Portal Perdidos e Achados

Perdeu um documento ou um objeto? Venha conhecer o Perdidos e Achados, um portal onde podemos pesquisar bens achados que foram entregues às forças de segurança (GNR e PSP).

Portal Perdidos e Achados

O portal Perdidos e Achados lançado pelo Ministério da Administração Interna, já se encontra em funcionamento desde 2008, mas nem todos os portugueses conhecem ou se lembram de recorrer a esse sistema quando perdem objetos ou documentos.

Em agosto de 2016 perdi numa praia do Algarve a minha câmara tipo “GoPro” (a SJ5000X ELITE que testei e divulguei aqui no blog). Fiquei triste por ter perdido esse equipamento, mas ainda mais triste fiquei por ter ficado sem o cartão micro SD com as filmagens das férias.

Infelizmente, nessa altura, eu ainda não conhecia o portal Perdidos e Achados. Agora é tarde demais para procurar, já que o prazo para reclamar um objeto perdido é de um ano (no caso de documentos o prazo é de apenas 3 meses).

Como pesquisar por documentos ou objetos perdidos

Caso tenha perdido um documento (cartão de cidadão, carta de condução, cartão de crédito, etc), aceda ao portal Perdidos e Achados, selecione o tipo de documento, uma breve descrição do item perdido, a data aproximada em que o perdeu e a localização.

Será imediatamente exibida uma lista de todos os documentos achados e entregues às autoridades (PSP ou GNR) que correspondam aos critérios da sua pesquisa. Nessa lista consta a localização atual do documento, pelo que se encontrar o que estava à procura, já sabe onde se dirigir para o reaver.

Perdidos e Achados - Documentos

Caso o seu documento não conste nessa lista, poderá ativar as notificações para que receba um alerta assim que houver novos resultados.

Caso tenha perdido um objeto, seja ele qual for, pode utilizar esse motor de busca para o tentar encontrar. Veja por exemplo uma pesquisa para um telemóvel de marca Samsung, perdido no ano passado no Porto:

Perdidos e Achados - Objetos

Algo que achei curioso, até porque desconhecia totalmente, é o direito do achador à coisa achada que indica que “caso o achador não saiba a quem pertence o bem e manifeste intenção de fazer sua a coisa perdida, se não for reclamada pelo dono dentro do prazo de um ano (a contar do anúncio ou aviso), deve providenciar pela sua guarda (observando-se o disposto no artigo 1323.º do Código Civil) cabendo às forças de segurança unicamente registar e anunciar o achado”.

E caso o achador não exerça esse seu direito, procede-se a leilões ou ao encaminhamento dos documentos para as respetivas entidades emissoras.

Agora já sabe onde recorrer caso perca algum documento ou objeto! 😉

Já conhecia este serviço?


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

5 Comentários

  1. Boa Noite a Todos.
    Encontrei uma máquina fotográfica, uma câmera FujiFilm de uma turista aqui no aeroporto de Lisboa. Quero devolver esta câmera por que para a pessoa tem muito valor as fotos. São mais de 500 fotos. Não precisa de nenhuma gratificação. Só quero que a câmera chegue nas mãos da dona. Sou brasileiro e ao contrario do que muitos pensam, a maioria dos brasileiros são pessoas boas, trabalhadoras, sinceras e honestas. Estou no E-mail: [email protected]

  2. Olá ,Boa Tarde a Todos.
    Dia 07 de março fui assaltada no Porto ,precisamente na Rua Santa Catarina .Levaram minha mochila, e entre muitas coisas de mais importante eram: O meu Cartão de Residência, minha carta de condução e meu telemóvel. Tenho a esperança que os mesmos devolvesse-me pelo menos os documentos. Quem sabe ?

  3. Boa noite. Dia 26 de Maio perdi um anel dourado com uma pedra lilás. Foi no estacionamento do IKEA de loures-Lisboa. E´´ bonito mas não tem valor monetário mas tem muito valor sentimental para mim. Por favor quem encontrou ligue para 938592642. Agradeço muito. Poderá haver compensação. Obrigada.

  4. Olá bom dia,

    Dia 12/072022 caiu o meu passaporte e o pass de transporte público da minha mãe acredito que seja no dos autocarros de Odivelas no dia 12/ 07/2022 .

  5. Dia quinze de Janeiro de 2024 deixei ficar os meus documentos e da minha companheira por engano numa das camionetas que fazia trajeto Cruz de pau a estação de Corroios. Os documentos estavam dentro de uma pasta vermelha, já solicitei em algumas garagem de camionetas e até agora não conseguir encontrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *