MEO lança solução de atendimento para surdos

120 mil cidadãos com deficiência auditiva têm agora acesso a atendimento na MEO e a descontos especiais.

Linguagem gestual

A operadora de telecomunicações portuguesa MEO disponibiliza, desde 7 de dezembro, atendimento personalizado a pessoas com deficiências. A empresa concorrente da NOS, lançou a única solução existente em Portugal de atendimento a surdos, por enquanto, presente em 3 pontos de venda nesta fase de lançamento (em Lisboa e Porto).

É um serviço totalmente gratuito, que será efetuado por via de acesso aos serviços de tradução Serviin (serviço de videointerpretação que quebra as barreiras de comunicação entre a comunidade ouvinte e a comunidade surda através da videochamada, por telemóvel ou computador).

Em Portugal existem mais de 120 mil cidadãos com deficiência auditiva, em diferentes graus, que, agora, poderão ter acesso a este tipo de atendimento na MEO, e ainda, através do Programa Aladim, usufruir de um desconto de 30% sobre o valor base de cada mensalidade nos serviços de TV, para pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%.

Este é um serviço presencial, que tornará estes cidadãos mais independentes. Os clientes da MEO terão de dirigir-se a uma das três lojas em Portugal (Picoas e Oriente em Lisboa e Boavista no Porto) onde encontrarão um funcionário com formação básica em língua gestual, com quem poderão estabelecer contacto. Este funcionário será a primeira ligação com o serviço de vídeo-interpretação especializado.

O cliente expõe a sua questão que será traduzida pelo intérprete que estará do outro lado da linha, permitindo que em poucos minutos o assunto esteja resolvido. Este serviço propõe revolucionar o atendimento nas lojas e torná-lo cada vez mais inclusivo.

Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal, empresa comparadora de tarifas de telecomunicações, fala sobre o tema: “Na maioria das vezes, os cidadãos com capacidades reduzidas de audição são obrigados a levar uma pessoa para traduzir aquilo que os mesmos tentam expressar, e a MEO veio colmatar estes problemas de comunicação, com um serviço alternativo e eficaz no atendimento ao público.”.

A 15 de novembro o governo anunciou também a intenção de tornar acessível às pessoas surdas, até ao final do ano, o número de emergência 112.

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Este conteúdo foi publicado originalmente em: 15/12/2016



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