O trabalho remoto é cada vez mais comum: são cada vez mais as pessoas que trabalham a partir de casa, seja de forma pontual ou permanente.

O Nomadismo Digital Portugal é um site português que ajuda, com conteúdo exclusivo, quem trabalha a partir de casa ou quer começar a trabalhar remotamente.

Trabalhar a partir de casa sugere, logo à partida, uma maior poupança de dinheiro. A primeira coisa que todas as pessoas associam ao trabalho remoto é a supressão do trajeto casa-trabalho. No entanto, trabalhar a partir de casa esconde também alguns gastos que é importante saber controlar na altura de pôr a mão na carteira.

Minimize os deslocamentos desnecessários

Trabalhar a partir de casa pode ser sinónimo de deslocamentos regulares para ir ter com colegas de trabalho ou com clientes.

Evite ao máximo deslocar-se a reuniões: privilegie as reuniões via Skype e videoconferência!

Preparar uma reunião, conversa ou entrevista via videoconferência não precisa de ser complicado e com este hábito e método, as deslocações desnecessárias tornam-se coisa do passado.

Com isso, acabará também por se tornar mais produtivo e poupar dinheiro em gasolina e transportes!

Saiba quais são os custos associados ao seu trabalho

Fazer um orçamento
Estipule um preço e faça um orçamento correto do seu trabalho.

Custear a sua atividade profissional é algo muito importante, não só para ter noção do dinheiro que gasta e precisa por mês (permitindo-lhe gerir melhor o seu dinheiro) mas também para saber dar um preço e fazer um orçamento correto do seu trabalho.

Leia também:  Como Fazer um Esfoliante Corporal Caseiro

Logo nos primeiros meses em que começar a trabalhar a partir de casa, anote todas as despesas que influenciam a sua atividade profissional: eletricidade, Internet, rede móvel, impressões e outros materiais específicos devem entrar para as suas contas mensais e devem influenciar também o preço do seu trabalho ou serviço.

Saber todos os custos associados ao seu trabalho, permite-lhe perceber, todos os meses, onde pode cortar para poupar mais.

Faça economias inteligentes… sobretudo na comida

Durante as horas de trabalho, a tentação de comer snacks salgados ou doces é muito grande. Esta tentação não diminui ao trabalhar em casa, mas pode ser combatida com mais facilidade.

Como está em casa, faça as suas próprias refeições e snacks saudáveis: tem toda uma cozinha à sua disposição!

Usar a sua própria cafeteira e chaleira para fazer café e chá (em vez de sair para comprar), cozinhar pequenos snacks e refeições que pode consumir a qualquer momento do dia e fazer compras com mais calma e tempo, permite poupar muito dinheiro na alimentação do dia a dia.

Trabalhando em casa, também se poupa na roupa!

Acabaram-se as camisas, as gravatas e os fatos: trabalhar em casa permite que ande com roupa mais simples e que requer menos tratamento (e dinheiro)!

Ao trabalhar em casa, pode vestir roupa mais confortável e mais barata. Mesmo que tenha peças de roupa mais informais, úteis para reuniões presenciais, o facto de não ter que se preocupar em adquirir roupa de marca ou formal faz com que a poupança seja maior.

Leia também:  Poupe bastante água utilizando redutores de caudal

Conclusão

À primeira vista, poupar dinheiro quando se trabalha em casa parece fácil. No entanto, os custos podem subir rapidamente se não for organizado!

Organize os seus horários de trabalho, defina com precisão e inteligência o preço do seu trabalho e serviços e adapte a sua forma de consumir ao facto de estar mais tempo em casa: só com planeamento e organização é que trabalhar em casa pode ser uma forma de poupar dinheiro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here