Do poker ao Jogo da Vida: 5 jogos divertidos que o podem ensinar a poupar!

Conheça 5 jogos que o podem ajudar a ser uma pessoa mais cautelosa, paciente, e apta a agarrar uma boa oportunidade.

Poupar

Poupar é essencial, mas nem sempre divertido. No entanto, é possível aprender muito sobre gestão financeira com a ajuda de jogos. Com maior ou menor subtileza, certos jogos podem ajudar miúdos e graúdos a melhorar aptidões essenciais para poupar dinheiro. Neste artigo, vamos olhar para cinco jogos que nos podem ajudar a ser pessoas mais cautelosas, pacientes, e aptas a agarrar uma boa oportunidade.

Estes jogos podem não conter dicas de poupança concretas, mas são certamente úteis para quem deseja começar a poupar mais eficazmente. E a melhor parte é que todo o processo pode ser feito junto de amigos e familiares, num ambiente relaxado e divertido.

1. Monopólio

Dica de poupança: aprender a estar preparado para qualquer imprevisto.

Do poker ao Jogo da Vida: 5 jogos divertidos que o podem ensinar a poupar!
Inspirado no mercado imobiliário, o Monopólio simula o funcionamento da sociedade capitalista.

O Monopólio é um jogo de tabuleiro clássico em que é inicialmente atribuído um montante de dinheiro falso a cada jogador. O objetivo passa por utilizar um ou mais dados para navegar num tabuleiro com diversas propriedades. Os participantes podem comprar propriedades vazias  e assim receber dinheiro de qualquer participante que calhe numa das suas casas. O objetivo passa por evitar a bancarrota fazendo uma gestão inteligente do dinheiro disponível.

Para além de funcionar como uma inteligente alegoria capitalista, o Monopólio é um jogo que nos ensina a estar prontos para qualquer imprevisto. A tentação passa por gastar o máximo de dinheiro possível em propriedades; no entanto, também é preciso deixar sempre um pouco de lado para utilizar num momento de maior necessidade. Tal como na vida, um bom fundo de poupanças pode fazer toda a diferença num jogo de Monopólio.

2. Jogo da moeda

Dica de poupança: ensinar os mais novos a poupar dinheiro.

O jogo da moeda não é exatamente um jogo de tabuleiro, mas antes um exercício divertido para ensinar os mais novos a poupar. A premissa é muito simples. Comece por dar um cêntimo ao seu filho e diga-lhe que, caso ele guarde a moeda, poderá receber mais um cêntimo no dia seguinte. A lógica é a mesma para o terceiro dia: caso o seu filho guarde os seus dois cêntimos, ele receberá dois cêntimos adicionais (sempre a dobrar).

A lição do jogo da moeda é básica, mas eficaz. O seu objetivo passa por educar os mais novos acerca do potencial que existe em poupar dinheiro. Quanto mais tempo o seu filho passar sem gastar dinheiro, mais dinheiro ele receberá. Naturalmente, é importante definir um limite máximo de tempo antes de começar a jogar.

3. Poker

Dica de poupança: saber quando investir e quando não investir.

Do poker ao Jogo da Vida: 5 jogos divertidos que o podem ensinar a poupar!
Para vencer no poker, é preciso saber quando dizer não e quando entrar com tudo.

O poker é um jogo de cartas popular em todo o mundo que o pode ensinar muito acerca do valor de uma boa oportunidade. Para ser um bom jogador de poker, é essencial saber quando deitar as cartas abaixo ou quando entrar com tudo. Por outras palavras, o poker ajuda-o a aprender a identificar potenciais boas oportunidades de negócio—e a fugir de esquemas pouco promissores que não vão dar em nada.

Adicionalmente, o poker é um jogo de paciência e inteligência emocional, outros dois atributos fundamentais para poupar de forma inteligente e aproveitar boas oportunidades de investimento. Se os seus amigos não forem grandes fãs de poker, pode sempre jogar online em sites de poker licenciados em Portugal tais como poker.888.pt.

4. Risco

Dica de poupança: aprender a gerir um número limitado de recursos.

O Risco é um jogo de tabuleiro em que todos os jogadores recebem um objetivo secreto e um pequeno exército no início de cada partida. Conforme o objetivo, os jogadores devem distribuir as suas tropas de forma inteligente nos territórios mais convenientes. Saber onde e como posicionar as tropas é fundamental para o desfecho do jogo; ainda que todos os jogadores tenham acesso ao mesmo número de soldados, nem todos fazem uma gestão igualmente inteligente dos recursos.

Assim, o jogo do Risco pode ensinar-nos a tirar o melhor partido possível dos recursos à nossa disposição. Reutilizar objetos do dia a dia, perceber quanto dinheiro pode ou não ser gasto num determinado propósito, e aprender a tirar maior rendimento de um carro ou casa são algumas das lições de poupança contidas no jogo do Risco.

5. Jogo da Vida

Dica de poupança: gerir a vida com maior responsabilidade.

O Jogo da Vida é um jogo de tabuleiro distribuído pela Hasbro em que cada jogador é convidado a simular… uma vida. Tal como o jogo da moeda, o Jogo da Vida é especialmente lúdico para os mais novos. Durante o decorrer de cada partida, os participantes são convidados a tomar escolhas que cabem a cada um de nós: ir ou não para a universidade, arranjar ou não um emprego, casar ou não casar, etc.

O Jogo da Vida é especialmente apropriado para crianças, já que as educa acerca das maiores decisões que vão enfrentar no decorrer da sua vida. Estar preparado para o futuro e ter um plano a longo prazo é uma parte essencial de poupar, e essa é a grande lição do Jogo da Vida.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *