SEO ou PPC? Onde a sua empresa deve investir?
Conheça o que distingue e une o SEO e o PPC e saiba qual o investimento que deve fazer no seu projeto.
Destacar a sua empresa ou negócio na atualidade pode ser uma tarefa árdua, principalmente se pensarmos que novos negócios surgem diariamente. Este crescimento de negócios é natural devido à facilidade de começar os mesmos com o uso da internet.
Para que o destaque seja possível é essencial ter o conhecimento necessário das ferramentas e possíveis estratégias do marketing digital. Duas estratégias possíveis e que, realmente, vão oferecer resultados ao seu negócio são o SEO (Search Engine Optimization) e o PPC (Pay Per Click).
Conheça o que distingue e une estas duas opções e saiba qual o investimento que deve fazer no seu projeto.
Conteúdo
Entenda o SEO (visitantes naturais) e o PPC (anúncios)
Quando o seu possível cliente faz uma pesquisa no Google é porque quer obter uma informação sobre o tema que pesquisou; se você for a resposta à questão feita, a probabilidade de fechar negócio é muito grande!
No topo da página de resultados de uma pesquisa feita no Google, aparecem os anúncios do Google Adwords. A esta lista de anúncios pagos também chamamos de resultados PPC (Pay Per Click). Esses resultados, como se encontram na parte superior da página, recebem muitos cliques, porém, cada vez que um utilizador clica em um desses links, o dono do site visitado paga ao Google o valor referente ao clique.
No entanto muitas pessoas tendem a ignorar esses primeiros resultados de forma inconsciente devido à associação a anúncios. Neste ponto, elas tendem a clicar nos primeiro resultados naturais que aparecem logo em seguida, os resultados orgânicos naturais que não são anúncios.
Diferente dos resultados PPC, ao clicar em um desses links orgânicos naturais, o dono do site não paga nada ao Google.
Mas como aparecer nestas primeiras posições naturais?
Isto é o que um Consultor SEO pode fazer por si. Com as estratégias de otimização avançadas, o website da sua empresa ou negócio irá surgir nos primeiros resultados do Google, ou de qualquer motor de pesquisa, desde que tenha uma boa classificação.
Estas estratégias estão relacionadas aos resultados orgânicos e não é possível pagar para estar no topo da listagem. Para o conseguir deve ter bom planeamento de marketing digital, boa presença on-line e excelente conteúdo estratégico, a seguir regras específicas do Google, algo que normalmente é realizado por empresas de SEO em Portugal.
Na prática, veja abaixo a diferença nos resultados do Google que diferenciam o PPC do SEO.
Em qual das hipóteses devo investir?
Caso queira saber onde investir, deve saber quais as diferenças entre estas duas estratégias de marketing digital. Com essa informação, e com uma análise mais pormenorizada do seu negócio, torna-se mais simples fazer um investimento com retorno.
SEO é uma estratégia que exige um investimento a longo prazo; regra geral verá resultados no prazo de 3 a 6 meses, caso escolha palavras-chaves adequadas, um nicho pouco concorrido e uma estratégia que beneficie o seu negócio. Em outros casos, dependendo da concorrência, os resultados podem surgir ao final de um ano.
Sendo assim, SEO implica alguma paciência da sua parte. Claro que, assim que obtiver resultados, será visto como autoridade por parte dos possíveis clientes.
O PPC, por outro lado, tem uma enorme desvantagem: existem resultados enquanto existirem pagamentos. Se em algum momento deixar de fazer investimentos em publicidade, os resultados deixam de existir, ao contrário do que acontece com SEO.
Embora tenha essa desvantagem, o PPC permite resultados rápidos. Assim que começar o investimento, pode obter resultados, e com ajustes nos anúncios on-line, terá benefícios recorrentes. Esta estratégia pode ser implementada a longo termo.
Mas e qual a melhor opção para o seu negócio?
Comece por analisar o seu negócio e por entender o que precisa. Consegue esperar de 3 meses a um ano até obter resultados reais? Necessita de visibilidade instantânea? Dependendo das necessidades do seu negócio e das possibilidades financeiras, escolha uma das estratégias ou crie uma terceira estratégia que faça uma junção das duas anteriores.
Qual a opção que oferece maior retorno sobre o investimento feito?
O PPC oferece resultados que podem ser avaliados com alguma facilidade pois é só uma comparação entre as métricas obtidas. O SEO tem uma análise um pouco mais demorada e que vai depender das métricas importantes para o negócio.
Quanto à relação investimento e retorno financeiro, as estratégias de SEO vencem, tendo um retorno superior, no entanto, mais demorado. O PPC, apesar de oferecer resultados mais rápidos, tem um retorno mais baixo.
Existe um momento certo para fazer realizar um investimento em SEO ou PPC?
Acreditamos que o investimento deve ser feito o mais cedo possível para que os resultados cheguem igualmente depressa. Mas dadas as restantes necessidades existentes nos negócios, nem sempre é possível despender dinheiro nestas estratégias.
Sendo assim, caso o seu negócio não tenha produtos ou serviços validados, as necessidades de vendas sejam altas, o facturamento com o negócio ainda esteja aquém, o seu website ainda não esteja pronto para estes investimentos ou a sua empresa não tenha o hábito de fazer investimentos em marketing digital, não comece.
Comece por testar as bases do seu negócio e analisar qual o valor que podia ser despendido para estratégias de marketing digital. Obtendo essas respostas, terá a conclusão a esta questão.
A sua empresa está pronta para estes investimentos?
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Este conteúdo foi publicado originalmente em: 22/07/2019
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Estava a tentar perceber a diferença destes termos que as agências de marketing digital cá em Portugal tanto falam e foi perfeito este artigo! A clínica MINT é uma clínica de tratamentos dentários premium em Lisboa e já investimos em anúncios e redes sociais. Acredito ser a hora correcta de começar com o investimento em SEO para diminuir nossos gastos mensais com anúncios! Obrigado!