garantia-2-anos

Quando compramos um equipamento eletrónico, tal como uma TV, um computador ou uma máquina de café, nada nos garante que o mesmo funcionará em perfeitas condições durante todo o período de garantia atribuído pelo fabricante.

Como tal, é essencial que guarde em lugar bem seguro toda a documentação da garantia de todos os equipamentos que comprar, pelo menos até expirar a garantia.

Eu tenho uma capa A4 onde vou arquivando as garantias e recibos de todos os artigos que compro. De vez em quando faço uma “manutenção” a essa capa e retiro os documentos de equipamentos cuja garantia já expirou.

Outra forma muito prática de organizar esses documentos, é coloca-los dentro de envelopes (um envelope por cada equipamento). Em cada envelope escreva algo que identifique o equipamento e a data em que a garantia expira. Depois, pode guardar todos esses envelopes dentro de uma caixa também bem identificada com “GARANTIAS”.

SEM GARANTIA… NADA FEITO

Caso um equipamento avarie dentro do período de garantia e tenha o azar de não encontrar os documentos para solicitar a reparação ao abrigo da garantia… talvez tenha a extraordinária sorte do fabricante facilitar, mas o mais certo é levar com um “não” e lá terá de ser você a suportar os custos da reparação. Nesse caso analise bem se compensa reparar ou comprar novo. Já conheci um caso em que a reparação de uma TV ficava mais cara que comprar uma nova e de um modelo superior.

Leia também:  Copos encaixados dentro de outros? Desencaixe-os sem os partir!

Não arrisque, nem parta do princípio que os seus equipamentos não avariam. Guarde sempre as garantias e os recibos. Mais vale prevenir do que… gastar! 😉

2 COMENTÁRIOS

  1. O ideal além de guardar é scannar ou tirar foto ao recibo pois estes vão desaparencendo com tempo. Poupa espaço e pode armanezar na “cloud” e tem sempre disponiveis os recibos em qualquer lugar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here