20 utilizações surpreendentes para a folha de alumínio

Conheça algumas formas pouco habituais de utilizar a folha de alumínio. Uma lista com vários truques que o ajudarão a poupar tempo e dinheiro!

Folha de alumínio

Quem diria que a folha de alumínio, algo tão simples e tão presente nas nossas casas, pudesse ser tão útil e tão versátil.

Hoje vamos aqui listar algumas utilizações alternativas para a folha de alumínio. Umas provavelmente já conhece, outras serão novidade e ainda haverão algumas dicas que o deixarão boquiaberto e a pensar “como é que alguém se lembrou disto!?”. 😉

Vá à cozinha, agarre no papel de alumínio e comece já a testar estas dicas!

1. Reutilizar cápsulas de café da Nespresso

Acabaram-se-lhe as cápsulas de café da sua máquina Nespresso? Desde que tenha café moído e folha de alumínio, está safo!

💡
Descubra as melhores oportunidades para poupar e ganhar dinheiro!
Clique aqui para saber mais.

Apenas tem de esvaziar as cápsulas originais, reencher com café moído (moagem fina) e tapar com folha de alumínio.

O vídeo seguinte mostra-lhe exatamente como o fazer:

Curiosamente, já tínhamos divulgado essa dica aqui: Nespresso Low-Cost

Além de ser uma forma de economizar dinheiro, reutilizar cápsulas de café é também um gesto ecológico. Ao fazer isso, você está contribuindo para a redução de resíduos de plástico e alumínio. Certifique-se apenas de lavar bem as cápsulas antes de reutilizá-las.

2. Utilizar o grelhador elétrico de forma mais eficiente

Experimente cobrir os alimentos com película de alumínio, com o lado brilhante virado para os alimentos, para reter o calor e proporcionar uma cozedura mais uniforme.

Se é um entusiasta do churrasco, saiba que a folha de alumínio pode também ser usada para criar “pacotes” de legumes ou peixe, que podem ser colocados no grelhador. Isso permite que cozinhe vários alimentos ao mesmo tempo, otimizando o uso do aparelho.

Deste modo irá grelhar muito mais rapidamente! Poupa tempo e energia elétrica.

3. Poupar tempo ao passar a roupa a ferro

Coloque folha de alumínio por baixo do forro da tábua de passar a ferro e com o lado brilhante voltado para cima.

Desta forma irá aproveitar mais o calor gerado pelo ferro, passando a roupa mais rapidamente.

Conheça mais algumas dicas para poupar tempo e energia ao passar a ferro.

4. Dar brilho a objetos de prata ou de metal

Forre o interior de uma bacia com folha de alumínio, polvilhe com bicarbonato de sódio e despeje água a ferver por cima.

De seguida, coloque os objetos de prata na bacia de modo que toquem na folha de alumínio e deixe-os de molho durante uns minutos.

Se quiser, assista ao vídeo abaixo para melhor perceber como proceder:

Este método não serve apenas para objetos de prata, mas também para outros metais como cobre e bronze. No entanto, é importante fazer um teste numa pequena área antes de aplicar em todo o objeto, para garantir que não haja danos ao material.

5. Afiar tesouras

Faça vários cortes numas 8 camadas de folha de alumínio. A tesoura pode não ficar como nova, mas vai cortar melhor!

Conheça outras técnicas para afiar tesouras em casa.

6. Usar pilhas pequenas em equipamentos que utilizem pilhas maiores

Ficou sem pilhas do tipo AA (as mais comuns) mas tem pilhas do tipo AAA (as mais pequenas)?

Dobre um pedacinho de folha de alumínio e coloque no espaço que sobra entre o contacto do equipamento e o polo negativo da pilha.

Veja o seguinte vídeo que criei a demonstrar esta dica (também já aqui divulgada):

Este truque é também útil para os casos em que as pilhas já não ficam bem colocadas no suporte.

7. Proteger as superfícies enquanto pinta ou faz obras em casa

Vai fazer obras em casa, renovar a pintura, etc? Não se esqueça de cobrir as dobradiças, maçanetas, as torneiras e todas as zonas que não quer ver salpicadas de tinta ou de argamassa.

8. Limpar panelas

Utilize como alternativa à palha de aço. Amasse um pedaço de folha de alumínio e utilize-o juntamente com detergente da loiça para esfregar as zonas mais sujas das panelas.

Se tiver panelas de ferro fundido, a folha de alumínio pode ser uma excelente ferramenta para remover resíduos de comida queimada. No entanto, evite usar em panelas com revestimento antiaderente, pois pode arranhar a superfície.

9. Manter o fogão a gás sempre limpo

Antes de ter substituído o meu velho fogão a gás por uma placa de indução, utilizava este truque para o manter sempre impecável.

Basta tirar os bicos do fogão, forrá-lo com folha de alumínio e voltar a repor os bicos no sítio. Assim, gorduras e outras sujidades caem sobre a folha de alumínio e não no fogão.

A folha de alumínio pode ser facilmente substituída, tornando a manutenção do seu fogão muito mais rápida e simples.

10. Fazer o sabonete durar mais tempo

Envolva os sabonetes em folha de alumínio para o conservar por mais tempo sempre que não os estiver a usar. Desta forma, afasta a humidade dos sabonetes, evitando que se dissolva.

Se gosta de fazer os seus próprios sabonetes artesanais, envolvê-los em folha de alumínio pode também ajudar a preservar os óleos essenciais e fragrâncias, mantendo o sabonete fresco por mais tempo.

11. Criar um funil

Funil feito de folha de amumínio

Precisa de um funil, mas não tem nenhum à mão? Com uma folha de alumínio é muito fácil criar um funil de “emergência”! Apenas lhe dê um formato de cone e está pronto a usar.

12. Selar sacos plásticos

Coloque uma tira de folha de alumínio por cima da abertura do saco plástico e passe a ferro. O calor irá derreter o plástico selando imediatamente o saco.

A película de alumínio evita que o plástico derreta diretamente na base do ferro de engomar, pelo que não tem de se preocupar!

Esta técnica é especialmente útil para alimentos que deseja congelar. Selar bem o saco plástico ajuda a evitar a formação de cristais de gelo, mantendo o alimento em melhor estado.

13. Eliminar eletricidade estática da roupa

Se utiliza máquina de secar roupa, experimente colocar umas duas ou três bolas de folha de alumínio no tambor para eliminar a eletricidade estática das peças de roupa.

Aproveite também este truque para secar mais rapidamente a roupa na máquina de secar.

14. Afastar pássaros do jardim e das árvores de fruto

Pendure alguns pedacinhos de folha de alumínio nas árvores de fruto para espantar os pássaros. Ao refletirem a luz solar e moverem-se com o vento, essas folhas acabam assustando as aves. Se mesmo assim teimarem em aparecer, experimente desenhar uns olhos assustadores na folha de alumínio! 😀

15. Criar uma caixa para refletir mais luz solar para as plantas

Se a exposição solar da sua casa não é das melhores, pode usar este truque para refletir mais luz para as suas plantas.

Assista ao seguinte vídeo para saber como fazer:

16. Evitar que as bananas escureçam

As bananas tendem a amadurecer rapidamente na fruteira. Experimente embrulhar a extremidade das bananas com folha de alumínio para as manter fresca por mais tempo.

17. Limpar a grelha do grelhador ou fogareiro

Assou umas sardinhas ou umas tiras de entrecosto no grelhador e agora tem a dificil missão de limpar a grelha?

Esfregue uma bola amassada de folha de alumínio na grelha ainda quente. Utilize uma pinça de carne para não queimar os dedos.

18. Conservar a cebola cortada por mais tempo

Nem sempre temos necessidade de utilizar uma cebola inteira ao cozinhar e normalmente guarda-se a parte que sobra no frigorífico.

Da próxima vez que tiver de guardar cebola no frigorífico, embrulhe-a primeiro em película aderente e depois em folha de alumínio. Desse modo, para além de conservar a cebola por mais tempo, ainda evita passar o cheiro para outros alimentos no frigorífico.

19. Clarear os dentes

Misture bicarbonato de sódio com pasta dos dentes e coloque essa mistura num pedacinho de folha de alumínio. Aplique nos dentes e aguarde 15 minutos.

Clarear dentes com folha de alumínio

Antes de experimentar este método, é aconselhável consultar um dentista. O bicarbonato de sódio é abrasivo e, se usado de forma inadequada, pode danificar o esmalte dos dentes.

20. Apertar parafusos

Está a apertar um parafuso, mas este não aperta convenientemente? Experimente enrolar um pouco de folha de alumínio no parafuso e apertar bem até conseguir um aperto bem firme.


Já agora, já reparou que a folha de alumínio tem um lado fosco e outro brilhante? Saiba que utilidade dar a ambos os lados no artigo Como usar corretamente a folha de alumínio.

Conhece mais utilizações alternativas para a folha de alumínio? Se sim, partilhe as suas dicas nos comentários.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *