Máquina de Calcular

Conhecer a sua taxa de esforço é muito importante para uma correta gestão do seu orçamento familiar. Contudo, esta conta mágica é ainda mais importante se pensar em recorrer a algum tipo de crédito.

Com a ajuda deste artigo, saiba o que é e aprenda a calcular a sua taxa de esforço.

O que é a Taxa de Esforço?

A Taxa de Esforço representa a parte do rendimento do agregado familiar destinada ao pagamento de encargos financeiros, como crédito habitação ou crédito ao consumo.

A medição do seu esforço financeiro é calculado sempre que recorre ao crédito. Desta forma, o banco ou financeira a quem pediu empréstimo percebe se tem capacidade financeira para pagar o mesmo.

Se pondera pedir financiamento à habitação, deverá garantir que a sua taxa de esforço não é superior a 30% dos seus rendimentos. Se tiver um rendimento de 1000€, não deverá ter despesas com créditos acima dos 300€.

O cálculo:

[total de prestações financeiras / rendimento do agregado] x 100 = Total em %

Porque é que é importante saber a minha taxa de esforço?

  • Saber quanto dinheiro vai ter disponível após o pagamento das suas obrigações com créditos vai permitir-lhe fazer um planeamento mensal das duas receitas e despesas. Uma boa gestão do orçamento poderá permitir-lhe iniciar uma poupança, que poderá utilizar para amortizar os seus créditos, diminuindo não só o valor em divida como os prazos dos mesmos;
  • Para não correr o risco de entrar em incumprimento com as suas obrigações. Ter uma taxa de esforço demasiado alta significa que as suas despesas com créditos consomem grande parte do seu orçamento e, por consequência, corre um maior risco de incumprimento;
  • Se estiver a pensar comprar ou mesmo arrendar de casa, conhecer a sua taxa de esforço vai dar-lhe uma noção correta do quanto poderá pagar e do valor que poderá pedir de financiamento.

Calcular a sua taxa de esforço pode ser importante em vários momentos da sua vida financeira. Tenha-a sempre em mente e garanta que o seu orçamento está sempre equilibrado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.