Transporte de mercadorias

Como poupar dinheiro em armazenamento e transporte

Apresentamos-lhe algumas formas de poupar dinheiro em armazenamento e transporte que pode aplicar na sua empresa. Sabemos que quando se tem um negócio, todas as poupanças (mesmo as mais pequenas) podem fazer toda a diferença. É, então, a pensar nisso que partilhamos consigo algumas dicas e sugestões que lhe poderão ajudar a melhor rentabilizar o seu negócio.

Como poupar dinheiro em armazenamento

Relativamente ao armazenamento, organização é a palavra-chave aqui. É essencial que use o armazém de forma sensata na hora de guardar as mercadorias. Use estantes para lojas para tirar partido do espaço vertical e, assim, agrupar os produtos e/ou materiais. Lembre-se também de respeitar as suas propriedades criando uma lógica de armazenamento que não os estrague, nem danifique. Tal é sempre mau para um negócio, acabando por representar custos extras. E, claro, posteriormente terá ainda de contabilizar os gastos extras que poderá ter na hora de limpar ou ter de resolver o problema.

Também aspetos como a iluminação e a ventilação do espaço são importantes para obter um bom armazenamento. Seja estratégico e pense a longo prazo. O mesmo com a forma como organiza a disposição do seu espaço. Não corra o risco de se esquecer de algum item ou de acabar por se esquecer onde o colocou. Para isso, a elaboração de inventários pode ser uma preciosa ajuda e fazer toda a diferença.

A verdade é que um espaço caótico será sempre um problema para si e para a sua equipa. Por isso, mantenha tudo em ordem e faça vistorias frequentes, para assegurar que possíveis problemas são corrigidos na hora e não correr o risco da situação piorar – e pagar mais, mais tarde!

Como poupar dinheiro em transporte

Poupar dinheiro em  armazenamento e transporte andam muitas vezes de mãos dadas. Nesse sentido, aconselhamos-lhe a criar uma boa estratégia de carga e descarga dos materiais, de modo a reduzir os tempos ao máximo. E já se sabe, menos tempo é também menos dinheiro! Para isso, ações como ter horários bem definidos e uma zona para cargas e descargas previamente preparada e disponível são medidas essenciais.

Já no caso específico de transporte, existem várias formas de conseguir uma poupança significativa. Para começar, assegure-se de criar rotas estratégicas para usar o transporte de forma mais eficiente. Isto implica não deixar que o veículo viaje (meio-)vazio e/ou em rotas dispersas. Uma boa logística é o melhor caminho para poupar no combustível, mas também em portagens.

Igualmente importante é a manutenção periódica ao veículo, assegurando que tudo está em condições. Recorde-se que ao fazê-lo está não só a contribuir para uma maior vida útil do veículo, como também para a segurança do motorista e da carga transportada.

Como pode ver, existem pequenas – e grandes – coisas que pode fazer no dia a dia e que lhe podem ajudar a poupar no armazenamento e transporte da carga. Recorde-se também que para conseguir levar tudo isto a cabo é essencial ter uma equipa motivada e empenhada. Para tal, uma comunicação fluida e construtiva é muito importante. Deixe claros os objetivos e sistemas de trabalho aos seus colaboradores. Todos juntos irão, certamente, conseguir fazer a diferença!


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...