Como Ganhar Dinheiro com a Publicação de Ebooks

ebook-kindle Como Ganhar Dinheiro com a Publicação de EbooksNos tempos que correm qualquer fonte de rendimento extra é bem vinda, e quem gosta de escrever tem uma boa opção, escrever e publicar ebooks!

Apesar de ser uma tarefa rentável, é necessário saber como tudo funciona e como poderá começar a publicar ebooks e a ganhar algum dinheiro extra.

O Poupa e Ganha preparou um guia completo que explica todos os passos necessários. Fique a saber tudo o que precisa e comece já a publicar (e a ganhar)!

O QUE SÃO EBOOKS, PORQUE POSSO PUBLICAR E QUANTO PAGO

Em primeiro lugar, convém esclarecer o que é um ebook! Um ebook é simplesmente um livro digital que pode ser lido em praticamente qualquer dispositivo.

Existem leitores de ebooks próprios, como o Kindle e o Kobo, mas os ebooks também podem ser lidos através do computador sem ser necessário adquirir equipamento extra.

Os ebooks felizmente já estão em expansão em Portugal e podem se adquiridos em quase todas as livrarias/editoras online.

A grande vantagem dos ebooks para os escritores é que deixa de ser necessário a aprovação de uma editora. Se num livro tradicional necessitamos de uma editora com recursos para imprimir e divulgar o nosso livro, com o ebook podemos fazer tudo sozinhos!

No caso dos ebooks, o escritor não recebe a totalidade das vendas, mas sim uma percentagem. O restante ficará para a página que presta o serviço. Esta percentagem varia de editor para editor, mas em média o autor recebe cerca de 70% das suas vendas, mas como também é o autor que decide o preço de venda, pode sempre ajustar o preço de venda para compensar. Este valor é muito superior ao que ganharia com um livro em papel!

O QUE ESCREVER

Os ebooks têm as mesmas categorias que um livro tradicional, portanto pode escrever ficção, biografias, livros técnicos, etc. Convém ter em conta que um ebook deve ter a mesma qualidade que um livro em papel, pois caso contrário a opinião negativa dos leitores fará com que deixe de vender o seu ebook.

Se gosta de escrever ficção deve preparar o seu livro eletrónico como se de um livro em papel se tratasse, com tempo e muita dedicação.

No entanto, a categoria mais rentável neste momento em ebooks de autores ainda não conhecidos no mercado, é a categoria dos livros técnicos. Livros de como fazer que ensinam os leitores e oferecem aquilo que estes procuram, informação.

Imaginemos que tem um interesse e um vasto conhecimento por fotografia, poderá facilmente escrever um livro que explique a um principiante os conceitos e como poderá começar a fotografar! O potencial cliente, ao navegar pelas lojas de ebooks, verá o seu livro e se gostar do excerto, poderá eventualmente comprá-lo.

ONDE PUBLICAR – GRATUITAMENTE!

Existem inúmeros sites onde pode publicar gratuitamente o seu ebook, principalmente se escrever em língua inglesa! Procure por livrarias internacionais e verifique se dispõe de aceitação de obras. Em Portugal também já temos alguns serviços, mas não se esqueça que pode sempre publicar em sites internacionais que vendam livros em várias línguas, como a Amazon.

Vamos dar-lhe alguns exemplos de paginas onde poderá submeter o seu ebook.

  • Kobo – O Kobo é uma enorme rede de distribuição de ebooks e comercialização de leitores. Aceitam ebooks sem qualquer custo e o procedimento é muito simples. Basta fazer upload do ebook e preencher as restantes informações (como autor, tema, etc.).
  • Amazon – O gigante Amazon também permite a publicação de ebooks! Com poucos cliques poderá ter o seu livro online e à disposição de milhares de leitores.
  • iBooks – Apple – A Apple também tem a sua própria de plataforma de vendas de ebooks e disponibiliza ainda um completo software para a sua edição.
  • Escrytos – Plataforma do grupo Leya, permite a publicação de ebooks, apenas em português.
  • Bubok – Plataforma em português que permite a publicação e compra de ebooks.

Existem ainda mais opções para publicar ebooks gratuitamente e, como se trata de um mercado em expansão, estão constantemente a surgir novas opções. Pesquise frequentemente para ficar a par das novas possibilidades.

Os portais com maiores hipóteses de venda, são os sites mais reconhecidos, como a Amazon, o Kobo ou a Apple, mas uma vez que a publicação é gratuita, pode publicar em vários sites diferentes.

O QUE É O ISBN E ONDE POSSO OBTER?

O ISBN (International Standard Book Number) é um número, apresentado como código de barras, que identifica o seu livro em qualquer parte do mundo. É obrigatório para a publicação de ebooks, que neste caso é denominado como eISBN.

Em Portugal, a entidade que emite os ISBN é a Apel, bastando entrar em contato através de email ou telefone. Esta operação não tem, à data de hoje, qualquer custo.

Se tiver questões extra, pode contatar diretamente a entidade reguladora internacional.

COMO POSSO PROTEGER A MINHA OBRA DA PIRATARIA?

DRM (Digital Rights Management) é a melhor forma de proteger a sua obra.

Normalmente, os editores que publicam o seu ebook questionam se deseja incluir o bloqueio por DRM e, nesse caso, apenas tem que aceitar e o seu livro ficará bloqueado e apenas poderá ser aberto por que efetivamente o adquiriu.

A empresa mais reconhecida por efetuar esta gestão é a Adobe, portanto os seus leitores terão que ter a aplicação da Adobe instalada ( Adobe Digital Editions), mas todo este processo é gerido pela editora que está a comercializar o livro e não por si diretamente. O autor só tem que decidir se quer ou não ativar a opção DRM.

REGISTAR OS DIREITOS DA MINHA OBRA

Quando protege a sua obra com DRM está apenas a evitar que o ebook seja lido por quem não o comprou, mas isso não prova que este foi escrito por si.

Se pretender registar o conteúdo intelectual da sua obra, deverá fazê-lo no site do IGAC – Inspecão-Geral das Atividades Culturais, na secção de Serviços Online > Propriedade Intelectual.

PASSO-A-PASSO

Parece muito complicado, mas não é! Vamos apresentar um passo-a-passo simples com tudo o que terá de fazer para editar o seu ebook e começar a lucrar!

  1. Escrever o seu ebook
  2. Efetuar uma capa e contra-capa (existem softwares que fazem este trabalho facilmente, como o software iBooks da Apple).
  3. Pedir um eISBN.
  4. Registar-se nas plataformas que escolher e inserir o seu livro. Coloque todos os dados, como a capa, o autor, o eISBN o tema, etc.
  5. Escolher se pretende ativar o DRM ou não.

Se pretender proteger a propriedade intelectual do seu livro, deverá fazê-lo antes de o colocar nas plataformas.

Boa sorte!

Texto da autoria de Marisa Barata

Comentários

comentários

4 respostas

  1. João Pedro diz:

    Se fosse assim tão fácil qualquer um era escritor…

    Trabalho numa editora nacional (uma das maiores do país) e sei a dificuldade que existe em vender livros e ebooks, principalmente ebooks dado que o mercado é praticamente inexistente em Portugal.

    temos de facto um ebook best seller, mas é um caso esporádico e para terem uma ideia temos um top de vendas em que os primeiros do top vendem cerca de 20 livros no máximo…

    não é impossível vender ebooks, mas que é dificil é!

  2. joao diz:

    Eu acho que quase todos podem ser escritos é necessario é alguma pesquisa, até ha pessoas que escrevem os livros por nós e por menos de $50.
    Os livros não precisam ser letras, também poder ser só imagens (existem sites que desponibilizam imagens livres), como ja vi o mercado inglês tem muita concorrencia, mas acho que o português está a crescer (Brasil, Portugal, etc).
    Escrever sobre assuntos que estão em destaque também ajuda, como por exemplo o Mundial 2014, procurar sempre saber o que os leitores estão a querer ler…
    Estou a falar do Amazon Kindle, se procurarem na internet há muito para ler e conhecer como trabalhar com ele (maioria em inglês).

  3. Manuel diz:

    Se for um ebook que ensine algo, ou que ajude as pessoas a resolver algum problema, e se for promovido da forma correta pode render bom dinheiro. Em Portugal este mercado ainda é pequeno, mas no Brasil já há muita gente a ganhar muito dinheiro com ebooks.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.