pedir boleia

Aqui vai uma ideia que para além de ser económica, também é bastante ecológica: dê boleia e ande à boleia! Mas não precisa de andar por aí de polegar arrebitado ou à procura de polegares arrebitados! Basta ter acesso à internet e aderir à moda do carpooling.

O que é o carpooling

Carpooling é um termo usado para descrever duas ou mais pessoas que têm um padrão de viagens semelhante e que partilham o mesmo veículo com o objetivo de reduzir despesas nas suas deslocações.

O carpooling não tem fins lucrativos mas permite tanto aos condutores como aos passageiros pouparem imenso dinheiro, sobretudo em longos percursos.

Para além da vantagem económica, é também uma solução amiga do ambiente, pois ao diminuir o congestionamento rodoviário, reduz a emissão de gases poluentes.

Esta solução de partilha de carros também promove a socialização com novas pessoas e torna as viagens menos aborrecidas.

Ou seja, temos menos gastos, menos tráfego, menos poluição e viagens mais alegres!

Mas nem tudo são rosas! O carpooling levanta algumas questões no que diz respeito à segurança das pessoas envolvidas. Pois a não ser que apenas o pratique com conhecidos, não é fácil garantir que está a dar boleia ou a andar à boleia de um psicopata! 😛

Para minimizar esse problema na tentativa de tornar a experiência mais segura, na maioria dos sites existe um sistema de feedback dos condutores e dos passageiros. Assim, se existir algum psicopata ali no meio, este estará devidamente identificado! 😀

Como funciona o carpooling

O contacto entre condutores e passageiros começa na internet em sites específicos ou até mesmo em grupos de Facebook criados para promover o carpooling.

Nessas plataformas online os condutores e os passageiros registam o trajeto que vão fazer e os horários. Caso exista uma coincidência de trajeto e horário entre os utilizadores do site, os mesmos podem se colocar em contacto para combinarem a “boleia” e a divisão das despesas.

Uma da plataformas de carpooling mais conhecidas é a BlaBlaCar, mas existem mais sites que nos permitem usufruir dessa alternativa em Portugal e não só, tais como:

Há cada vez mais pessoas a poupar muito dinheiro por terem aderido ao carpooling. Veja por exemplo na seguinte reportagem da SIC, o caso de uma pessoa que baixou a despesa em combustíveis de 400€ para 150€ por mês por disponibilizar boleias:

E você, já alguma ver recorreu à partilha de carros? Deixe a sua opinião e testemunhos nos comentários.

21 COMENTÁRIOS

  1. Estes sites introduzem em Portugal um conceito que já existe há bastante tempo no estrangeiro e que faz todo o sentido!

    Acredito que não seja indicado para toda a gente mas traz diversas vantagens, entre elas:
    – Divisão dos custos de transporte
    – Companhia durante a viagem (principalmente para quem passa muito tempo sozinho no trânsito)

  2. Também acho que as vantagens superam as desvantagens… mas temos de ser cautelosos com quem vamos de boleia ou damos boleia!
    Pode ser uma oportunidade para pessoas menos honestas, vamos acreditar que nada de mal vai acontecer 😉

  3. Sim, há sempre esse risco.. quer neste projecto quer noutros como o couchsurfing…

    Mas pelo menos no couchsurfing, que conheço melhor, nunca tive problemas! Mas convêm ter sempre algum cuidado e tomar algumas precauções 🙂

    Abraço

  4. Boas,

    Não vou indicar o site porque não sei se o posso fazer mas se pesquisares é facil de encontrar!

    Para quem gosta de viajar, conhecer novas culturas, é fantástico! Poupas no alojamento e conheces pessoal muito louco!

    Até para quem gosta de ficar em hóteis podes sempre ir sair depois com o pessoal do couchsurfing da cidade, por isso é sempre bom!

    Inscreve-te e procura também os grupos na tua cidade, de certeza que há! Vai a algumas actividades, vais gostar!

    Abraço

  5. Hoje em dia programas como este são boas alternativas mas algumas medidas de segurança têm que ser tomadas, ainda por coima com a crimalidade a crescer no nosso país.

  6. Uma boa ideia sem duvida mas claro sempre com aquela pequena componente associada á segurança. Experimentem com familiares e amigos 🙂

  7. È uma optima ideia, mas sem uso para mim. Como trabalho pertinho de casa, o meu meio de transporte são as minhas pernas. Mais barato é impossível 😛

  8. tratando-se de estranhos tenho recei, mas combinar com umvizinho ou com um amigo é uma óptima ideia…. assim dividem-se custos!

    mas melhor do que utilizar o carro só mesmo os transportes públicos… desde que o horário do trabalho seja compatível… é uma óptima opção…. sempre descansados sem termos de nos preocupar com o trânsito.

  9. Com estranhos nem pensar! safa…. Claro que o conceito é excelente.
    Tal como a Maria tb eu moro pertinho do trabalho…. por isso melhor meio de transporte e mais ecológico do que andar a pé não há!

  10. Já somos duas Cristina. E ontem estive a falar com uma colega e ela diz que até entre conhecidos há sempre chatices com a partilha dos carros….

  11. Olá pessoal, eu sou de Viana do castelo e trabalho no porto de Leixões, ou seja a 65 km de casa. Contudo, consegui juntar-me a mais três colegas e dividimos as viagens. A minha pergunta é a seguinte, se alguém ouviu como eu ouvi. que o estado português ajudava monetariamente a quem tivesse essa iniciativa, talvez subsidio! Se alguém me puder ajudar com mais esclarecimentos específicos agradecia, obrigado.
    Gabriel Meira

  12. gostava de saber se alguém está interessado em partilhar viagem semanalmente de cacem para alcantra ida e volta mediante horários

  13. Gostaria de saber se alguém interessado em partilhar o meu carro BMW 320D procuro 4 pessoas,trajeto semanal baixa da banheira– lisboa e vice versa ,horário partida 06h 30 m chegada praça de Espanha ,5 de outubro 07h00,regresso 5 de outubro 18h 30 chegada provável à baixa da banheira 19h 15 mn

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.