Alerta: Como descobrir se está na hora de trocar de micro-ondas?

Não arrisque a sua saúde! Verifique já se o seu micro-ondas está a permitir a fuga de radiações para o exterior. Veja como…

microondas

Mesmo que aparentemente o seu micro-ondas ainda cumpra bem a função para a qual foi concebido, poderá ser necessário proceder à sua substituição!

Esta afirmação parece controversa! Afinal, se esse eletrodoméstico está operacional, porque motivo deveríamos estar a investir num novo?

O micro-ondas atua sobre as moléculas de água contidas nos alimentos fazendo-as vibrar. É essa fricção das moléculas que gera calor e permite a cozedura dos alimentos.

Como certamente saberá, o corpo humano tem uma grande concentração de água e portanto, estamos sujeitos aos efeitos da radiação emitida por este equipamento.

Assim, é extremamente importante que o micro-ondas esteja bem isolado de modo a não permitir a fuga de radiações para o exterior!

A exposição contínua a essas radiações poderá ter como consequências, queimaduras, cataratas, entre outros problemas de saúde.

Faça o seguinte teste ao seu forno micro-ondas:

  • Coloque uma maçã inteira em frente à porta do micro-ondas e outra em cima junto à linha de abertura da porta, ambas do lado de fora do aparelho.
  • Coloque um recipiente com água dentro do micro-ondas.
  • Ligue o micro-ondas à potência máxima durante dois minutos.
  • Quando terminar, parta as duas maçãs e verifique se têm zonas escuras no interior (o que indica que estavam a começar a cozer).

Caso detete sinais de cozedura no interior de uma ou de ambas as maçãs, significa que está na hora de substituir o seu forno micro-ondas ou de o enviar para reparação.

Atenção que este método caseiro pode ser falível! Caso suspeite de fuga de radiações, envie o seu micro-ondas imediatamente para a assistência técnica.

Não arrisque quando é a sua saúde que está em causa!


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

17 Comentários

  1. As maças têm água, é por isso que vão cozer no microondas. Tal não significa que o microondas esteja avariado.

    É verdade temos uma grande percentagem de água, mas ora, os microondas são vedados para que as microondas não saem para fora…

    Ainda que estivessem estragados, ou mal vedados, duas maças não vão provar nada. Com fuga ou não, iam ser cozidas à mesma. É preciso outra forma(real) de avaliar se existe fuga ou não.

    Vou ver se falo com o professor de física lá na universidade. Se há alguém que pode falar dessas coisas, são os físicos.

      1. Peço imensas desculpas =/

        Li à pressa que saltei a parte “fora do microondas”.
        Realmente não seria normal… =/

    1. Alguém achar que é normal uma maçã cozer fora do microondas é o cúmulo!! O que seria de nós então? Seríamos cozidos do lado de fora também? Cada um que me aparece!!

      1. Realmente, é cada um que aparece… Tipo você, que responde após um ano e cinco meses e nem vê que o moço já pediu desculpa e admitiu que leu mal o texto. Cada um que me aparece!!

  2. se estiver vazando micro-ondas devo comunicar com a loja que me vendeu e trocar o microondas ainda em garantia?

    1. Olá Jessica,
      Eu penso que sim! Podem não trocar o microondas, mas pelo menos fazem a reparação do mesmo.

  3. Vi no ciencia é show da Eliana o seguinte:
    O microondas emite microondas, certo…
    nenhuma microondas deve sair e nem entrar quando ele estiver em uso.
    O celular tb é emissor de microondas.
    Enato vc põe um celular dentro do microcondas.(De preferencia com ele fora da tomada para evitar acidentes), e com um outro celular vc liga para aquele que está dentro do microondas, se por ventura o celular chamar é sinal que o microondas está deixando passar microondas. Se der desligado o microondas está em prefeitas condições de uso

  4. Oi Bruna, Eu fiz a experiêcia como descreveu e o meu telemovel chamou , só que fiz de um telefone fixo, não sei se é a mesma coisa.

  5. Meu microondas está descascando a tinta branca internamente, porém aquece os pratos. Devo descarta-lo ? É perigoso ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *