arca-do-tesouro

Como seria de esperar, nesta altura já poucos frequentam a praia, começam as aulas, acabam-se as férias.

Todos os anos, em época balnear as praias são frequentadas por milhares de banhistas e é muito provável que alguns percam algum objeto na areia: um relógio, um anel, moedas, etc.

Com o passar do tempo, esses objetos perdidos vão-se acumulando por baixo da areia, e lá ficarão se ninguém os encontrar.

Ou seja, após a época balnear terminar, surge uma oportunidade para quem tiver muita paciência – encontrar objetos de valor e até dinheiro enterrados na areia!

Não, não estou a sugerir que pegue numa pá e comece a escavar por todo o areal! Certamente já ouviu falar em detetores de metais!

Pois, um detetor de metais é tudo o que precisa… e claro, uma pequena pá e um saco para transportar os objetos encontrados. Infelizmente, durante essa “exploração” também encontrará muito lixo deixado por banhistas poluidores.

Se ficou entusiasmado, acredito que o seu próximo passo seja tentar descobrir onde pode comprar um detetor de metais e quanto lhe custaria.

Eu não tenho nenhum, e apesar de ter dado esta sugestão, não pretendo comprar. Mas caso você esteja interessado, tem aqui um bom exemplo de um detetor de metais à venda na loja online Stock-Off: Detetor de Metais Portátil

Leia também:  Mine Fun Trading - Ganhar prémios na internet!

No vídeo que se segue, pode ver uma breve apresentação desse produto:

Mas atenção, é ilegal a utilização de detetores de metais em determinadas circunstâncias:

É proibida a utilização de detetores de metais na pesquisa de objetos e artefactos relevantes para a história, para a arte, para a numismática ou para a arqueologia.
É igualmente proibida a utilização e o transporte de detetores de metais não licenciados para efeito de pesquisa em monumentos e sítios arqueológicos classificados ou em vias de classificação, nos termos da Lei n.º 13/85, de 6 de Julho.

Boa sorte!

9 COMENTÁRIOS

  1. Já não seria a primeira vez que encontraria moedas na praia…. normalmente junto das escadas de acesso! Já me tem passado pela cabeça que alguma vez possa encontrar uma moeda rara enfiada no meio das rochas durante a maré baixa…. é que barcos afundados ao largo desta costa não são casos raros e nunca se sabe o que o mar atira cá para fora!
    Infelizmente fico-me sempre pelos achados de conchas e de buzios para colocar dentro de potes e pratos para enfeitar a casa!

  2. Era bom que encontra-se alguma coisa de jeito.. Mas para além de não gostar de praia quando lá vou é só pedras e calhaus que me calham. eheh :D:D
    Na zona do algarve é mt frequente ver pessoas a fazer isto na praia a noite, com detector de metais.. De certo que têm sorte.

  3. Não me admira nada, Isa. A zona onde moro é mto rica em achados arqueológicos e barcos mto antigos naufragados. sempre que fazem obras na cidade claro que os achados arqueológicos parecem cogumelos a nascer do solo e sei que por vezes têm de contratar segurança privada ou noutros caso vigilância à PSP para os “aventureiros” não assaltarem as escavações á noite para tentarem a sua sorte!…

  4. É lamentável que em Portugal é proibido utilizar detectores de metais fora da praia. É uma estupidez, em nenhum país da Europa existem tais proibições. Quer dizer, o Governo prefere que os artefactos do passado e as moedas apodrecem no solo do que serem encontrados pelos caçadores e expostos para a venda legal…

  5. Ola posso explicar minha expriencia a semanas atras comprei um desses detectores
    passo a citar a marca(Garret infinium LS) uma verdadeira maquina de pesquisa custou-me 2.500 Euros
    prova de agua capacidade de 150 metros de fundo…
    No primeiro dia de pesquisa encontrei uma Moeda de 1800 D.Luis 1 (5 Reis) numa mata na costa da caparica….
    Tambem tenho andado pela Praia mas nao tenho tido tranta sorte…
    Comprimentos pessoal e boas PESQUISAS….

  6. Ora aí está uma coisa interessante, que de vez em quando ve-se em filmes e séries mas nunca o fiz, o que se deve encontrar dificilmente deve compensar o gasto na máquina, mas se pudermos comprar acho que pode ser uma actividade divertida, ao mesmo tempo que se faz um passeio encontram-se tesouros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here