9 Dicas para Poupar Gás ao Cozinhar

Diversas sugestões que lhe permitirão poupar gás enquanto cozinha.

fogao-gas

Atualmente é recomendável a utilização de placas de indução pela sua facilidade de utilização, segurança e claro, pelo facto de ser mais eficiente do ponto de vista energético. Mas ainda há quem utilize gás para cozinhar.

Se tiver um fogão ou placa a gás, poderá tentar reduzir ao máximo o seu consumo pondo em prática as seguintes sugestões:

  1. Acenda a chama do bico do fogão com a panela lá colocada e garanta que todos os ingredientes já estão preparados para iniciar a sua confeção.
  2. Mantenha as panelas sempre bem tapadas.
  3. Utilize sempre que possível uma panela de pressão. Cozinhará os alimentos em menos tempo.
  4. Utilize panelas com o tamanho adequado à quantidade de alimentos.
  5. Assim que inicie a fervura, reduza a chama. Ao ferver, o conteúdo da panela já atingiu a sua temperatura máxima, logo, não será possível aumentar ainda mais essa temperatura na esperança de acelerar a cozedura.
  6. Utilize o bico de fogão adequado ao tamanho da panela de modo a que a chama não ultrapasse o tamanho da base da panela. Seria um desperdício de calor.
  7. Mantenha os bicos do fogão sempre limpos e com os orifícios desobstruídos. Se reparar que a chama se encontra pouco uniforme e com cor amarelada ou alaranjada, provavelmente os orifícios estão obstruídos com gordura e necessitam de limpeza.
  8. Apague a chama antes de retirar a panela.
  9. Sempre que possível, reduza o tamanho do alimento ou faça pequenos rasgos para acelerar a sua confeção. Exemplos: corte as batatas em quadradinhos mais pequenos, faça uns cortes na carne, etc. No caso das batatas, se não quiser reduzir-lhes o tamanho pode simplesmente picá-la várias vezes com um garfo ou espeto.

Quem se lembrar de mais algumas oportunidades de poupança para quem utiliza fogão a gás, partilhe por favor!

E se está a ponderar comprar uma placa de indução, saiba que não precisa de se livrar do seu antigo trem de cozinha. Existem adaptadores para placa de indução que permitem utilizar todo o tipo de tachos, panelas e frigideiras numa placa de indução.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

10 Comentários

  1. Os tachos que têm aquela base mais alta e que normalmente se utilizam para as placas de indução permitem acumular calor nos fogões a gás, pelo que habitualmente eu desligo o lume uns minutos antes da refeição estar feita, pois o calor residual em cima do bico que esteve a funcionar é mais do que suficiente!

  2. Eu gostava de ter uma placa de indução, mas infelizmente não posso… Na minha zona falta muito a luz, o que já me faz ficar sem forno nem microondas, por isso tive mesmo que optar por uma placa a gás… Mas gostava, até para limpar devem ser muito mais fáceis.

  3. Eu acho que um dos aspectos mais importantes é ver se o chama não passa o fundo do tacho, às vezes até tem que ser mesmo naquele bico, mas a chama é tão forte que passa por fora, neste caso baixa-se um bocadinho, o suficiente para a chama não ficar tão visível, quando a conseguimos ver bem, é mau sinal, quer dizer que está a mandar mais calor para os lados do que para o fundo do tacho.
    Cortar os alimentos em pedaços mais pequenos, como as batatas funciona muito bem, o tempo de cozedura reduz quase para metade.

  4. Para poupar gás, costumo usar uma dica que aprendi em casa, e via a fazerem isto desde pequenina. Quando faço arroz seco, e o arroz tiver quase cozido, desligo o gás, e embrulho a panela em folhas de jornal. O calor vai permitir que o arroz fique cozido e sequinho, sem que tenha de gastar mais gás!

  5. Dicas muito úteis! Desconhecia a maioria delas (como p.ex. “Utilize o bico de fogão adequado ao tamanho da panela de modo a que a chama não ultrapasse o tamanho da base da panela. Seria um desperdício de calor.”) tenho bicos a gás e mesmo assim uma bilha de gás a mim que vivo sozinha dura-me 3 meses. E tomo banho todos os dias!

  6. EU NÃO ACREDITAVA MAS EXPERIMENTE DESLIGAR O GAS QUANDO ACABAR DE CONSUMIR , PARECE MENTIRA MAS A BILHA DO GAS DURA MUITO MAIS . ACABA DE UTILIZAR DESLIGUE ACREDITE E VAI NOTAR DIFERENÇA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *