Poupe tempo e dinheiro a cozinhar com uma panela de pressão

As panelas de pressão ajudam a poupar tempo e dinheiro na confeção dos alimentos. Saiba mais sobre as vantagens e funcionamento da panela de pressão.

panela-de-pressao

Para quem cozinha, o desafio é confecionar refeições saudáveis e saborosas, com a menor duração e gasto de dinheiro possível.

Nem sempre existe tempo para passar horas na cozinha, elaborando cuidadosamente pratos. Como tal, são necessárias soluções para cozinhar no dia-a-dia de uma forma prática e rápida. Um dos utensílios que mais facilmente ajuda a conseguir esse objetivo é a panela de pressão.

Neste artigo poderá conhecer o que é uma panela de pressão, quais as vantagens da sua utilização, e como a usar corretamente. Além disso, vamos explorar algumas dicas adicionais para maximizar o uso deste utensílio de cozinha.

O que é uma panela de pressão

A panela de pressão, como o próprio nome indica, é uma panela que cozinha os alimentos com uma pressão superior à dos tachos normais, o que permite que a temperatura seja igualmente mais alta. Assim, enquanto que nas panelas normais, a temperatura máxima que irá atingir é 100 graus, já numa panela de pressão ela atingirá os 120 graus. Ora, isto permite que o tempo de cozedura seja mais rápido, permitindo poupar tempo e dinheiro.

panela de pressao
Atualmente existem vários modelos de panela de pressão à venda no mercado, uns mais sofisticados do que outros. Independentemente do modelo, a utilização de uma panela de pressão traz diversas vantagens.

Vantagens em utilizar uma panela de pressão

Utilizar uma panela de pressão para cozinhar regularmente tem diversas vantagens. Como mencionámos atrás, devido à sua forma de funcionamento, o tempo de cozedura é menor, o que se traduz em poupança de tempo e de dinheiro. De seguida irei detalhar um pouco mais as vantagens da utilização deste utensílio de cozinha.

  • O tempo de cozedura com uma panela de pressão é normalmente um terço a metade do tempo de cozedura normal. Por exemplo, conseguirá cozer batatas, cenouras ou brócolos em menos de cinco minutos. E se estivermos a falar de carne, consegue poupanças de tempo ainda mais significativas. Dando mais um exemplo, na panela de pressão consegue cozer pedaços de frango em 10 minutos.
  • Tendo um período de cozedura mais rápido, além de ganhar tempo, poupa igualmente dinheiro. Demorando menos tempo a cozer os alimentos, as necessidades energéticas para a cozedura são também menores, o que se traduz em menos dinheiro gasto na preparação da refeição. Estima-se que a utilização de uma panela de pressão pode reduzir o consumo de energia em até 50%.
  • A cozedura na panela de pressão tem ainda a vantagem adicional de utilizar pouca água no processo. Dessa forma, existe uma maior retenção dos nutrientes em cada alimento, mantendo-os saudáveis e nutritivos. De facto, a cozedura em panela de pressão pode ajudar a preservar mais vitaminas e minerais em comparação com outros métodos de cozedura.
  • Outra vantagem das panelas de pressão é a sua versatilidade. Elas podem ser usadas em qualquer tipo de fogão, seja a gás, elétrico, de indução ou cerâmico. Isto significa que não precisa de se preocupar com a compatibilidade do seu fogão ao comprar uma panela de pressão.

Em suma, a panela de pressão é um verdadeiro “aliado” na cozinha. Menos tempo, menos dinheiro, e uma alimentação mais saudável. Mas para conseguir usufruir de todos estes benefícios, é necessário saber utilizar corretamente a panela de pressão. Com a prática e o conhecimento adequado, a panela de pressão pode tornar-se uma ferramenta indispensável na sua cozinha.

Como utilizar corretamente a panela de pressão

Para utilizar corretamente a panela de pressão, quando colocar a água e os ingredientes na panela de pressão, deve ter sempre em atenção que só deve usar entre um terço a metade da sua capacidade.

Depois de introduzidos os ingredientes e a água, deve colocar a panela em lume máximo até ouvir o assobio característico do vapor a sair pela válvula de escape. Quando ouvir esse assobio, coloque o lume no mínimo e comece então a contar os minutos para a cozedura. Quando esse tempo se esgotar, desligue o lume, e deixe todo o vapor sair da panela. Para saber se já saiu todo, basta esperar até a válvula deixar de assobiar. Depois tem apenas de abrir a tampa e retirar os alimentos cozinhados.

As panelas de pressão modernas são também mais seguras do que as antigas. Elas vêm equipadas com mecanismos de segurança que evitam a abertura da panela enquanto ainda há pressão no interior, além de sistemas de escape de pressão em caso de excesso de pressão. Muitas panelas de pressão modernas possuem indicadores de pressão que facilitam o controlo do processo de cozedura, assim como também possuem várias configurações de cozedura, permitindo-lhe ajustar a pressão conforme o tipo de alimento que está a cozinhar. Por exemplo, pode haver uma configuração para vegetais e outra para carnes e alimentos congelados. Isto permite-lhe personalizar o processo de cozedura para obter os melhores resultados possíveis.


Utiliza regularmente a panela de pressão? O que acha deste utensílio de cozinha?


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

16 Comentários

  1. Nunca comprei nenhuma…nao me inspiram confiança nenhuma! Apesar de concordar que nos tras imensas vantagens.

  2. Nem sequer tenho panela de pressão, sinceramente assusta-me um bocado, quando era pequena via a da minha mãe e aquilo fazia uma chiadeira, acho que fiquei traumatizada 😉

  3. Confesso que comecei a utilizar à pouco tempo mas já não a largo. Uma carninha estufada, muito mais rápido e o sabor fica muito mais concentrado.

  4. Não passo sem a panela de pressão. O meu tempo em casa é pouco, como tal, para fazer rápido e bem. é do melhor.

  5. Olha esta é uma dica que não sigo, não gosto de panelas de pressão. Eu já sou rápida o suficiente a cozinhar 😀 E não acho que a comida fique tão apetitosa 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *