Telefonar para números gratuitos: Poupar dinheiro e ganhar comodidade
Entenda como os números com prefixo 800 podem ser uma ferramenta valiosa para empresas e consumidores.
Nem todas as empresas oferecem, à partida, contactos telefónicos gratuitos para comunicarmos com elas. Os números 800, também conhecidos como “números verdes”, são amplamente usados para linhas de informação e apoio ao cliente. São uma escolha comum entre bancos, seguradoras e outras entidades, permitindo às empresas oferecer suporte ao cliente em diversas áreas, seja para consultas gerais, suporte técnico ou assistência em situações de emergência.
Conteúdo
Quando faz sentido ter números gratuitos à disposição?
Faz todo o sentido a existência de números gratuitos em situações como apoio ao cliente, reporte de avarias, contactos de emergência (como comunicação de fugas de gás), linhas de apoio à vítima, entre outros. Esses números tornam mais fácil para os utilizadores entrarem em contacto, melhorando assim a qualidade da comunicação. De facto, ter um número gratuito pode ajudar a empresa a manter os seus clientes satisfeitos.
Mantenha um registo dos números gratuitos
É uma boa ideia ter à mão uma lista de todos os números gratuitos com prefixo 800. Nem todas as entidades tornam esses contactos fáceis de encontrar nas suas páginas ou redes sociais. Portanto, quando os encontrar, veja isso como um achado e registe para uso futuro.
E se não encontrar um número gratuito?
Se não encontrar um número gratuito para onde ligar, existem plataformas online que ajudam a encontrar contactos alternativos gratuitos. Além disso, se o motivo do seu contacto for uma avaria ou outro problema com um serviço, pode solicitar à entidade a devolução do montante gasto com as chamadas.
Com a implementação do Decreto-Lei n.º 59/2021, a 1 de novembro de 2021, as operadoras de telecomunicações e outros prestadores de serviços públicos essenciais viram-se forçados a disponibilizar linhas telefónicas gratuitas ou com custos reduzidos para os seus clientes. Este decreto proíbe a cobrança de custos excessivos em chamadas telefónicas para linhas de atendimento ao cliente. Além disso, as empresas são obrigadas a divulgar claramente os números de telefone e os custos associados a essas chamadas na suas comunicações comerciais, faturas e contratos. Embora algumas dessas medidas tenham sido inicialmente introduzidas como uma resposta à pandemia da Covid-19, o decreto torna essas regras permanentes, estendendo-se além do período pandémico.
Benefícios dos números gratuitos
Uma das maiores vantagens dos números 800 para as empresas é a centralização das chamadas. Através de um único número, é possível reunir várias linhas de atendimento, facilitando a gestão e promovendo uma maior produtividade. Segundo a ANACOM, a regulação efetuada torna o serviço de números gratuitos bastante acessível para as empresas.
Para os clientes, os números 800 são essenciais para obter suporte sem que tenham de se preocupar com os custos das chamadas. Existem, inclusive, números específicos para fornecer apoio em circunstâncias críticas, como é o caso da Linha do Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica (800 202 148) e a Linha Centro de Informação Antivenenos (800 250 250).
Comparação com outros números especiais
É importante não confundir os números 800 com os 707 ou 808. Enquanto os números 800 são totalmente gratuitos, os números 808 têm um custo de chamada local e os 707 são números de valor acrescentado, suportados por quem telefona.
De facto, os números 800 são uma ferramenta valiosa para a construção de uma comunicação eficiente e sem barreiras de custo entre empresas e clientes. O seu papel vai além de simplesmente proporcionar uma linha de comunicação gratuita, contribuindo para a construção de uma relação de confiança e satisfação que pode, a longo prazo, traduzir-se num cliente mais satisfeito e consequentemente mais leal.
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- E se pudesse se reformar aos 30 anos?
- Revolut e Uber juntam-se para oferecer Uber One gratuito aos clientes Premium, Metal e Ultra
- Estudo: Metade das crianças portuguesas recebem o primeiro telemóvel aos 10 anos
- Você é introvertido ou extrovertido em relação ao dinheiro?