O que é um ETF e como começar a investir?

Saiba o que é um ETF e quais as vantagens de investir nesse produto financeiro.

Investimentos

Uma das metas que defini para mim desde há não muito tempo, é investir. Seja muito ou pouco o que conseguir pôr de lado e investir, será sempre uma boa estratégia para não deixar que o pouco que temos seja comido pela inflação.

Apesar de investir ser um conceito muito amplo, no meu caso em particular, tenho optado por investir em ações, mais precisamente no melhor instrumento da atualidade, os ETFs.

O que é um ETF

Ao longo dos últimos anos existe uma grande tendência nos mercados financeiros. Muitos dos tradicionais fundos mutualistas deram lugar aos Exchange Traded Funds. O termo parece bastante complexo, mas na realidade é de fácil entendimento.

O valor das ações das empresas listadas na bolsa de valores, é determinado por uma série de fatores tecnicamente racionais, mas muitas vezes “irracionais”: informação sobre a empresa, ciclos económicos, economia nacional e internacional, volume de vendas, polémicas em torno da empresa, golpes engenhosos de manipulação do mercado, expectativas futuras, etc.

Ao comprarmos uma ação, ficamos com uma parte dessa empresa. E para facilitar a explicação que aí vem, podemos imaginar essa ação como uma peça de fruta à venda no mercado, como por exemplo uma maçã.

Os tais ETFs são basicamente grupos de ações. Quando compramos um ETF, não estamos a comprar apenas ações de uma determinada empresa, mas sim um índice de ações, o que, continuando com a nossa analogia, se traduz num cesto de frutas com maçãs, laranjas, bananas, etc! 😀

Os ETFs têm se tornado um dos veículos de investimento mais utilizados por investidores de retalho. Uma estrutura simples e transparente, que permite a qualquer investidor mundial investir num fundo à sua escolha.

Existem inúmeros ETFs disponíveis. Habitualmente os ETFs distinguem-se por temas. Quer seja um país, ou uma estratégia de investimento, ou até um sector económico.

Os ETFs são veículos de investimento que vieram facilitar a vida do investidor comum. Digamos que quer investir em energias renováveis mas não sabe que ações deve escolher. Hoje em dia existem vários ETFs que investem em ações relacionadas com as energias renováveis.

De forma simples e eficaz pode começar a investir num país, ou sector, ou utilizando uma estratégia de investimento específica.

Como surgiram os ETFs?

Há alguns anos atrás, os únicos fundos disponíveis à maioria dos investidores eram fundos mutualistas. Necessitava de se deslocar ao banco, falar com o seu gestor de conta e subscrever o fundo. Cada unidade de participação no fundo mutualista teria um valor com base no valor líquido do fundo dividido pelo número de unidades de participação existentes.

Mas os tempos mudaram. As transações eletrónicas vieram revolucionar os mercados financeiros. Foi então que surgiu um novo conceito – o Exchange Traded Fund ou ETF.

Os ETFs são transacionados em bolsa como ações individuais. Como tal é simples comprar e vender um ETF. O seu valor é constantemente atualizado, e pode transacioná-los em todos os dias úteis.

Características dos ETFs

O ETF é muito semelhante aos fundos mutualistas. É um fundo que é criado com o intuito de gerar um retorno para os seus investidores. A grande diferença está no processo para subscrever o fundo, e na forma como pode reaver o seu investimento.

Investir em ETFs é simples

Caso deseje investir num ETF, não precisa de ir ao banco. Na verdade, atualmente nem precisa de fazer nada de especial. Basta se registar numa corretora, como a Degiro ou a XTB, e investir através do seu computador ou até mesmo através das apps das corretoras, onde com alguns cliques no seu smartphone, pode investir de forma rápida e cómoda em centenas ou milhares de ETFs diferentes.

Os ETFs são instrumentos líquidos

Como são transacionados diariamente, os ETFs são investimentos altamente líquidos. Isto quer dizer que a qualquer momento do dia, poderá com facilidade vender e comprar um determinado ETF.

Vantagens de investir num ETF em vez de ações?

Os ETFs têm menos risco do que ações individuais

Os ETFs são na sua essência fundos de investimento. Isto permite aos seus investidores diversificarem o seu investimento. Enquanto que numa ação de uma empresa, o seu preço está inteiramente dependente do sucesso da empresa. Um ETF é um investimento diversificado, que protege os investidores contra flutuações nos mercados financeiros.

No entanto, por menor que seja, o risco existirá sempre, pois tal como os fundos de investimento, os ETFs não garantem rentabilidades nem o reembolso do capital investido.

Os ETFs são uma excelente opção para investidores inexperientes

Se só agora se começou a interessar por investimentos, será certamente difícil escolher ações individuais. Para investir em ações individuais será necessário pesquisar e estudar a empresa e os mercados. Nem todos temos esse interesse, nem o tempo disponível necessário para isso.

Os ETFs são uma excelente solução pois garantem que o seu investimento seja gerido de forma eficaz por uma equipa de peritos na área financeira.

Quais os ETFs principais?

Entre os maiores ETFs disponíveis no mercado destacam-se o SPDR S&P 500 ETF Trust, o Vanguard Total Stock Market ETF e o Vanguard FTSE Developed Markets ETF.

SPDR S&P 500 ETF Trust

O SPDR S&P 500 ETF Trust é um fundo que tem como intuito gerar um retorno semelhante ao S&P 500. O S&P 500 é o maior índice americano, que inclui as 500 empresas de maior dimensão nos Estados Unidos da América. Designa-se como “index fund” e é um dos tipos de fundo mais comum. É também uma das opções de investimento mais seguras, que se encontra atualmente no mercado.

Vanguard Total Stock Market ETF

O Vanguard Total Stock Market ETF é um ETF que permite investir em todo o mundo . O Vanguard Total Stock Market ETF detém vários investimentos por todo o mundo, e tem uma visão global de investimento. É também um ETF bastante seguro, e um excelente investimento a longo prazo.

Vanguard FTSE Developed Markets ETF

Por fim temos o Vanguard FTSE Developed Markets ETF, que é um ETF focado em investimentos nos países desenvolvidos, excluindo os Estados Unidos da América. Funciona como um óptimo complemento aos ETFs mencionados anteriormente. 

Como investir em ETFs?

Hoje é cada vez mais fácil investir em ETFs, basta criar uma conta com uma corretora, fazer um depósito, e poderá transacionar milhares de ETFs distintos.

Existem várias corretoras que permitem aos seus clientes aceder a este tipo de produto. Destaco a Degiro e XTB como algumas das corretoras de baixo custo, com um ótimo apoio ao cliente. Ambas permitem ao investidor comum investir de forma acessível, e rápida.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *