Utilize o serviço e-fatura a partir do seu smartphone

Conheça a aplicação que facilita a gestão das suas faturas no portal e-fatura. Uma preciosa ajuda para conseguir o máximo reembolso do seu IRS!
App e-fatura

Já não tenho dúvidas nenhumas que o smartphone é como o canivete-suíço dos nossos tempos! Existem aplicações, muitas delas gratuitas, que facilitam imenso alguns afazeres da vida moderna, como por exemplo, a gestão das faturas no portal e-fatura! 🙂

Se tem o (bom) hábito de solicitar a inclusão do seu número de contribuinte nas faturas, certamente já conhece o portal e-fatura e sabe que é conveniente, de vez em quando, passar por lá para corrigir as faturas que, por vezes, não são corretamente validadas automaticamente pelo sistema.

A boa notícia é que a Autoridade Tributária e Aduaneira lançou uma aplicação oficial para dispositivos móveis que facilita imenso essa tarefa. Essa aplicação chama-se e-fatura e está disponível gratuitamente para Android e iOS.

App e-fatura oficial

Esta app está disponível para download desde o dia 9 de fevereiro de 2021, tendo sido comunicado o seu lançamento em Comunicado de Imprensa do Ministério das Finanças.

Com a app e-fatura consegue gerir em qualquer lugar que esteja a sua conta do portal e-fatura, podendo classificar as faturas emitidas com o seu número de contribuinte, consultar os benefícios acumulados e fazer o registo imediato de faturas através da leitura do código QR impresso nas faturas.

Eis algumas das funcionalidades para já disponíveis na app e-fatura:

  • Consultar as faturas inseridas por si ou de forma automática
  • Adicionar faturas através da leitura do código QR
  • Validar faturas pendentes (exceto despesas de saúde com receita médica)
  • Consultar o valor de benefício estimado até ao momento e de anos anteriores
  • Exibir o seu NIF diretamente no ecrã do telemóvel em formato de código de barras e código QR

Como gerir mais do que um NIF na app e-fatura?

Assim que fizer login na app com os seus dados do Portal das Finanças, verá que existe a possibilidade de guardar as suas credenciais para tornar mais rápido o acesso à app nas próximas vezes. Infelizmente não é possível guardar os dados de acesso de mais do que um contribuinte, opção essa que daria imenso jeito a quem pretende gerir as faturas de outros elementos (dos filhos, do conjugue ou dos pais, por exemplo) no seu smartphone.

A forma que encontrei de “dar a volta” a essa limitação, foi muito simples: clonar a app! No meu caso, o meu telemóvel já tem essa funcionalidade de clonagem de apps integrada no sistema operativo. Se não for o seu caso, existem apps que permitem fazer isso mesmo, como por exemplo, a Parallel Space.

App e-fatura clonada
App e-fatura clonada no meu telemóvel

Um auxiliar na gestão das finanças pessoais

Na minha opinião, mais do que uma aplicação que faz a gestão das faturas no portal do e-fatura, esta app pode ser um excelente auxiliar das finanças pessoais!

Se nunca falhar na hora de colocar o seu NIF em todas as despesas que fizer, terá sempre à mão (no seu smartphone) a lista das suas despesas organizadas por categoria!

Mas seria interessante que esta app também nos permitisse filtrar a informação por comerciante para, por exemplo, saber quanto gastou este ano no Pingo Doce, ou no Continente, ou na farmácia… Funcionalidade essa que, curiosamente, sempre existiu na app não oficial do e-fatura, juntamente com outras funcionalidades que seriam também úteis na app oficial.

E depois há claro a enorme vantagem de saber em quanto vai o seu benefício fiscal, para que, por exemplo, caso já tenha atingido o teto máximo do seu benefício, possa ir distribuindo as próximas despesas por outros membros do seu agregado familiar.

Gostei e recomendo! 😉

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.