Mantenha as garantias e os recibos bem guardados

Um gesto tão simples como guardar as garantias e os recibos dos equipamentos que vai adquirindo, pode-lhe fazer poupar muito dinheiro.
garantia-2-anos

Quando compramos um equipamento eletrónico, tal como uma TV, um computador ou uma máquina de café, nada nos garante que o mesmo funcionará em perfeitas condições durante todo o período de garantia atribuído pelo fabricante.

Como tal, é essencial que guarde em lugar bem seguro toda a documentação da garantia de todos os equipamentos que comprar, pelo menos até expirar a garantia.

Eu tenho uma capa A4 onde vou arquivando as garantias e recibos de todos os artigos que compro. De vez em quando faço uma “manutenção” a essa capa e retiro os documentos de equipamentos cuja garantia já expirou.

Outra forma muito prática de organizar esses documentos, é coloca-los dentro de envelopes (um envelope por cada equipamento). Em cada envelope escreva algo que identifique o equipamento e a data em que a garantia expira. Depois, pode guardar todos esses envelopes dentro de uma caixa também bem identificada com “GARANTIAS”.

Para além de guardar fisicamente esses documentos, é aconselhável guardá-los também em formato digital. Basta digitalizar a fatura e arquivá-la numa pasta no seu computador, ou de preferência, na cloud. Assim, se as faturas mais antigas tiverem perdido a cor, tem sempre um backup disponível!

SEM GARANTIA… NADA FEITO

Caso um equipamento avarie dentro do período de garantia e tenha o azar de não encontrar os documentos para solicitar a reparação ao abrigo da garantia, talvez tenha a extraordinária sorte do fabricante facilitar, mas o mais certo é levar com um “não” e lá terá de ser você a suportar os custos da reparação.

Nesse caso analise bem se compensa reparar ou comprar novo. Já conheci um caso em que a reparação de uma TV ficava mais cara que comprar uma nova e de um modelo superior.

Não arrisque, nem parta do princípio que os seus equipamentos não avariam. Guarde sempre as garantias e os recibos. Mais vale prevenir do que… gastar! 😉


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

2 respostas

  1. O ideal além de guardar é scannar ou tirar foto ao recibo pois estes vão desaparencendo com tempo. Poupa espaço e pode armanezar na “cloud” e tem sempre disponiveis os recibos em qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.