Como poupar dinheiro com a sua estratégia de Marketing Digital
Muitos empreendedores questionam-se sobre quanto deve ser investido em marketing digital e como poupar dinheiro com a sua estratégia. Saiba mais…
Após tomar conhecimento da importância do marketing digital e ferramentas de SEO para o seu negócio, muitos empreendedores passam a questionar no quanto deve ser investido neste marketing e como poupar dinheiro com a sua estratégia.
Esta dúvida é bastante comum. Muitas companhias não têm um investimento pré-estabelecido para o marketing digital, sem saber a quantia para investir, além de como direcionar tais recursos.
Se também possui estas dúvidas, continue acompanhando este artigo, pois iremos auxiliar no melhor planeamento de marketing digital sem gastar tanto dinheiro.
Como poupar no investimento em marketing digital?
A grande verdade é que não existe um número exato para fazer o investimento em marketing digital e ferramentas de SEO na sua empresa. Isso se dá ao facto de que cada companhia possui suas características específicas, como: Capacidade financeira, objetivos, porte e equipas.
Ou seja, o investimento de mil euros pode ser ideal para uma empresa, mas pode ser completamente inviável para outra. Ao invés de focar num valor exato, é necessário abordar a estratégia através de uma perspetiva diferente, que envolve três fatores que são: Objetivos da companhia, recurso disponível e por fim, a relação de tempo x dinheiro.
Cada companhia possui uma meta distinta, então traçar um único objetivo para todas é um grande erro. O seu concorrente, por exemplo, pode estar com metas diferentes, sendo assim, as suas estratégias de marketing digital e SEO, e recursos serão diferentes.
Então, para saber o quanto irá poupar dinheiro com a estratégia de marketing digital, será necessário pegar como princípio a sua meta. E ela pode variar entre: Gerar mais vendas, elevar o valor de marca ou até mesmo captar mais leads. Detalhando os objetivos, o planeamento financeiro será muito mais fácil, bem como o esforço necessário para atingi-lo.
O que também auxilia muito para servir como base na definição do seu investimento em marketing, é o recurso que a empresa possui disponível em caixa. Pode ser que a meta da empresa seja atingir determinado valor no ano, mas o recurso necessário para alcançar tal valor até lá, está totalmente fora da realidade da companhia.
Mas isso não quer dizer que deve deixar de investir no marketing digital e otimização SEO do negócio virtual. Isso é um erro. Mesmo obtendo poucos recursos em caixa, é necessário destinar um valor, seja 5% ou 10% da faturação. Embora a ideia seja poupar dinheiro com a estratégia, é válido ressaltar que quanto mais investido, melhores serão os resultados.
Quanto à relação entre dinheiro x tempo, trata-se de adequar o objetivo de faturação da empresa às novas estratégias que se encaixem dentro do seu budget (orçamento), que levará mais tempo, podendo variar de um ano até mais.
Planeamento financeiro para investimento em marketing digital e SEO
Independente do ponto no qual você apoiará a sua estratégia para definir seu investimento em marketing digital e ferramentas de SEO, o planeamento financeiro é essencial para tal decisão ser assertiva.
É necessária a existência de um compromisso sólido em destinar algo em torno de 10% da faturação da empresa, ou reservar uma quantia no mês ou ano; para que as suas ações não sejam paralisadas e comprometam o resultado final das estratégias de marketing digital e SEO definidas pela sua empresa/equipa.
Medidas como controlar os gastos da companhia, buscar sempre o máximo de otimização para obter maior capacidade de poupança para investir nas ferramentas de marketing digital, é fundamental para que a empresa possa evoluir.
Seja na companhia ou em qualquer outra instituição, poupar dinheiro e investir é a chave para obter o sucesso.
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 09/10/2017
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