Utilize Balastros Eletrónicos nas suas Lâmpadas Fluorescentes
Poupe na fatura da eletricidade substituindo os balastros eletromagnéticos das suas lâmpadas fluorescentes por balastros eletrónicos.

O balastro é um dispositivo indispensável ao funcionamento das lâmpadas fluorescentes normalmente utilizadas na iluminação das cozinhas.
Na maioria dos casos é utilizado um balastro eletromagnético em conjunto com um ou mais arrancadores, para permitir colocar as lâmpadas fluorescentes em funcionamento.
Os balastros electromagnéticos já estão ultrapassados e neste momento é aconselhável a substituição dos mesmos por balastros eletrónicos.
Esse tipo de balastro é facilmente encontrado à venda em casas da especialidade ou em grandes superfícies comerciais como o Mestre Maco, Aki, Maxmat, etc.
A utilização de balastros eletrónicos é mais vantajosa por vários motivos:
- Aumentam a vida útil da lâmpada até 50%, uma vez que proporcionam um arranque mais suave às lâmpadas.
- Reduzem o consumo de energia até 30%.
- Garantem um fluxo luminoso otimizado (sem cintilações).
- Não produzem ruído, ao contrário dos balastros eletromagnéticos que emitem um incómodo zumbido.
- Dispensam a utilização de arrancadores.
A grande desvantagem dos balastros eletrónicos é que são um pouco mais caros do que os tradicionais! Mas tenha em mente que o investimento inicial na aquisição desse tipo de balastro é facilmente amortizado em pouco tempo quer através do aumento da vida útil da lâmpada, quer através do menor consumo de energia.
agora falta saber como sei se os meus balastros já são electrónicos, ou não !
É fácil Dav7, ao ligares a lâmpada no interruptor, notas que ela cintila antes de ligar?
Ou então, desmonta a armadura da lâmpada e verifica se tem arrancador.
Em ambos os casos, estás na presença de um balastro electromagnético e é aconselhada a sua substituição por um electrónico.
A substituição é muito simples, normalmente no próprio balastro encontras o esquema de ligações.
Olá Miguel, lendo a tua mensagem, com o electrónico a lâmpada fica a trabalhar sem arrancador? É preciso colocar lá alguma coisa no lugar?
Tens ideia de quanto custa isso?
Ricardo, não precisas de arrancador e não tens de colocar lá nada a substituí-lo.
Apenas refazes as ligações anulando a ligação do arrancador.
Quanto a preços, anda a rondar os 20€, mas já li algures que os “made in China” ficam muito mais baratos… agora se são fiáveis, não sei!
Boas, acerca dos balastro das referidas lâmpadas, podiam esclarecer-me se os transformadores electronicos, utilizados nos focos de 12 volts, servem para as lâmpadas fluorescentes.
obrigado
Poderei substituir o balastro de uma lâmpada fluorescente tubular e retirar os arrancadores pelo pequeno circuito electrónico que acciona a moderna lâmpada fluorescente economizadora?
Tenho tres candeeiros encastrados em pladur. Cada um tem 2 lampadas de encaixe G24 de encaixe (não são led). Queria substituir por candeeiros led só 1 lampada , mas a instalacção tem para cada candeeiro uma caixa com 2 balastros, e dessa caixa saem 4 condutores (preto, castanho,azul, e amarelo).