de burlas informáticas?

Esteja bem atento para se precaver destes golpes informáticos. Todo o cuidado é pouco!


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

10 Comentários

        1. É verdade, uma pessoa pode ser enganada com toda a facilidade, é mesmo preciso ter cuidado e mesmo assim é pouco.

  1. eu uso sempre o meu banco online mas tenho sempre imensos cuidados, quanto a emails que possam enviar fazendo-se passar pelo banco eu tenho uma politica em relaçao a eles, pura e simplesmente apago ou entao antes de fazer qualquer coisa ligo para o banco a perguntar o k se passa

  2. Ja me enviaram essas tretas a dizer que eram do Santander Totta e que tinha de actualizar os meus dados… Mas vi logo q era peta! Nem conta tenho no santader lol

  3. Eu online só utilizo várias e-wallets, home banking não, apesar de no meu banco estarem sempre a dizer para utilizar. Só não uso home banking devido a cada vez haverem mais tentativas sofisticadas de fraudes, roubo de dados, fishing, etc. Cada vez existem criminosos com mais inteligência e com mais tecnologias, softwares, etc, sendo alguns deles até construidos por eles próprios só para efeitos de fraudes.

    Caso tenhamos cuidado a nivel de segurança e proteção, certamente minimizamos o risco de sermos alvo deles.

  4. Realmente já me tinham alertado para estes esquemas mas ainda não conhecia nenhum caso real.
    Uso o homebanking e facilita-me imenso a vida. Já nem me recordo da ultima vez que fui a um balcão.

  5. Obrigada pelo testemunho, é sempre bom estarmos alerta.
    Eu uso bancos online, e uso cartão de crédito em lojas online, é prático e rápido, mas claro que apesar de alguns cuidados apresenta alguns riscos.
    Os bancos tentam sempre minimizar os riscos através da informação e não só….
    Há dias ligaram-me do meu banco a informar que o meu cartão de crédito tinha sido cancelado pelo facto de poder estar comprometido devido à utilização num local ou site onde outros cartões foram comprometidos.
    Apesar de me informarem à sexta feira de que o cartão tinha sido cancelado na quinta, pois poderia precisar no fim de semana, fiquei satisfeita pois na semana seguinte recebi o novo cartão em minha casa e não fui prejudicada.

  6. Devo dizer que já me tinham dado um alerta para estes esquemas mas ainda não tinha conhecimento de nenhum caso mas agradeço o seu testemunho, é uma forma de nos abrir os olhos e estarmos em alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *