Como avaliar a qualidade de um camião usado antes de comprar e garantir que faz um bom negócio?

Saiba que questões devem ser consideradas na escolha de um camião em segunda mão para garantir um bom negócio e evitar prejuízos futuros.

Camiões

Os camiões em segunda mão costumam ser a principal escolha de quem se inicia no ramo do transporte de cargas. Para garantir que se faz uma boa compra, será necessário avaliar algumas questões.

Seguem-se algumas das questões que devem ser avaliadas para que não caia em prejuízos futuros com a compra do novo camião.

Quais os benefícios de comprar um camião em segunda mão?

1. Preço mais acessível

Os camiões desvalorizam assim que saem dos “stands” para os seus primeiros donos. O preço a pagar por um camião usado pode ser cerca de 20% mais barato do que o preço de um camião novo, mesmo que o camião esteja em perfeitas condições.

Guia Poupe Mais

O camião usado também terá uma menor desvalorização e, dependendo de onde for feita a compra, pode ter garantia.

2. Tem muitos modelos à disposição

Muitos modelos das principais marcas de camiões já não são produzidos e a única forma de os adquirir é comprando-os já usados. Se forem tidos os cuidados necessários, esses camiões podem ser comprados em ótimo estado, mesmo que tenham muitos anos.

Em segunda mão, é possível comprar camiões Volvo usados, Mercedes-Benz, Iveco, Hyundai e muitas outras marcas.

3. Acessórios extra quando comparado a um modelo novo

Outra diferença em relação aos modelos novos é que os modelos usados já foram equipados pelos seus donos, o que significa que o seu novo camião pode vir com acessórios adicionais que melhoram o conforto e a segurança das viagens.

Que fatores deve ter em conta ao avaliar o novo camião?

Avalie o preço médio do modelo

Antes de mais, saiba qual o preço médio de compra do modelo que quer adquirir. Faça uma pesquisa em vários stands e websites onde se vendam carros para garantir que compra o modelo usado a um preço justo.

Na Truck1.pt é possível avaliar o preço de centenas de camiões em vários países. Pode-se encontrar o preço de camiões usados da Alemanha, Portugal, Bélgica, França, Holanda e Polónia.

Inspecione o camião

Se tiver hipótese, leve consigo um mecânico de confiança para inspecionar todo o veículo e garantir que não se arrepende da sua compra. Este irá dar uma vista de olhos ao motor, caixa de mudanças, pneus, à parte elétrica do veículo e muito mais.

Outros pontos a avaliar são a aparência do camião, as portas e os vidros, o interior da cabine, as luzes e se existem, ou não, fugas. Certifique-se, ainda, que os acessórios do camião se encontram em bom estado.

Esses problemas, se detetados com antecedência, podem poupar-lhe muita dor de cabeça e dinheiro.

Escolha um stand de confiança

Outra questão a ter em consideração é o stand onde irá comprar o novo camião. Escolha um stand de confiança, com uma boa reputação no mercado e que lhe dê uma boa garantia. Em alguns stands pode, até, conseguir um desconto se entregar o seu camião ou carro antigo.

Ao escolher um stand de confiança também irá aumentar as hipóteses de que quaisquer questões com documentação sejam resolvidas sem problemas ou, até mesmo, de ter conhecimento de restrições ou dívidas antes da compra.

Experimente o camião

Nunca compre um camião sem fazer um “test drive” primeiro. Nessa primeira condução irá avaliar o conforto do veículo, a dirigibilidade, se o camião está livre de barulhos estranhos, entre outras questões. Se for possível ter a companhia de um mecânico de confiança nesse teste, melhor ainda.

Se o camião tiver algumas questões que têm de ser resolvidas, o custo das reparações deve ser adicionado ao preço total do veículo. Daí a importância de saber qual o preço médio no mercado para o camião que quer comprar.

Conheça as condições de venda

E, por último, dê especial atenção às condições de venda. Muitas vezes o que acontece é que o veículo tem um preço mais baixo do que a média do mercado, mas as condições não são muito vantajosas.

Se houver algo que não lhe agrada nas condições de venda, pode negociar com o vendedor ou stand e obter condições mais vantajosas que o vão ajudar a poupar dinheiro.

O mesmo acontece com as condições do empréstimo para compra do camião. Avalie as possibilidades de financiamento no mercado, leia as condições e escolha a opção mais vantajosa e que o ajude a poupar dinheiro. Dessa forma saberá o que esperar e não terá surpresas no futuro.

Para concluir, sempre que possível, faça a sua compra num stand de confiança, pois irá poupar-lhe tempo e muita dor de cabeça.


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha