livro-rato

É uma verdade cada vez mais universal: estudar sai caro.

Isto é especialmente válido no caso de estarmos a falar de formações com qualidade comprovada. Se pusermos de parte o ensino até ao 12º ano, que em Portugal é garantido gratuitamente pelo estado, obter formações mais avançadas ou mais especializadas envolve quase sempre o pagamento de propinas bastante elevadas. Estas mensalidades acabam efetivamente por pesar de forma considerável no orçamento de qualquer pessoa ou família.

Mas, aqui no Poupa e Ganha, queremos sempre fazer mais do que limitar-nos a indicar problemas. Por esse motivo, com este artigo, queremos falar-lhe de uma forma de aumentar e diversificar a sua formação através da internet. Falamos do e-learning, uma forma de aprender que tem avançado consideravelmente nos últimos anos.

Com os recursos disponíveis hoje em dia, esta forma de aprender permite-lhe diversificar e solidificar competências nas áreas mais diversas. Por outro lado, dá-lhe também a oportunidade e as condições para nunca parar de aprender, ou seja, permite finalmente que qualquer pessoa munida de um computador com ligação à rede possa dispor de um verdadeiro ensino contínuo durante os vários períodos da sua vida.

Hoje em dia, muitos destes recursos têm uma qualidade excelente. Uma grande quantidade de cursos são lecionados por professores de universidades reputadas. Isto significa que, quase sempre, os cursos de e-learning são dados por formadores com créditos mais do que firmados nas respetivas áreas de estudo.

O QUE É O E-LEARNING E COMO FUNCIONA?e-learn

Tal como o nome indica, o e-learning consiste em ensino feito a partir de meios eletrónicos, nomeadamente a partir da utilização de recursos disponibilizados online.

Normalmente, estes processos de ensino (ou de aprendizagem, dependendo do ponto de vista) permitem que uma quantidade bastante maior de alunos se inscrevam num determinado curso, do que sucederia no caso de uma aula presencial.

Isto sucede, basicamente, devido a dois fatores. Primeiro, porque a limitação do espaço físico da sala, que permite albergar um número máximo de alunos até por questões de tamanho, desaparece. Segundo, porque muitos dos métodos de avaliação e de ensino que este tipo de cursos implicam permitem aos formadores que ministram os cursos despender menos tempo por cada aluno inscrito.

Leia também:  Droper – Os melhores perfumes ao melhor preço

Estes processos passam, em grande medida, pela utilização de tele-conferências ou vídeos como meio de os formadores darem as suas aulas, pelo uso de provas de resposta múltipla e pelo chamado peer assessment, ou seja, um modelo em que uma determinada componente da avaliação é assegurada pelos próprios alunos, que se avaliam uns aos outros.

QUAIS SÃO AS MAIORES VANTAGENS DO E-LEARNING?

As grandes vantagens do e-learning, comparativamente ao ensino presencial, explicam-se muito facilmente.

Em primeiro lugar, estes cursos costumam ser muito flexíveis no que diz respeito aos horários e aos períodos de avaliação. Na maioria das vezes, é o próprio aluno que decide a que horas vai assistir a uma aula, ou em que dia vai realizar uma prova. Isto, porque as aulas costumam ser fornecidas em formato vídeo e porque muitas das provas são realizadas no computador. Especialmente para quem trabalha, a importância destas vantagens é quase óbvia. Este tipo de ensino permite-lhe conjugar da melhor forma o seu horário laboral com o tempo que quer despender com a sua aprendizagem, gerindo o tempo da forma mais adequada para o seu caso individual. Além disso, permite a qualquer aluno aprender ao seu ritmo.

Em segundo lugar, a maioria dos sites de e-learning fornecem-lhe um leque de cursos extremamente vasto. Novamente, é o próprio aluno que decide os cursos em que se quer inscrever, ao contrário do que sucede, por exemplo, numa licenciatura ou no ensino profissional, em que os currículos são decididos previamente. Isto dá ao aluno a liberdade de escolher os assuntos que efetivamente lhe são úteis ou despertam o seu interesse, descartando pura e simplesmente aqueles em que não vê grande utilidade.

Finalmente, mas nem por isso o menos importante, temos o fator preço. É aqui que o e-learning se torna realmente interessante. A maioria destes cursos, apesar de terem, efectivamente, uma grande qualidade, sobretudo devido ao nível de competência dos formadores, são muito mais baratos do que o ensino presencial. Nos sites cuja visita lhe vamos sugerir a seguir, o preço dos cursos é ainda melhor: costumam ser gratuitos.

Leia também:  Como Evitar o Desperdício de Gás no Duche

ALGUNS EXCELENTES SITES DE E-LEARNING

Chegamos, finalmente, ao busílis da questão: onde é que você pode aceder a e-learning de qualidade e, preferencialmente, sem gastar um tostão?

Khan Academy

A primeira das nossas sugestões é a Khan Academy. Aqui, todos os cursos são gratuitos. Ela é diferente das outras duas porque o ensino é organizado segundo competências. Por um lado, permite-lhe menos liberdade ao escolher os seus cursos. Por outro lado, é interessante exatamente porque, ao fazê-lo, lhe indica caminhos mais definidos no sentido de melhorar as suas competências e conhecimentos em áreas do saber particulares.

Coursera

courseraAtualmente, este é o meu favorito entre os sites de e-learning que já experimentei. A quantidade e variedade de cursos é absolutamente prodigiosa. Além disso, é possível encontrar neste site cadeiras particularmente originais e inesperadas, mas que nem por isso deixam de ter validade enquanto experiências de aprendizagem. Desde a lógica, à programação, passando pelas ciências sociais, pela música e pelo cinema, entre muitas outras, é possível encontrar no coursera um pouco de tudo.

EdX

Finalmente, chegamos ao EdX. Este site de e-learning parece ser em tudo muito similar à sugestão anterior. Tal como o coursera, é fácil perceber que disponibiliza uma grande variedade de temas, disciplinas e cursos, lecionados por formadores de universidades mais do que respeitadas. Confesso que, até hoje, ainda não o experimentei, mas, dependendo dos interesses de cada leitor, é sempre uma hipótese a ter em conta. Se não encontrar nada do seu agrado num dos dois primeiros sites, é bem possível que encontre no EdX um curso à sua medida.

Texto da autoria de Bernardo Ferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here