Prazos de reembolso do IRS para 2018

Ainda não recebeu o seu reembolso do IRS deste ano? Este ano o Ministério das Finanças prometeu pagar mais cedo! Saiba quais os prazos para receber o reembolso de IRS em 2018.
Prazos de Reembolso do IRS

O Ministério das Finanças havia anunciado que este ano os prazos de reembolso do IRS seriam mais curtos do que nos anos anteriores. E ao que tudo indica, isso confirma-se!

Já há imensos relatos de contribuintes que receberam o seu reembolso do IRS deste ano, principalmente aqueles que tiveram acesso ao preenchimento automático do IRS e fizeram a entrega logo no inicio do mês de abril.

Como será do seu conhecimento, este é o primeiro ano em que a entrega do IRS tem de ser feita obrigatoriamente pela internet, através do Portal das Finanças. Deixando, deste modo, de estar disponível a entrega da declaração de IRS em papel nas Repartições das Finanças.

Se ainda não entregou a sua declaração de IRS, tenha em atenção que só tem até ao dia 31 de maio para o fazer.

Quais os prazos de reembolso do IRS em 2018

O prazo limite para o reembolso do IRS em 2018 é, tal como nos anos anteriores, até 31 de julho, tal como está previsto na lei no artigo 77º do Código do IRS.

Segundo o que foi noticiado, este ano as Finanças calculam que quem tiver acesso ao preenchimento automático do IRS, pode receber o seu reembolso em 12 dias ou menos.

Quem teve acesso ao preenchimento automático do IRS recebe primeiro?

Pelos vistos, sim! Quem teve acesso ao preenchimento automático do IRS deverá receber o seu reembolso num prazo de 12 dias, enquanto que os restantes contribuintes terão de esperar até um máximo de 25 dias para terem o seu dinheiro na conta.

Como consultar o seu reembolso de IRS no Portal da Finanças

Se quiser a qualquer momento saber em que estado se encontra a sua entrega do IRS ou o seu reembolso, siga os passos seguintes:

1. Aceda a este link: Portal da Finanças – IRS e entre com os seus dados de login. Irá entrar diretamente na página de consulta das suas declarações de IRS.

2. Deixe selecionada a opção “Último ano entregue” e clique em PESQUISAR. Confirme que o ano da declaração que surge no ecrã é o de 2017.

Portal das Finanças - Consultar Declaração de IRS
Estado da última declaração de IRS entregue.

Nessa janela, já tem acesso ao estado em que se encontra o seu reembolso. Clique em VER DECLARAÇÃO para ter acesso a mais informações, tal como o montante a receber (ou já recebido).

Consultar o seu reembolso de IRS na aplicação móvel

Esta e outras informações também podem ser consultadas na aplicação que a AT lançou este ano.

Esta app oficial da Autoridade Tributária e Aduaneira dá-lhe um acesso rápido à sua informação fiscal. Alerta-o para as suas obrigações fiscais e permite-lhe também pagar os seus impostos, por exemplo, através do serviço MBWAY.

App da AT

Caso esteja interessado, essa app está disponível no Google Play e na APP Store.


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

Uma resposta

  1. conversa para boi dormir!! como diz o brasileiro!! declaraçao entregue a 10/4 , declaraçao certa desde 16/04 e assim esta desde essa altura. o Ano passado como foi ano de eleiçoes pagaram em 35 dias, caso contrario quem tem valores consideraveis a receber de irs fica no minimo 60 dias!! é uma questao de folha de excel!! ora vejamos, para o excel o que é melhor haver 1 pessoal a receber o reembolso de 6000 ou 7000 eur, ou 6 ou 7 pessoas a receber 1000 eur de reembolso!!?? ou 14 pessoas a receber 500 eur de reembolso?? obviamente que a 2 opcao é melhor estatisticamente, como tal nao quem tem a receber valor de reembolso superiores 5000 eur, tem de esperar ate se esgotarem os reembolsos inferiores!! palavras para que!!?? nao interessa quando entregas te, interessa o valor que tens de reembolso, é isso que mexe com os numeros!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.