SOS COVID: Informação sobre o que está disponível nos supermercados

Quer saber que supermercados da sua zona ainda têm produtos alimentares e artigos de saúde e higiene nas prateleiras? Venha conhecer a plataforma SOS COVID...
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Não há dúvidas que a pandemia COVID-19 está a ter enormes consequências e a causar imensas limitações no nosso quotidiano. Mas também é verdade que a tecnologia se tem mostrado extremamente útil para ultrapassar muitas destas limitações. Como se costuma dizer, a necessidade aguça o engenho!

Recentemente, foi lançada a SOS COVID, um site que tem como objetivo ajudar a população a descobrir o que está em falta nos supermercados da sua zona de residência e arredores.

A funcionar em pleno, o SOS COVID permite-nos evitar deslocações desnecessárias a supermercados com prateleiras vazias, já que é possível verificar quais os supermercados que ainda têm disponíveis produtos frescos ou produtos de higiene pessoal.

Esta plataforma online, lançada pela Feralbyte, empresa de desenvolvimento de software sediada na Maia, em parceria com o Centro de Investigação em Ciências Geo-espaciais da Universidade do Porto, funciona de forma colaborativa. Ou seja, a informação lá disponibilizada é inserida pelos próprios utilizadores da plataforma, que ao se deslocarem a um supermercado, vão registando os bens existentes e os que estão em falta. Essa informação é depois validada e atualizada por outros utilizadores ou até mesmo pelos responsáveis pelo supermercado. Basicamente, funciona de forma muito semelhante à famosa aplicação de navegação por GPS – Waze.

Como descobrir o que está em falta nos supermercados da sua zona?

A utilização da plataforma SOS COVID é muito intuitiva. Basta aceder ao site, permitir que o mesmo tenha acesso à sua localização (isto é opcional, claro) e terá imediatamente acesso aos supermercados mais próximos.

SOS COVID - Supermercados

Depois, clique em cima do nome de um supermercado para ter acesso à informação da disponibilidade de produtos.

Ao que parece, pelo menos nas superfícies comerciais que verifiquei, a última atualização da informação data de há 2 dias atrás. Mas isto talvez se deva ao facto da plataforma ser ainda muito recente. Talvez com mais divulgação, chegue a mais portugueses e, como tal, obtenha dados mais atualizados e fidedignos através da colaboração de todos.

SOS COVID - Produtos disponíveis

Para além destas informações, o SOS COVID partilha também algumas medidas de prevenção e notícias relacionadas com a pandemia do movo coronavírus.

Segundo a Feralbyte, os próximos passos são alargar esta plataforma a outros países e ao sector farmacêutico, assim como envolver as superfícies comerciais na disponibilização e validação da informação partilhada, como por exemplo, os horários de funcionamento e o tempo de espera previsto para acesso ao supermercado.

Está também previsto o lançamento de uma aplicação móvel para iOS e Android.

O que acha desta plataforma? Parece-lhe útil nos tempos que correm?


Não perca nenhuma oportunidade!

Quer ficar sempre a par das nossas novidades, receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro... diretamente no seu messenger?

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.