Os pneus verdes ou ecológicos são mais econónimos e mais seguros?

pneus Os pneus verdes ou ecológicos são mais econónimos e mais seguros?

Cada vez surgem mais opções ecológicas a objetos do quotidiano. Os automóveis já há muito que aderiram a uma consciencialização quanto à preservação e conservação do ambiente, adotando diversas medidas ligadas ao consumo de combustível ou emissão de dióxido de carbono.

Os pneus não fogem a isso, sendo cada vez mais comum falar-se de pneus verdes ou de pneus ecológicos. Existem ainda algumas dúvidas ligadas a este tipo de pneu: serão seguros? Serão mais económicos? Serão seguros? Têm qualidade? Descubra já esta opção que tem agora à sua disposição para tornar o seu carro mais amigo do ambiente.

Quais as caraterísticas de um pneu verde ou pneu ecológico?

O pneu verde ou ecológico é um pneu que tem um impacto ambiental mais reduzido, muito graças aos componentes e materiais utilizados no seu fabrico. Este tipo de pneu não utiliza químicos ou óleos aromáticos durante o seu fabrico, evitando assim a emissão de partículas nocivas durante a condução.

Estes pneus prometem também ajudar a diminuir o consumo de combustível levando automaticamente a uma diminuição da emissão de dióxido de carbono (co2). Os construtores e representantes deste tipo de pneus ecológicos garantem que, mesmo com todas estas alterações na construção dos pneus, estes têm a mesma performance, tanto a nível de aderência como na utilização e conforto durante a condução.

Os pneus verdes ou pneus ecológicos serão mesmo igualmente seguros?

Mesmo com essa promessa dos construtores sobre a aderência, algumas revistas especializadas como a revista francesa Automobile Magazine ou a revista espanhola Auto 10 mostram através de estudos e testes que este tipo de pneus têm uma menor aderência durante a travagem, aumentando a distância de travagem de 5 a 10 metros, consoante a velocidade a que se está a conduzir.

Sendo que os pneus ecológicos tem menor atrito que os pneus “tradicionais”, a aderência durante a travagem é automaticamente menor, fazendo a distância de travagem aumentar.

No entanto, representantes das marcas como é exemplo Manfred Wennemer da Continental AG, garantem que as marcas estão empenhadas em igualar a qualidade dos pneus ecológicos com os tradicionais.

É possível poupar combustível ao usar pneus verdes ou pneus ecológicos?

Uma das maiores promessas deste tipo de pneus é a poupança direta de combustível… e isso é uma promessa cumprida! Um carro equipado com pneus verdes ou ecológicos sofre uma redução de quase 20% de atrito. Essa diminuição do atrito leva a uma poupança de combustível de 2,5%, o que equivale a uma economia entre 0,2 a 0,4 l/100 km.

Antes de equipar o seu veículo com pneus ecológicos, informe-se da qualidade dos mesmos diretamente com o fabricante da marca recomendada para o seu carro. Para aumentar a poupança de combustível durante a sua condução normal, pode adotar uma condução ecológica ou libertar peso no seu carro, diminuindo assim o consumo de combustível!

Se quiser realmente adquirir pneus ecológicos, não hesite em pedir aos fabricante os resultados dos testes efetuados aos pneus e, com esses dados, calcule as poupanças que estes lhe podem trazer a médio e longo prazo e compare os valores com os pneus ditos “tradicionais”: conduza com toda a segurança, ajudando o ambiente e a sua carteira!

Subscreva o canal de Youtube do Poupa e Ganha:

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.