Aderir à tarifa bi-horária!?

Poupe na sua fatura de eletricidade aderindo à tarifa bi-horária e adaptando alguns dos seus hábitos diários.
edp

Caso ainda seja cliente da tarifa simples da EDP, pondere a sua adesão à tarifa bi-horária para poupar mais uns trocos na conta da eletricidade.

Para quem não sabe, esta tarifa diferencia o consumo consoante o horário. Se utilizar um determinado eletrodoméstico de elevado consumo energético, durante as chamadas horas de vazio, pagará menos!

Sugiro que consulte o site da EDP onde está tudo explicado ao pormenor incluindo em que períodos se enquadram as horas de vazio: EDP

A partir da internet, poderá fazer a adesão e agendar um dia para o técnico proceder à substituição do contador.

Depois de transitar para essa tarifa, aproveite-a da melhor forma. Por exemplo, utilize as máquinas de lavar loiça / roupa apenas em horas de vazio.

Segundo a EDP, o consumo de eletricidade em horas de vazio é faturado a um valor 45% mais baixo.

Tenha em atenção que para conseguir realmente economizar com esta tarifa, deverá adaptar os seus hábitos de consumo de eletricidade de modo a aproveitar ao máximo as horas de vazio, caso contrário poderá sair-lhe ainda mais caro do que a tarifa simples. Isto porque, o valor a pagar pela potência contratada é um pouco mais elevado.

Para saber se realmente é vantajoso para si aderir à tarifa bi-horária, experimente este simulador: Simulador de Potência e Consumo

Boas poupanças 😉

Partilhe este artigo:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Também poderá gostar:

39 respostas

  1. ola, gostaria de saber quais sao os horarios do bi-orario porque gostava de mudar …e gostava de saber se pago mias de contador?

    1. Ee bem tentei todas as maneiras mas quando se tem 5 pessoas em casa esperar pelas 22h00 para por coisas a funcionar…. é impensavel. Felizmente arranjei uma solução a longo prazo que já me está a compensar, pois com lampadas economicas, aprelhos clase ‘A’, etc… nada.

      1. Uma das maneiras de não ter de ‘esperar’ é optar por electrodomésticos com função delay, ou seja, as 21h30 a cozinha está arrumada e a máquina pronta a lavar mas ela só entra em funcionamento algumas horas depois.

  2. Tenho o bi-horário há vários anos, mas uma coisa faço: é ter as máquinas de lavar e secar ligadas a um relógio. Programo a máquina, ponho detergente, tudinho, e o relógio só as liga entre as 2h e as 5 da manhã. Nem tenho que me preocupar com a mudança de hora.
    Naquele horário, mais hora menos hora, está sempre incluído.
    Se tenho que fazer uma máquina fora do horário, é só desligar o botão do RELÓGIO. Uso o relógio mais barato à venda, aquele com patilhas, nada de digitais, que são mais caros.
    O horário que escolhi é o que tem as noites de 2ª a 6ª, tardes de Sábado e Domingo 24h. Aproveitem.
    Outra coisa que acho que vale a pena, é a conta certa. Vejam na factura a média do consumo diário, está lá escrito num cantinho qualquer, depois multiplicam por 30, acrescentam mais 5 euros e aderem à conta certa.
    Nunca têm sustos com as contas, e com sorte ao fim de um ano ainda recebem o “troco” do que puseram a mais. Tenho-me dado muitíssimo bem.

    1. Boa Noite,

      Tenho a tarifa bihorária, mas não percebo o contador, pois alguem me disse que a contagem que se deve dar é quando aparede uma lua e um sol. mas eu não vi nenhum dos dois: alguém me pode ajudar? Obigada.

  3. solicito informação sobre os periodos de utilização isto é: o periodo de inverno e verão começam nodia “x” e acabam no dia “y”.será que acompanham o mudança da hora?
    obg

  4. É triste de ver a EDP a ter tantos milhões de lucro anuais, e mesmo com todo este aparato do Biorário o povo ainda continua a ter uma factura exageradíssima
    Será que não se apercebem de que os reformados, (refiro-me aqueles que teem penssões de miséria) não teem hipótese de ligar um aquecedor de Inverno?
    Fala-se tanto em solariedade mas no fim contas a onde é que ela está?
    Fica aqui um pedido à EDP
    De Inverno façam um esforço e coloquem a hora baixa a iniciar por volta das 21h
    Desta maneira iam ajudar aqueles que nada teem

  5. Tenho o tarifario bi horario e sei que ponho as maquinas a funcionar das 22h as 8h, ok. Como tenho forno electrico e empregada que passa a ferro a tarde ou de manha o que sera melhor para mim ,? já que li atras que fora das horas de vazio se paga mais .caro. Podem dar-me a melhor sugestão de tarifario ? Quanto pago dentro das horas de vazio e fora, por favor.
    Aguardo resposta
    Teresa Oliveira

  6. Atenção quando fazem o contrato do bi-horário, porque o meu é o período durante a semana da meia noite às 7 horas da manhã e ao fim de semana é que tenho um período mais alargado, têem que adaptar ao seu estilo de vida.

  7. eu queria que alguem me soube-se explicar-me como se consegue-se no contador bio horario saber o consumo dos kwh dobio horario e oconsumo dos kwh normais pois gostaria de saber como se distingue os dois consumos muito obrigado pela resposta

  8. Boa tarde !
    Sou estudante universitária e os meus pais vivem longe por isso deparo-me com situações que antes deixava ao encargo deles. Vivo num apartamento T1 sozinha e tenho a tarifa BTN-Simples 3,45 até 20,7 kVA sem ciclo horário.
    No mês passado recebi uma conta de 240 euros o que me deixou surpreendida. Telefonei para a EDP e disseram-me que o valor se devia a acertos. Assim, pensei que se tratasse de algum mal funcionamento do contador mas fiz o teste que me aconselharam e verifiquei que não era. No entanto, continuo bastante apreensiva com esse valor pois não compreendo como é que eu, vivendo sozinha, gasto assim tanta electricidade. Tenho uma TV na sala mas não está sempre ligada e apenas tenho as luzes ligadas na sala (ou no quarto) à noite, até me ir deitar (a hora varia), e de resto utilizo mais electricidade geralmente às quartas-feiras (que é quando vem a minha empregada e põe roupa a lavar e passa a ferro) e quando utilizo a cozinha.
    Gostava de saber se têm alguma sugestão de como eu possa poupar dinheiro.
    Obrigada,
    Joana

    1. Olá Joana,

      Sabes-me dizer qual a modalidade de pagamento pela qual optaste?
      É que se estás a pagar pela modalidade de conta certa, e se já passou um ano desde que aderiste a essa modalidade, provavelmente esses 240€ são o acerto anual.
      Na conta certa, pagas todos os meses o mesmo montante, para no final do ano ser feito o acerto. Se consumiste mais energia do que aquela que estava prevista, tens de pagar a diferença. Caso contrário, recebes dinheiro.
      Na conta certa, em vez de receberes uma factura por mês ou de 2 em 2 meses, recebes uma factura por ano onde vêm discriminados os consumos ao longo do ano.

      Aguardo a tua resposta.

      1. Olá,

        Recebo uma factura por mês.
        Já me aconselharam a aderir à modalidade de conta certa mas não sei se será o melhor.

  9. boa tarde aderi agora ao bi-horário mas não consigo compreender aquel contador como é que eu sei que está a funcionar correctamente? devia de aparecer algo que mostra-se a hora vazio e cheia.

  10. Já conhecem a tarifa tri-horária? LOL, sim, o consumidor quer-se esquizofrénico e insatisfeito. Não tenho nada contra a EDP mas certamente ela não me vem dar nada a casa, só incomodar. Este artigo é mais uma prova do preço que sempre acabamos por pagar pela distracção.

    Por favor tomem conhecimento do conteúdo deste blogue e defendam-se:
    https://recusecontadoresinteligentes.blogspot.com/

    ATENÇÃO: A tarifa bi-horária é uma manobra para aliciar as pessoas a mudar de contador, de modo a instalarem os contadores inteligentes. Este aliciar materializa uma das maiores premissas da sua introdução, a modificação e o controlo sobre o comportamento das pessoas. O seu benefício é mera propaganda, você não existe na equação (faça o favor de não se sentir culpado), contudo, a Agenda 21 e toda a sua malícia dá mais um passo na sua implementação.

    Passem e repassem a informação junto dos vossos amigos e colaboradores, é preciso que a verdade se saiba. É preciso estar informado sobre o futuro que pensaram para nós. É que povo desinformado é povo enganado.

  11. Se queremos poupar, ou gastar menos, temos de nos mentalizar que uma mudança nos nossos hábitos tem de ser evidente, temos de nos adaptar a novos horários e novas formas de fazer as coisas. Eu vou mudar, conto ser bem sucedida, a ver vamos.

  12. Cá em casa já se mete a máquina a lavar nesse horário, passá-la a ferro também..Todas as dicas de poupança são bem vindas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.