bitcoins

Conhece a moeda Bitcoin?

Muito se fala da nova moeda digital Bitcoin, mas em Portugal ainda é um assunto por explorar.

Moeda que tem grandes oscilações de valor permite aos seus utilizadores ganhar imenso dinheiro, principalmente para os pioneiros. Como exemplo, em Fevereiro de 2013 1 Bitcoin equivalia a 20$, já em Dezembro de 2013 atingiu o pico de 1203$. Sendo assim, quem gastou 20$ numa Bitcoin em Fevereiro, tinha em Dezembro um lucro de 1183$.

Fique a conhecer melhor a Bitcoin!

O QUE SÃO AS BITCOIN

As Bitcoins são uma moeda internacional e digital que permite aos seus utilizadores efetuarem compras como qualquer outra moeda.

Como é uma moeda digital não é impressa e não pode andar com ela na carteira, mas pode andar com ela no telemóvel!

A sua conta/carteira Bitcoin é identificada por um conjunto de caracteres únicos como este exemplo: 1FfmbHfnpaZjKFvyi1okTjJJusN455paPH, e é através deste código que o software sabe qual o valor que tem na sua carteira.

É considerada mais segura que uma moeda normal, pois é digital e o seu nível de segurança depende do utilizador e da forma como trata a sua e-wallet ou carteira digital.

COMO SÃO GERADAS

As Bitcoins são criadas digitalmente através do software próprio e podem ser geradas por qualquer utilizador, no entanto, a sua criação apenas será possível até atingir o valor de 21 milhões de Bitcoins, tendo o ano de 2040 como limite. A partir desta data, apenas as Bitcoins já criadas continuarão em circulação.

Esta atividade é chamada de mining, mas não é obrigatória para quem deseje apenas usar bitcoins.

Se pretender gerar Bitcoins e assim aumentar ainda mais os seus rendimentos, necessitará de um equipamento próprio e também poderá juntar-se aos grupos de mining já existentes, onde a Bitcoin é criada em conjunto e os seus valores divididos.

COMO COMEÇAR A USAR BITCOINS

Quer começar a ganhar dinheiro com Bitcoins? Veja os passos necessários para criar a sua conta e começar a comprar, vender ou utilizar Bitcoins.

1. Criar uma carteira (e-wallet)

A carteira é necessária para todas as transações e funciona como uma conta no banco. É neste passo que obtém o identificador para depois poder fazer pagamentos.

Pode criar a carteira através do software oficial ou através de outros serviços online, como Coinbase ou Wallet, no entanto se utilizar outros serviços online sem ser o oficial estará a confiar na empresa que fornece os serviços.

2. Comprar Bitcoins

Serão necessários alguns documentos comprovativos de identidade, como cartão de cidadão e comprovativo de morada (tal como num banco) e após a validação do mesmo, irá receber a confirmação de que a sua conta se encontra criada.

Quando tiver a sua carteira, o primeiro passo é adquirir bitcoins.

Poderá fazê-lo através de mining como explicado acima, ou poderá comprá-las.

Podem-se comprar Bitcoins a utilizadores ou em sites de troca de moeda, como o Mt.Gox.

Tal como o ouro, a Bitcoin também pode ser vendida, mas sempre por valor inferior ao atual no mercado. No entanto, quem compra por um valor muito baixo e vende quando a moeda está em alta acaba por ganhar imenso dinheiro. Tome como exemplo quem comprou a moeda quando esta valia 20$ e depois a vendeu quando valia 1203$. Mesmo tendo vendido por um valor abaixo dos 1203$ acabou por ganhar muito dinheiro.

ONDE E COMO USAR BITCOINS

As Bitcoins podem ser usadas para pagamentos de compras e serviços e funcionam de forma semelhante ao Paypal. Numa loja online que aceite Bitcoins, bastará introduzir a sua chave, confirmação a transação na sua carteira e já está!

Também existem pagamentos Bitcoins em lojas físicas, onde poderá também dar a sua chave ou apresentar um QR code que contenha a sua chave. Da mesma forma, terá que confirmar a sua transação na sua wallet.

Para pagar em lojas físicas, deverá ter a aplicação/wallet instalada no seu telemóvel ou outro dispositivo.

Os locais que aceitam pagamento por Bitcoin estão sempre identificados.

Usar Bitcoins em Portugal

Apesar da moeda Bitcoin ainda não ser muito comum em Portugal, já começam a aparecer algumas lojas que aceitam esta moeda digital.

Com a continuação e maior divulgação, a Bitcoin tem capacidade para se tornar numa forma de pagamento extremamente rápida e simples, sem a complicação dos trocos na carteira.

Veja algumas lojas que já aceitam Bitcoin em Portugal:

bitcoin-accepted-here

GANHAR DINHEIRO COM AS BITCOINS

Quem lucrou imenso com as Bitcoins foram os seus pioneiros! Além de comprarem Bitcoins a preços baixíssimos, estes utilizadores tiveram ainda a hipótese de gerar bitcoins sem qualquer equipamento específico, pois apenas necessitavam de um computador.

Hoje, como já existem muitas Bitcoins geradas é necessária uma capacidade de processamento superior, obrigando à compra de um equipamento que poderá rondar os 300$.

Ainda assim, é possível ganhar dinheiro com as Bitcoins, pois como ainda não estão estáveis no mercado, o seu valor poderá subir (ou descer) com o tempo.

A Bitcoin, além de ser uma moeda como qualquer outra, pode ser vista como um investimento, onde podemos comprar quando o seu valor está baixo e vender (ou utilizar) quando o valor sobe.

LINK ÚTEIS

Antes de adquirir Bitcoins, deverá esclarecer todas as suas dúvidas. Veja alguns links que certamente lhe serão úteis.

  • Bitcoin.org – Site oficial da Bitcoin onde poderá ter acesso ao software e esclarecer todas as suas dívidas.
  • Bitcoin Mining – Site oficial, mas dedicado ao Mining
  • We Use Coins – Site com imensa informação sobre todo o processo

Texto da autoria de Marisa Barata

16 COMENTÁRIOS

  1. Já deu o que tinha a dar 😉 Depois de ter atingido o boom dos 1000 dólares foi sempre a decrescer, penso que outras moedas lhe hão-de dar lugar 😉

  2. Eu cheguei a utilizar faucets ainda ganhei uns troquitos hehe mas agora que baixou tanto o valor, o que se ganha já é muito pouco mesmo 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here