Poupe Milhares de Euros com a transferência do seguro vida do seu crédito habitação!
Transferir o seguro vida do seu crédito habitação é mais simples do que julga e pode levá-lo a poupar muito dinheiro! Saiba mais…
As poupanças que pode obter ao optar por transferir o seguro vida do seu crédito habitação, são significativas! Chegando mesmo a 1/3 do valor do crédito, como poderá verificar aqui: Compensa ter o seguro vida do crédito habitação no Banco…
Com a transferência do seguro vida do seu crédito habitação, consegue-se em muitas situações poupanças de 60% nas mensalidades do seguro. E ao contrário do que a maioria das pessoas julga, trata-se de um processo fácil, até porque a legislação tem evoluído nesse sentido!
Seguem os passos para proceder à transferência do seguro vida do seu crédito habitação:
1º PASSO
Solicite simulações de Seguros Vida para Crédito.
2º PASSO
Verifique que tipo de coberturas tem no seu seguro. Saiba mais aqui: ITP Vs IAD que distingue estas 2 coberturas no seguro vida do seu crédito?
Deverá ter recebido na altura em que fez o crédito a apólice do seguro onde vêm indicadas as coberturas, caso contrário questione o seu banco.
3º PASSO
Verifique na escritura do crédito habitação as condições negociadas com o banco na altura em que fez o crédito, as quais devem estar descriminadas na mesma, estando normalmente no documento complementar.
Situações normais verificadas em escritura:
- Indica que tem de ter um seguro vida com o banco como beneficiário irrevogável mas não “obriga” a ter o seguro com a companhia do banco. Ou seja não tem qualquer penalização no spread por fazer o seguro “fora”;
- Indica que tem de ter um determinado numero de produtos subscritos com o banco de vários que lhe dão a escolher(PPR, Seguros, Cartões,…). Neste caso pode subscrever um produto que ainda não tenha com o banco em troca pelo seguro. No caso de ao trocar o seguro ficar sem os produtos suficientes subscritos terá uma penalização que em muitas situações(depende das idades das pessoas seguras) compensa significativamente para alem de depois não precisar de ter nenhum dos outros produtos subscritos visto que já sofre a penalização;
- Indica que terá uma determinada penalização no spread.
4º PASSO
Avance com a melhor proposta!
5º PASSO
Envie o pedido de cancelamento à Seguradora com pré-aviso de 30 dias (na generalidade dos casos, a verificar nas Condições Gerais).
Mais informações sobre este passo aqui: A transferência do seguro vida associado ao crédito habitação é simples!
6º PASSO
Comunicar ao seu banco o cancelamento da apólice vigente e envio, em simultâneo, da cópia das Condições Particulares da nova apólice subscrita.
Não esquecer o cancelamento do débito direto da apólice anterior, caso contrário o prémio poderá continuar a ser cobrado por parte da Seguradora.
Considerar como data de início da nova apólice, a data imediatamente subsequente à data de cancelamento do seguro anterior.
As comunicações efetuadas, quer à Seguradora no pedido de cancelamento do seguro, quer à Entidade Bancária, na comunicação daquele pedido, deverão ser efetuadas preferencialmente por escrito e enviadas por carta registada com aviso de receção. Se a comunicação for feita pessoalmente, solicitar prova de receção.
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 06/01/2015
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Como iniciar a sua própria “greve de compras”!
- 6 dicas para poupar tempo e energia ao passar a roupa a ferro
- Como conservar melhor os ovos
- Amazon lança loja em português de Portugal
Eu já fiz no final do ano passado e vou poupar cerca de 60€ por trimeste.