Lave os sacos plásticos e reutilize-os

Não deite fora os seus sacos plásticos apenas porque estão sujos ou a cheirar mal. Lave-os e reutilize-os! Saiba como…

Saco plástico

Se utiliza sacos plásticos para conservar os alimentos no congelador, como por exemplo carne ou peixe, é provável que quando já não precisa deles, simplesmente os deite ao lixo! Ficam sujos e mal cheirosos e esses são bons motivos para não os voltar a utilizar.

A Sandra Serra, leitora deste blog, enviou-me uma sugestão que nunca me passou pela cabeça mas que faz todo o sentido… lavar os sacos para mais tarde reutilizar.

Pode colocar os sacos plásticos na máquina de lavar juntamente com a sua roupa. Não ocupam espaço praticamente nenhum no interior da máquina e não interferem com o seu normal funcionamento.

Para quem já comprava sacos de congelação, esta é uma boa forma de evitar a compra de novos sacos.
Mas esta dica pode ser útil para outro tipo de sacos plásticos…

Eu não compro nem tenciono alguma vez gastar dinheiro em sacos de congelação, visto que aproveito as sacas plásticas da fruta para esse fim.

Obrigado Sara pela tua sugestão. 🙂


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

8 Comentários

  1. Olá Miguel
    Olha eu já faço isso há muito tempo! Aliás desde que não estejam rasgados lavo sempre! Como uso poucos sacos plásticos tenho que reutilizar o mais que posso para usar em coisas que tem mesmo que ser! Foi uma mania que ficou da minha bisavó! lol lol

    kiss

  2. A minha mãe já os lavava e confesso que perdi essa mania…. mas gostei da ideia de os poder lavar na máquina com a roupa. Qto aos que vêm com a fruta esses eu aproveito-os todos e por isso nunca dou o nó para fechar o saco.

  3. Olá Miguel 🙂
    Não tens que agradecer. Estamos sempre aprender uns com os outros. Eu todos os dias aprendo e também ensino :). Por isso, quando somos uma comunidade unida e onde haja inter-ajuda, conseguimos poupar e simultaneamente ser ecológicos.
    Bom domingo para todos.

  4. boa noite
    parece novidade mas não é de todo, nos anos 60, quando apareceram os primeiros sacos de plástico, era o que faziam as donas de casa da época, era ver as cordas da roupa cheias de sacos de plástico, outros tempos, em que se poupava por que não havia para gastar muito, onde quase não havia carros, outros tempos, bons para poucas coisas e maus para outras.
    um abraço

  5. Eu costumo reutilizar os sacos com fecho tipo eclair, onde guardo alguns congelados. Depois de usados, ponho-lhes umas gotas de detergente e água, fecho, chocalho, chocalho e passo por água limpa. Ponho-os a secar virados do avesso e pronto.

  6. em potugal não temos hábitos como outros países.

    os sacos deviam ser em todos os supermercados pagos, infelizmente há existem empresas que se dizem amigas do ambiente; mas é só teoria (continente, modelo,…) na frança por exemplo. não há sacos á venda nos supermercados. funciona um pouco á moda antiga por cá.

  7. Os sacos do supermercado onde trazemos a fruta são muito frágeis e rasgam-se com facilidade e nem sempre dão para aproveitar. Eu compro sacos de congelação para guardar carne e congelar e depois têm mesmo de ir para o lixo, estão cheios de sangue e com um cheiro entranhado a carne. Mas se forem por exemplo de pão, fruta, ou bolos acho bem que se lave para aproveitar.

  8. Ultimamente tenho reutilizado ao máximo o plástico que anda cá por casa. Levo os meus sacos para o supermercado e até descobri que os sacos plásticos dos pacotes de cereais são óptimos para guardar comida, então os metalizados podem mesmo substituir a folha de alumínio. E os sacos de legumes e peixe congelado, pré-embalados, uma vez que já são próprios para congelar, também passei a reutilizá-los. Só os que foram utilizados para a carne é que mando para o ecoponto, tenho sempre receio da contaminação por bactérias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *