Quero comprar… e agora? Por onde começar?

Desde o momento que toma a decisão de comprar algo até realmente efetuar a compra, qual o seu percurso?

compras-online

Quando lhe surge a necessidade ou vontade de comprar algo, não compre o primeiro produto que lhe apareça à frente. Como já mencionei antes neste blog, comparar é poupar!

Não sei se o percurso que sigo desde o precisar/querer até ao ter, será o ideal ou o que mais poupança traz, mas pelo menos acho que faço (quase) tudo para comprar ao melhor preço.

Veja um exemplo de um possível “percurso” com destino à compra de um Leitor de Mp3 sem necessidade que este seja de uma marca específica ou tenha alguma característica especial:

  • eBay – Começo sempre por aqui! Se não for muito exigente com marcas e com o tempo de entrega, o eBay é (muitas vezes) imbatível nos preços. Já muito falei sobre o eBay aqui no blog e acho que já ninguém duvida do quão vantajoso é comprar nesse site.
  • AliExpress – Ultimamente tenho encontrado no AliExpress muitos produtos com preços ainda mais baixos do que no eBay! Apenas não recorro tantas vezes a esta plataforma por não aceitar Paypal como meio de pagamento. De qualquer forma, e para me sentir mais seguro, opto por gerar um cartão de crédito temporário sempre que faço compras online em sites que não aceitam Paypal.
  • Amazon – Na Amazon de Espanha podemos contar com entregas rápidas, serviço de apoio ao cliente de excelência e uma enorme variedade de produtos. Dificilmente consegue fazer frente aos preços das “lojas dos chineses” acima referidas, mas dependendo do produto/marca, poderá compensar.
  • Kuanto Kusta – Se até aqui ainda não encontrei um preço “agradável”, então parto para os sites que se dedicam à comparação de preços na esperança de me conduzirem para um bom negócio.

Repare que apenas mencionei recursos online para chegar ao objetivo “comprar um Leitor de Mp3”, a ideia aqui é começar por sondar preços na internet de modo a evitar gastos em deslocações.

Mas claro, nunca descarto uma visita às lojas físicas (hipermercados e lojas da especialidade)… apenas evito lá chegar sem ter a mínima ideia dos preços praticados noutros locais.

E você… que caminho prefere seguir?


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

7 Comentários

  1. Nestes casos gosto de seguir o exemplo do meu melhor amigo aquando da compra do seu primeiro telemóvel.
    Apesar de ele ter exagerado um pouco, a verdade é que ele analisou todas as hipóteses existentes no mercado e fez ainda algo que muita gente não faz e pesquisou um pouco sobre as previsões do que ia ser lançado. Ele também comparou todos os tarifários de todas as operadoras com os contactos que na altura tinha.

    Hoje em dia faço o mesmo. Quando preciso de algo que não imediatamente ou pondero fazer alguma compra, vejo sempre as alternativas no mercado e consoante a necessidade da compra, vou adiando e ponderando todas as hipóteses até chegar a um ponto em que a compra é completamente justificada ou aparece uma promoção que vale a pena aproveitar.

    Para os fãs de equipamentos Apple, aconselho pesquisarem sempre este site:
    https://buyersguide.macrumors.com/

    Aqui pode prever-se com alguma precisão a data de lançamento dos novos produtos da Apple. Tendo em conta que o modelo de negócio da Apple passa por manter os preços apesar de fazer upgrade aos produtos, se quisermos comprar um produto novo, convém saber quando é que um produto novo sairá para aproveitarmos o investimento ao máximo (apesar de arriscarmos passar pelas dores de crescimento como o problema da antena do iPhone4).
    Mas se um iPod ou iPhone usado nos servir perfeitamente este site também é uma boa ajuda, uma vez que após o lançamento dum equipamento novo, existe um acréscimo de vendas de equipamentos de geração anterior em sites de leilões e vendas como miau.pt ou ebay ou gumtree aqui no Reino Unido.

    Algo que a maior parte das pessoas também não sabe relativamente a isto é que as lojas compram os produtos da Apple e se tiverem a infelicidade de ainda terem modelos antigos quando um novo é lançado, ficam com um problema de stocks. Uma vez que o produto novo é apenas um pouco mais caro (se tanto) que a geração anterior, as pessoas preferem comprar o produto novo… resta então à loja em questão vender a geração anterior a um preço reduzido para conseguir livrar-se do stock que tiver.
    Isto em Portugal não me parece que seja fácil de aplicar uma vez que existem poucas lojas pequenas onde seja possível negociar, mas noutros países é bastante comum. 🙂

    Finalmente, antes de comprarem, vão à loja…. experimentem, se possível durante várias vezes e só quando souberem tudo sobre o produto (caracteristicas boas e más) decidam.

    1. Obrigado Carlos pelas sugestões! 😉

      Relativamente a essas situações que referes, em que os equipamentos “obsoletos” são vendidos a preços muito mais baixos… mesmo que as lojas em Portugal não procedam dessa forma, provavelmente existe forma de encomendarmos esses equipamento “fora de moda” através de sites do Reino Unido.
      Tenho de explorar isso!

  2. Já não me lembro da última vez que comprei um Gadget em Lojas físicas….mando vir sempre tudo da Internet visto que os preços são muito mais baixos e dado que a encomenda chega à caixa de correio sem ter que me preocupar com mais nada.

    A nível nacional recomendo também darem uma vista de olhos no http://www.leiloes.net e http://www.miau.pt. Encontram-se boas “bagatelas” e é tudo em território nacional.

    Outros sítios como http://www.olx.pt e http://www.custojusto.com também poderão ser usados para procurar artigos online.

    1. Acho curioso que ainda existam muitas pessoas que tenham “medo” de comprar pela internet.
      Uma coisa é simplesmente desconhecerem que seja possível comprar a preços mais baixos na internet, outra é saberem da existência dessas alternativas às lojas online, mas terem receio de o fazer… Mas porquê?

  3. Eu quando quero comprar alguma coisa pesquiso sempre o preço na internet, o que pode acontecer é depois ir à loja e não ter o artigo que estava no site. É a forma mais fácil e rápida de estarmos informados.

  4. Quando quero comprar alguma coisa tenho por hábito 1º pesquisar o preço nos sites das lojas que disponibilizam os produtos, Às vezes de uma loja pa outra já faz uma grande variação de preço, e conseguimos poupar alguns trocos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *