A poupança está nos detalhes

Pequenas coisas nas quais pode poupar e que farão toda a diferença no seu orçamento familiar.

poupar-moedas

Com crise económica ou sem ela é muito importante ter e manter hábitos de poupança. Em grande parte dos casos poupar é muito simples e nem requer nenhum sacrifício em especial. Normalmente o grande problema é não dar atenção a certos detalhes.

Assim sendo, neste artigo vou-lhe explicar pequenas coisas nas quais pode poupar e que farão toda a diferença no seu orçamento familiar. Curioso?

NO POUPAR É QUE ESTÁ O GANHO

Poupar não tem de ser obrigatoriamente um bicho-de-sete-cabeças e algo que exige sacrifícios dignos de heróis lendários. Existem pequenos pormenores no dia a dia que, se alterados, podem e fazem toda a diferença.

SEJA ORGANIZADO

A organização é um ponto-chave para todas as pessoas que queiram poupar e controlar os seus gastos. Assim sendo, deve respeitar os seguintes passos:

  • Some todas as despesas fixas (renda de casa, luz, água, gás, internet) e desconte esse valor ao seu ordenado;
  • Coloque 30€ de parte para uma poupança;
  • Tente gerir o dinheiro que sobra do seu ordenado sem ter de mexer nas suas economias.

Um truque muito bom para controlar os seus gastos é apontar num papel ou num ficheiro excel todas as suas despesas. Incluindo até mesmo o café que toma depois de almoço e os 0.10€ que deu ao arrumador de carros. Dessa forma terá uma noção real de quanto gasta por mês, quais os meses em que gasta mais dinheiro e onde é que pode fazer pequenos cortes.

DIGA ADEUS AO STAND-BY

Quem disse que a preguiça é uma bela inimiga tinha toda a razão. Por isso, diga adeus ao stand-by.

  • Levante-se do sofá e apague a televisão;
  • Não deixe o computador a hibernar se não o está a utilizar;
  • Tire o carregador do telemóvel da tomada quando já não precisa dele;
  • Não ligue o aquecedor por tudo e por nada. As mantas existem por algum motivo e são mais baratas.

Este princípio aplica-se a todos os objetos do género.

MAIS DUCHES E MENOS BANHOS

O princípio de tomar um duche e não um banho é que, com um duche irá gastar menos água e menos gás. No entanto, se tomar duches de meia hora a solução é ainda pior do que a ideia original. Por isso, tente controlar o tempo que passa a tomar banho e não deixe a água a correr só porque sim.

Ainda dentro do tema da água, lembre-se de fechar muito bem as torneiras da cozinha e das casas de banho. E quando estiver a lavar os dentes é sempre boa ideia encher um copinho de água em vez de deixar a água a correr.

APROVEITE AS PROMOÇÕES

Os super e hipermercado estão em guerra aberta para conquistar o maior número de clientes possível e as promoções começaram e não têm nem data nem hora para terminar. E é claro que, nós clientes, só temos a agradecer esse facto.

No entanto, nada de comprar só porque está em promoção. Até porque há promoções que não compensam e que são feitas apenas para estimular a compra por impulso. Por isso, pare para pensar e faça primeiro as contas antes de comprar.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

17 Comentários

  1. excelentes dicas e temos cada vez mais trabalhar na nossa organização, para gerir os nossos orçamentos familiares!

  2. O duche passou a ser muito mais frequente na minha vida desde que vivi em África. Tirando o stand by até sido as dicas todas.

    1. Acredito Sofia. O meu pai está em Angola, e habituou-se ao duche e de água fria porque sao muitas as vezes que falta a água quente 😛

    2. E à vezes nem tem água, teve de arranjar um mecanismo para despejar os garrafões e ir tomando banho asim 🙂

  3. Utilizo tudinho 😀 Só gosto de tomar duche, e só corre enquanto que necessito, entre os ensaboamentos desliga-se é claro 😉 Colocar o dinheiro de parte para as despesas no início do mês já faz parte, e coloco sempre a mais para tudo, não vá haver uma surpresa, nunca se sabe 😉

  4. Eu não gosto de outro tipo de banho a não ser um duche. E se for todos os dias, uns minutinhos fazem a “festa” e poupa-se muito dinheiro

  5. Tenho extensões com o botão de ligar à tomada elétrica e essa quando saímos de alguma divisão da casa, desliga-se sempre, não existem “stand by”, em minha casa, já há alguns anos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *