Drone

A indústria dos drones está indiscutivelmente em crescimento, e com ela, vêm novas e revolucionárias maneiras de olhar para mercados existentes.

Com isso em mente, neste artigo, vamos-lhe mostrar 3 soluções para rentabilizar o drone que tem em casa.

Para os mais preguiçosos temos boas notícias: Você nem precisa de sair de casa para meter o seu drone a render. No entanto, se for mais ambicioso, temos também umas ideias que consideramos ter grande potencial.

Sem mais demoras, aqui ficam 3 ideias para rentabilizar o seu drone:

1. Alugue o seu drone

O crescimento da “economia colaborativa” deu azo a uma democratização de várias indústrias que previamente estavam reservadas às grandes corporações.

Um excelente exemplo disso é a rnters, que permite aos utilizadores alugarem os bens que têm em casa a outros utilizadores. Para além de ser uma excelente plataforma, esta startup é 100% Portuguesa!

Já existem vários utilizadores a rentabilizarem os seus drones, com modelos como o DJI Mavic Pro a comandarem até 187.5€ por dia de aluguer!

Esta é também uma excelente plataforma para pesquisar a potencial rentabilidade antes de comprar um drone.

2. Crie uma empresa de captação de imagem de drone

Existe também uma forte procura de serviços de captação de imagem com recurso a drone.

Desde casamentos, a agricultura, passando pelo imobiliário, as imagens de drone são sem dúvida uma mais valia, dando uma outra perspetiva fotográfica a eventos, ativos e infraestruturas.

Neste modelo de negócios, aconselhamos a escolher um nicho bastante específico, por exemplo fotografia e vídeo de eventos, e concentrar-se apenas nele, pois haverá sempre competição no mercado generalista, e como esta é um industria nascente, ainda existe a oportunidade de se tornar numa autoridade em determinado nicho.

Para angariação de clientes, o mais fácil é sempre começar pela sua rede de contactos, oferecendo preços abaixo do mercado, e criar um portefólio, na esperança de angariar novos clientes através do “passa-a-palavra”.

3. Crie uma empresa de inspeção com recurso a drone

Os drones representam também uma excelente solução para a inspeção de infraestruturas de difícil acesso ou de grande tamanho.

Alguns exemplos incluem turbinas eólicas, terrenos agrícolas de grande tamanho, redes elétricas, construções, entre muitos outros.

Este tipo de serviço requer uma maior experiência e técnica de voo, pelo que recomendamos a inscrição num curso especializado.

Em vários casos, como no levantamento geográfico de terrenos, é também necessário conhecimento de software específico.

Felizmente, em Portugal, já existem várias opções. A restart, por exemplo, já dispõe de um curso de operação de drones.


Conclusão

Esperamos que o tenhamos convencido que o drone que tem parado em casa pode ser um ativo rentável quase sem esforço.

Desde as soluções mais passivas, como o aluguer em plataformas online, a soluções mais ativas, como a oferta de serviços de inspeção, estes pequenos objetos voadores podem adicionar um rendimento considerável a quem os souber monetizar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.