Recycle BinGo: o jogo que dá prémios a quem recicla

Venha conhecer o Recycle BinGo, o jogo para telemóvel que dá prémios a quem faz reciclagem! Comece já a ganhar pontos sempre que for ao seu ecoponto habitual.
Recycle BinGo

Sabia que pode ganhar vales para descontar no Pingo Doce, na Decathlon, na Wook, na Lanidor, assim como mochilas, t-shirts, entre outros prémios, fazendo reciclagem e cumprindo desafios também relacionados com a separação de resíduos? 🙂

A plataforma que permite essas recompensas chama-se Recycle BinGo, uma aplicação disponível para Android e para iPhones que pretende incentivar as famílias portuguesas a se deslocarem mais vezes aos Ecopontos e a sensibilizar cada vez mais os cidadãos para o tema da reciclagem.

O que é o Recycle BinGo

Lançada pelas mãos da EGF – empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal – e com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, o Recycle BinGo apresenta-se como, provavelmente, o jogo mais completo e ambicioso e completo ligado à reciclagem, ou o jogo mais amigo do planeta, como eles gostam de o chamar.

Inspirada em jogos de enorme sucesso como é o caso do Farmville e do PokemonGo que apelam a todos os géneros e idades, a aplicação Recycle BinGo tem uma mecânica simples: quem separa bem e visita o ecoponto, diverte-se e ganha recompensas.

Esta app junta gamificação, georeferenciação, um sistema de prémios, realidade aumentada, entre outros detalhes talhados para nos ajudar a reduzir, reutilizar e reciclar.

Resumidamente, esta aplicação dá prémios a quem recicla, e isso é controlado através da geolocalização presente nos smartphones, que reconhece que o cidadão está junto ao Ecoponto com as suas embalagens para reciclar.

Já são mais de 20.000 os utilizadores, de norte a sul do país, que se renderam ao Recycle BinGo. Mas o sucesso deste jogo 100% português, vai ainda mais longe, tendo se consagrado vencedor nacional na categoria “Environment & Green Energy“, nos WSA – World Summit Awards 2021, em Portugal.

Assista de seguida a uma breve apresentação do Recycle BinGo, diponibilizada no canal de Youtube da EGF Portugal:

Esta app vai já na 2ª versão, sendo que trouxe imensas novidades para quem participava na versão anterior. E, segundo a EGF, o Recycle BinGo tem ainda mais desafios e projetos para o futuro: a médio prazo com a inclusão de novos “bichinhos”, missões georreferenciadas, e a angariação de novos parceiros (lojas e marcas) para que possam oferecer ainda mais incentivos aos utilizadores.

Como jogar e ganhar prémios com o Recycle BinGo

Após instalar a app Recycle BinGo no seu smartphone, deverá fazer login utilizando a sua conta de Facebook ou Google.

Depois, sempre que for ao seu ecoponto habitual, só tem de certificar-se que tem o serviço de localização do seu telemóvel ativado, e clicar no botão de Check-In da app para que apareçam as Ecogemas com “bichinhos” para apanhar. Uns bichinhos vão diretamente para o cartão BinGo e outros dão EcoMoedas.

Quando completar um cartão BinGo, ganha EcoMoedas com as quais pode trocar por prémios. Os prémios podem ser físicos ou vouchers de desconto em lojas e supermercados, como é o caso da Decathlon, da Wook e do Pingo Doce.

Aplicação Recycle BinGo

Ao fazer Check-In pela primeira vez junto a um ecoponto, esse passa a ser considerado o seu ecoponto habitual, e como tal, o único onde pode apanhar bichinhos. De qualquer forma, é sempre possível alterar o seu ecoponto habitual, bastando ir às definições da aplicação e desativar o ecoponto atual, para que possa definir um novo da próxima vez que fizer Check-In.

Para além dessa missão, existem ainda missões especiais. Recomendo que leia o Tutorial do Recycle BinGo para saber mais e conhecer todas as formas de ganhar EcoMoedas.

Existem também jogos divertidos para jogar em casa; os Sábios, que é o planeta terra em realidade aumentada e ainda vídeos pedagógicos que explicam as principais dúvidas e questões relacionadas com a reciclagem e com os resíduos urbanos.

Curiosamente, o primeiro jogo que joguei nesta app, é bastante idêntico ao famoso Flappy Bird. 🙂

Jogos Recycle BinGo

Infelizmente, apesar de eu ter um Ecoponto a poucos metros, o mesmo não é abrangido pelo Recycle BinGo (poderá ver aqui se o seu município é abrangido pela app) .

Segundo a Equipa Recycle BinGo:

“Se não estiver num município aderente, poderá juntar alguns pontos ao realizar algumas missões, mas não serão suficientes para trocar por prémios.

As formas mais eficazes de juntar pontos são completando os cartões BinGo com os bichinhos que apanha junto do seu ecoponto habitual, ou jogando as nossas aventuras, para as quais precisa de ter ecoenergias, que funcionam como “vidas”, mas que obtém ao fazer check-in no seu ecoponto.

Assim, não estando num município aderente, o jogo será muito limitado e sem possibilidade de alcançar prémios.”

E você, já conhecia esta app? Já recebeu algum prémio? Deixe o seu testemunho nos comentários.

Partilhe este artigo:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Também poderá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ebook Gratuito

Receba gratuitamente o Ebook que o ensina a poupar com Utilizações Alternativas para coisas do dia-a-dia!