Pedir boleia

Aqui vai uma ideia que para além de ser económica, também é bastante ecológica: dê boleia e ande à boleia! Mas não precisa de andar por aí de polegar arrebitado ou à procura de polegares arrebitados! Basta ter acesso à internet e aderir à moda do carpooling.

O que é o carpooling

Carpooling é um termo usado para descrever duas ou mais pessoas que têm um padrão de viagens semelhante e que partilham o mesmo veículo com o objetivo de reduzir despesas nas suas deslocações.

O carpooling não tem fins lucrativos mas permite tanto aos condutores como aos passageiros pouparem imenso dinheiro, sobretudo em longos percursos.

Para além da vantagem económica, é também uma solução amiga do ambiente, pois ao diminuir o congestionamento rodoviário, reduz a emissão de gases poluentes.

Esta solução de partilha de carros também promove a socialização com novas pessoas e torna as viagens menos aborrecidas.

Ou seja, temos menos gastos, menos tráfego, menos poluição e viagens mais alegres!

Mas nem tudo são rosas! O carpooling levanta algumas questões no que diz respeito à segurança das pessoas envolvidas. Pois a não ser que apenas o pratique com conhecidos, não é fácil garantir que está a dar boleia ou a andar à boleia de um psicopata! 😛

Para minimizar esse problema na tentativa de tornar a experiência mais segura, na maioria dos sites existe um sistema de feedback dos condutores e dos passageiros. Assim, se existir algum psicopata ali no meio, este estará devidamente identificado! 😀

Como funciona o carpooling

O contacto entre condutores e passageiros começa na internet em sites específicos ou até mesmo em grupos de Facebook criados para promover o carpooling.

Nessas plataformas online os condutores e os passageiros registam o trajeto que vão fazer e os horários. Caso exista uma coincidência de trajeto e horário entre os utilizadores do site, os mesmos podem se colocar em contacto para combinarem a “boleia” e a divisão das despesas.

Uma da plataformas de carpooling mais conhecidas é a BlaBlaCar, mas existem mais sites que nos permitem usufruir dessa alternativa em Portugal e não só, tais como:

Há cada vez mais pessoas a poupar muito dinheiro por terem aderido ao carpooling. Veja por exemplo na seguinte reportagem da SIC, o caso de uma pessoa que baixou a despesa em combustíveis de 400€ para 150€ por mês por disponibilizar boleias:

E você, já alguma ver recorreu à partilha de carros? Deixe a sua opinião e testemunhos nos comentários.

4 COMENTÁRIOS

  1. Uma boa ideia sem duvida mas claro sempre com aquela pequena componente associada á segurança. Experimentem com familiares e amigos 🙂

  2. È uma optima ideia, mas sem uso para mim. Como trabalho pertinho de casa, o meu meio de transporte são as minhas pernas. Mais barato é impossível 😛

  3. Com estranhos nem pensar! safa…. Claro que o conceito é excelente.
    Tal como a Maria tb eu moro pertinho do trabalho…. por isso melhor meio de transporte e mais ecológico do que andar a pé não há!

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.