Como Manter as Velas Acesas por Mais Tempo

Tire o máximo proveito das velas. Venha descobrir como fazer uma vela durar mais tempo, como as desentortar e como as reciclar para fazer novas velas.
Acender vela

As velas ainda estão na moda! Há quem as use para criar um ambiente mais romântico e acolhedor, para perfumar a casa ou simplesmente porque falhou a luz e é o que tem mais à mão! 😀

Seja qual for o motivo que o leva a acender uma vela, é sempre interessante saber que existem formas de prolongar o seu tempo de vida útil, mantendo-a acesa por mais tempo, ou pelo menos fazê-la durar para uma próxima utilização.

5 truques para as velas durarem mais

1. Arrefeça a vela no frigorífico – Experimente colocar as velas no frigorífico por uma ou duas horas antes de a acender. A cera, estando mais fria, demorará mais tempo a queimar, mantendo a vela acesa por mais algum tempo. Não coloque no congelador, pode quebrar a cera e inutilizar a vela.

2. Apare o pavio – Aparar o pavio da vela é uma das formas mais eficazes de prolongar a vida das velas. Apare sempre o pavio da vela antes de a acender ou reacender. Um pavio com cerca de meio centímetro é suficiente. Pavios mais longos fumegam mais, deixam cair detritos na cera e podem não fornecer um fluxo de oxigénio constante para a vela, levando-a a cintilar e a aquecer de forma irregular.

3. Mantenha a vela longe de correntes de ar – Não deixe uma vela a queimar demasiado perto de janelas abertas, ventiladores ou respiros. A corrente de ar faz com que a chama cintile, fazendo com que derreta de forma irregular.

4. Opte por velas com vários pavios – Ao contrário do que possa pensar, as velas com mais do que um pavio não queimam mais rapidamente. Ao ter dois ou três pavios espaçados, a vela queima de forma mais uniforme e desperdiça menos cera.

5. Prefira velas redondas – As velas cilíndricas queimam mais eficazmente do que as velas com formas irregulares. Nas velas cilíndricas o pavio está (normalmente) no centro da vela, o que faz com que a cera queime de forma uniforme. Nas velas quadradas, por exemplo, a vela derrete de forma desigual, desperdiçando cera.

Como desentortar velas

É incrível como existe solução para quase qualquer problema com que nos deparemos, até mesmo para endireitar velas tortas! 🙂

Se tem velas decorativas compridas que com o tempo ficaram tortas, existe uma solução simples para as endireitar.

Embrulhe cada uma das velas em folha de alumínio e mergulhe-as em água a ferver durante uns minutos. Retire-as e role-as numa mesa até ficarem direitas.

Outro método passa por as pendurar pelo pavio num local quente, mas desta forma demorarão mais tempo a endireitar.

Como reciclar velas

Gosta de utilizar velas para decoração ou para perfumar o ambiente? Então já deve ter reparado na quantidade de cera que ainda sobra no recipiente após o pavio queimar por completo.

O mais certo é essa cera ir parar ao caixote de lixo, a não ser que a reaproveite para fazer uma nova vela! Pode aproveitar as sobras de cera das velas para criar novas velas decorativas.

Remova a cera dos recipientes originais, junte toda e leve a derreter em banho-maria. Como pavio poderá utilizar um vulgar cordel.

Mas melhor do que descrever aqui como se faz, veja o slideshow que criei para o efeito:

Se quiser dar um aroma especial à vela, basta juntar à cera ainda liquida, umas gotinhas de essência aromática e misturar bem.

Já agora, veja como fazer uma vela de emergência com uma lata de atum! 🙂

Talvez lhe interesse:

39 respostas

    1. Excelente dica! Realmente fico parva com as dicas faceis que andava a perder. Esta de guardar no frigorifico é garantido que ajuda a encontrar a vela 🙂

  1. Nao conhecia, mas também como la em casa só usamos velas para emergência quando falha a luz, não importa muito se está direitinha ou torta. ehehe.
    Mas até temos mais o habito e deixo a dica, é de comprar sacos de tealight brancas (aquelas velas baixinhas dentro de uma capinha de aluminio) que são super baratas, duram imenso tempo e o melhor é que sao praticas e mais seguras.
    Espeta-se dentro de um copo, faz-se isso a duas ou três e o risco de incendio é muitooooo menor. Não quero outra coisa.

  2. Estava passando e vi sua duvida, no meu caso para desenformar as velas eu passo óleo nas formas, mas vc deve utilizar fôrmas próprias para esse procedimento.. att.

  3. Gostaria muito que alguem me desse uma ideia de como continuar a utilizar uma vela que ainda tem muito pavil, mais e a iluminacao fica la no fundo,
    Tem como cortar uma vela,, a parte que ja foi usada

  4. Bom dia ,

    Estamos reciclando algumas velas, mas estão ficando meio amareladas.
    Ouvi dizer que o cal faz clarear é verdade?

  5. Bom, se são velas incolores, uso como parafina para lacrar compotas….mas se são de cor, derreto-as e faço novas velas. Aliás, eu já faço velas novas com o resto da cera de cor (daquelas velas aromáticas que vêm em potes de vidro) e copos de vidro de iogurte (ou os tais potinhos, quando são pequenos) quando o pavio da vela original se acabou!

  6. Eu já reciclo, mas não faço assim, faço no microondas, mas é preciso ter cuidado com a temperatura e o recipiente que se usa 😉

  7. Eu tenho algumas mas nunca as uso 😛 o cheiro dá-nos espirros aos dois. Até comprei umas próprias para ter quando falta a luz, como aquele temporal acho que o ano passado em que aqui foi 4dias sem luz e só com lanternas ou assim não dava

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.