Imagens para publicar em Blogs: Por que usar e onde as encontrar?

A importância da utilização de boas imagens para ilustrar o seu conteúdo e onde as encontrar.

Blogger

Conteúdos textuais são os componentes mais importantes numa publicação padrão de qualquer blog. No entanto, hoje em dia há uma necessidade crescente de apresentar imagens, também, além do texto.

Perder algum tempo a escolher que fotos utilizar e em quais pontos do texto, são detalhes que ajudam o leitor a ter uma melhor experiência na hora da leitura.

Utilizar esses recursos irá, certamente, ajudá-lo a atrair mais atenção nas plataformas onde a publicação for partilhada, sendo elas Facebook, Twitter ou até mesmo no Google.

Neste artigo, iremos mostrar por que usá-las e onde é possível encontrar boas imagens para o seu website de forma totalmente legal, sem se preocupar com processos por uso indevido de imagens!

Por que usar imagens?

Antes de mais, vamos deixar claro que usar imagens não significa adicionar quantidades absurdas em cada publicação.

Uma foto quando bem encaixada no seu contexto, ajuda os leitores a entenderem melhor o seu conteúdo e o assunto abordado.

São ótimos recursos para que o leitor enquanto lê diversas linhas de textos possa ter um momento de relaxamento e entendimento, mesmo que este momento seja curto.

Outro recurso que deve ter em consideração é que Google Imagens está se tornando cada vez mais importante, e não pode ser mais ignorado caso queira estar visível durante as pesquisas nos motores de busca.

As fotografias selecionadas para sua publicação devem conter uma qualidade excecional para atrair a curiosidade dos seus visitantes.

Formas de conseguir uma foto

Quando escolher utilizar uma imagem no seu site, tenha a certeza de que ela complementa o assunto abordado – “uma imagem vale por mil palavras”.

  1. Tire as suas próprias fotos: se tiver tempo, uma boa câmara digital e talento para tal, fotografe-as! Com a ajuda de um programa de edição de imagens, pode personalizar totalmente uma foto autoral e original, que não é encontrada em nenhum outro site ou banco de dados. Isso é ótimo para blogs cujo foco é a partilha de comidas ou sobre a vida quotidiana.
  2. Use um banco de dados: caso não possa criar as suas próprias fotos, seja por quaisquer motivos, recorra aos bancos de dados de imagens. Existem diversos sites que oferecem um acervo padronizado de conteúdos utilizáveis. Afinal, não podemos simplesmente pegar qualquer foto da internet, pois há a questão de direitos autorais. Se pensar bem, não seria agradável encontrar uma foto da sua autoria sendo usada no website do seu concorrente sem autorização.

Após escolher qual a opção ideal para si, lembre-se de editar as fotos para adicionar qualidade e também de redimensionar imagem em cm para que ela fique perfeitamente encaixada na sua publicação.

Onde encontrar fotos em bancos de imagens?

Fazendo uma rápida pesquisa, irá se deparar com muitos sites disponibilizando fotografias. Muitos deles são de uso gratuito, enquanto outros podem ser pagos através de algum tipo de taxa de inscrição ou assinatura.

Aqui estão alguns dos maiores bancos de dados da internet:

Flickr

Um dos favoritos dos bloggers, nele encontramos uma imensa variedade de imagens criadas através de um Acordo de Uso Comum – o uso é gratuito, porém é necessária a adição de créditos ao publicar.

Flickr
Foto de: Flickr

Unsplash

Outra boa fonte para editores, já que as imagens presentes no acervo são simplesmente estonteantes! Além disso, o site possui uma navegação fácil, sendo tranquilo para todos os tipos de utilizadores.

Todas as fotos publicadas no website são de uso totalmente gratuito – seja para uso comercial ou não comercial. Não há necessidade de solicitar permissão do fotógrafo para utilizar as imagens.

Pixabay

Outra opção que possui fotos totalmente gratuitas e outras pagas.

As fotos de uso gratuito também se encontram sobre o Acordo de Uso Comum. Em contrapartida, o conteúdo pago é mais completo. Nele, poderá encontrar muitas ilustrações, vetores, vídeos e até músicas feitas na medida para você após efetuar o pagamento ao criador.

Foter

Separamos este banco de imagens, pois possui mais de incríveis 300 milhões de fotos! Com todo esse acervo disponível, há diversas subcategorias selecionáveis com uma imensa variedade de estilos e géneros.

Em cada foto é apresentado o tipo de licença: algumas fotos requerem apenas creditação ao criador, outras não podem ser editadas e, por fim, algumas não devem ser modificadas.

Com isso, pode ser um pouco mais difícil de encontrar uma foto que complemente o seu texto, mas ainda assim existem outros bancos de dados que podem ser acedidos. No entanto, tenha atenção para não cair em websites sem credibilidade e acabar utilizando uma imagem para a qual você não possua direitos.

Também poderá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.