Como montar um escritório em casa

Conheça algumas dicas para o guiar na hora de montar um escritório em casa.
Escritório em casa

É certo que a atual pandemia do novo coronavirus veio alterar radicalmente a forma como trabalhamos, como consumimos e como nos relacionamos, mas a verdade é que o teletrabalho era algo que já vinha ganho cada vez mais adeptos. Afinal de contas, são várias as vantagens e os benefícios de trabalhar a partir de casa, com os seus próprios horários, comodidades e ritmo de produtividade.

Com o avanço da tecnologia e a democratização da internet, trabalhar a partir de casa deixou de ser um exclusivo das profissões liberais e passou a estar acessível a praticamente todos os trabalhadores. No entanto, para que o teletrabalho seja confortável, cómodo e produtivo é necessário ter em consideração algumas condicionantes. E a mais importante de todas é o espaço de trabalho.

Assim, montar o escritório em casa pode parecer à primeira vista uma tarefa simples, mas é fundamental para garantir ritmos e níveis de produtividade eficientes. É importante ter em consideração um espaço agradável e iluminado, uma cadeira de escritório ergonómica (na loja CadeirasPro encontra uma enorme diversidade de cadeiras ergonómicas) e eliminar o maior número possível de distrações, por exemplo.

Por tudo isso, compilámos nas linhas abaixo uma série de dicas e conselhos para construir um home office da melhor forma possível.

Reserve um espaço para o escritório

A primeira vantagem que ocorre a qualquer pessoa quando se fala em trabalhar em casa passa imediatamente pelo facto de permitir trabalhar em qualquer local. Na cama, no sofá ou até mesmo na rua, numa esplanada ou num jardim público. Tudo isto é verdade e é um dos grandes benefícios do teletrabalho, o de poder fazer uma pausa a qualquer altura do dia e levar o portátil para o parque e aproveitar uma hora de sol e bom tempo.

Contudo, essa é a exceção que confirma a regra, porque a maior parte do tempo irá estar a trabalhar a partir de casa. Até porque é aí que tem todo o material que precisa, mobiliário confortável e outras comodidades que vai sentir falta ao passar demasiado tempo na rua. Por isso, é importante manter um espaço de trabalho em casa, reservado ao seu escritório.

Não é necessário ter uma divisão apenas para o trabalho. Um home office pode ser uma mesa na marquise, uma secretária no canto da sala ou metade do quarto transformado em escritório. O importante é que tenha um espaço em casa que seja o seu local de trabalho e que não se misture com o ambiente familiar. Essa divisão é fundamental, tanto do ponto de vista físico como psicológico, de acordo com os vários especialistas.

Se possível, delimite o espaço do seu escritório, usando biombos ou cortinas por exemplo. A ideia é separar da melhor forma possível a sua zona de trabalho do ambiente familiar e das distrações. Longe da vista, longe da mente! 🙂

Utilize o material correto

Cadeira de escritório ergonómica

Sim, é verdade que é muito apelava a ideia de trabalhar no quarto. Mas, na realidade, quem é que consegue estar a escrever no portátil durante várias horas numa cama? Montar um escritório em casa exige material confortável, com as dimensões corretas e ergonomicamente adequadas. Uma cadeira de escritório é, provavelmente, o mais importante destes itens, uma vez que será aqui que passará a maior parte do tempo.

Informe-se qual o mobiliário mais correto para trabalhar. Uma secretária com a altura certa, uma cadeira de escritório confortável e um teclado ergonómico para o seu computador. Tudo isto ajuda a aumentar a produtividade e a mitigar riscos de possíveis lesões, como mialgias de esforço ou tendinites.

Por esses motivos é que não deve descurar a qualidade do mobiliário. Uma cadeira confortável, com a altura certa e que forneça apoio adequado para as costas e para os braços, pode não ser o elemento mais barato do seu escritório, mas aqui, tal como noutros casos, o barato pode mesmo sair-lhe caro.

Além disso, garanta que tem uma ligação à internet estável e rápida. É certo que hoje em dia estamos conectados quase em permanência, mas uma ligação à net que não permita um trabalho regular, constante e rápido, pode criar frustração e fazer cair todos os níveis de motivação.

Opte por iluminação natural

Escritório em casa com luz natural

A iluminação adequada ajuda a tornar o espaço de trabalho mais produtivo e confortável. Uma iluminação insuficiente pode reduzir a sua energia e a sua moral, causar fadiga ocular e dores de cabeça e, consequentemente, prejudicar a sua capacidade de trabalhar com eficácia.

Sempre que possível, opte pela iluminação natural, quer esta seja proveniente de uma janela ou de uma claraboia. A luz solar melhora o seu ambiente de trabalho, ajudando-o a concentrar-se e a não se sentir enclausurado.

Mas deve ter em consideração a sua posição de trabalho relativamente à luz natural. Regra geral, é melhor ter a luz solar em frente ou junto à mesa e monitor do computador para evitar reflexos. Os estores podem ajudar a se adaptar às variações de brilho durante o dia.

Caso trabalhe durante a noite, ou não tenha acesso a luz natural, deverá ter em conta que, na maioria dos casos, a iluminação ambiente já existente em sua casa, não foi projetada para uso em escritórios domésticos, pelo que poderá ter de adicionar fontes de luz adicionais.

Estabeleça um horário

Trabalhar a partir de casa dá uma liberdade extra a qualquer trabalhador, mas isso não implica que deva descurar um horário e uma rotina. É certo que pode fazer pausas sempre que lhe apetecer e estiver cansado, para retomar forças, beber um café ou tratar da roupa suja, mas é extremamente importante ter um plano prévio de organização de trabalho.

Ou seja, é fundamental garantir um horário de início e outro de término da sua jornada diária de trabalho. Caso contrário corre o risco de passar o dia todo a fazer tarefas profissionais, acabando por deixar as suas responsabilidades familiares ou domésticas para segundo plano. A maior parte das pessoas tem dificuldade em organizar-se sem um plano e isso pode afetar seriamente a sua produtividade e o seu nível de trabalho.

Dê um toque pessoal ao seu escritório

Já aqui falámos da importância de ter um espaço de trabalho exclusivo em casa, com uma cadeira de escritório ergonómica, luz suficiente e uma ligação à internet estável, mas aproveite para o personalizar. Já que está em casa, aproveite para criar a atmosfera perfeita para que a sua produtividade seja ainda maior.

Compre uma luz confortável que crie uma determinada atmosfera, coloque uma música ambiente agradável ou rodeie-se de velas ambientais que criem o espaço perfeito. No fundo, utilize aquilo de que gosta e que lhe traga conforto mental, para que tudo esteja perfeito à sua volta e para que o trabalho possa também lhe trazer prazer. No fundo, seja você mesmo e crie o seu escritório perfeito.


Já montou o seu escritório em casa? Partilhe as suas dicas nos comentários.

Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.