Preencha a Declaração Amigável através do telemóvel

Em caso de acidente, esqueça as papeladas! Saiba como preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel usando apenas o seu telemóvel.

Acidente rodoviário

Raras vezes reagimos de forma calma e serena quando nos vemos envolvidos num acidente de viação! E a situação agrava-se ainda mais quando temos consciência que a culpa foi nossa. 🙁

Antes de mais, é importante manter a calma e agir racionalmente. Caso não haja consenso, relativamente às circunstâncias do acidente, deverá chamar as autoridades antes de mobilizar as viaturas, para estes poderem elaborar o croqui. Se ambos os condutores estiverem de acordo quanto às circunstâncias do acidente e ao responsável pelo mesmo, devem prosseguir para o preenchimento da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA).


Por norma, andamos sempre “munidos” com uma ou mais Declarações Amigáveis no porta-luvas para uma eventualidade. E se nós não tivermos nenhuma, o outro condutor lá haverá de ter. Mas… e se ninguém tiver uma Declaração Amigável à mão?

Como preencher a Declaração Amigável no telemóvel

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) e suas seguradoras associadas, disponibilizam uma aplicação para telemóvel que permite preencher de forma rápida e cómoda a Declaração Amigável e ainda facilita a participação e comunicação dos sinistros às seguradoras.

Chama-se e-SEGURNET, é gratuita e está disponível para Android, iPhone, na Windows Store e na AppGallery da Huawei. Existe também uma versão web, que pode ser acedida através de um browser a partir de qualquer computador.

Aplicação e-SEGURNET

Mesmo que tenha à mão uma Declaração Amigável em versão papel, é sempre mais vantajoso recorrer à e-SEGURNET, já que esta app facilita imenso a tarefa e evita enganos.

Não existe nenhuma diferença entre participar um sinistro através da Declaração Amigável tradicional e através da e-SEGURNET. Esta aplicação é reconhecida e aceite por todas as seguradoras a operar em Portugal.

É possível descarregar a app apenas quando for necessária e preencher os dados relacionados com as viaturas e com o sinistro nesse preciso momento. No entanto, para agilizar ainda mais esse procedimento, o ideal é que já tenha efetuado o registo com os seus dados pessoais e dados dos seus veículos.

Como utilizar a e-SEGURNET

O processo de registo e a utilização da e-SEGURNET é bastante simples e intuitiva. De qualquer forma, para que não hajam dúvidas, está disponível no Youtube um tutorial que explica como utilizar essa app:

Tutorial de utilização da e-SEGURNET

Vantagens de utilizar a aplicação e-SEGURNET

Veja algumas das vantagens de optar por esta forma alternativa de preenchimento da Declaração Amigável:

  • Evita erros de preenchimento que poderiam levar a dúvidas ou demora no processo.
  • Preenchimento mais rápido da DAAA, já que ao poder registar e guardar os seus dados e os dos seus veículos antecipadamente, terá uma grande parte da declaração preenchida no momento do sinistro.
  • Maior precisão nos dados relativos ao acidente. Ao recorrer aos serviços de geolocalização e da câmara do telemóvel, permite o registo de dados mais detalhados da ocorrência.
  • Rapidez na participação às seguradoras, isto porque, a e-SEGURNET comunica de imediato o sinistro às seguradoras de ambos os condutores.

Saiba tudo sobre essa aplicação no site oficial da e-SEGURNET.


Enfim, uma aplicação muito útil, mas que espero não precisar de utilizar com frequência! 😀

Se quiser receber alertas de novas oportunidades para poupar e ganhar, notificações de novas amostras grátis e outras novidades, não se esqueça de subscrever a nossa newsletter.

E para receber os nossos alertas mais rapidamente, subscreva também as notificações no Messenger.


Também poderá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.