Alternativa económica para tampões e pensos higiénicos
E se pudesse deixar totalmente de parte os tampões ou os pensos higiénicos?! Já imaginou quanto pouparia? A solução chama-se Mooncup…
A dica de hoje é, na minha opinião, muito interessante principalmente para as leitoras do blog. Foi sugerida por uma leitora, a Vera Andrade Rocha, à qual deixo desde já o meu agradecimento.
Uma mulher gasta em média 11.000 tampões ou pensos higiénicos ao longo da sua vida. É uma despesa que provavelmente pensa que não pode evitar! Mas pode…
Já ouviu falar em nomes como Mooncup, Divacup, copo menstrual ou coletor menstrual?
Trata-se de um dispositivo reutilizável fabricado em silicone, que permite recolher o fluxo menstrual sem perdas e sem odores. Custa cerca de 30€ e estima-se que possa durar cerca de 10 anos. As mulheres que experimentaram esse dispositivo comprovam a sua eficácia!
Mesmo sem fazermos muitas contas, podemos concluir que a utilização desse tipo de dispositivos permite uma poupança considerável relativamente à utilização de produtos descartáveis.
Segundo a Vera, esse produto está disponível em Portugal, mas fica mais económico comprar online através do site oficial da Mooncup.
Outra opção seria encomendar alternativas ainda mais baratas na Amazon ou até mesmo no ebay!
Se nunca tinha ouvido falar desta solução económica e alternativa para os tampões e pensos higiénicos, recomendo que veja o seguinte vídeo para ter uma ideia do que se trata:
Seria interessante conhecer a opinião das leitoras, e dos leitores, claro! 🙂
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Dicas para poupar em tratamentos dentários sem comprometer a qualidade
- Como manter os lábios bem hidratados
- 10 soluções naturais para cuidar da pele seca
- Como poupar em toalhitas para bebé, papel higiénico húmido e outros toalhetes
Deve haver poucas pessoas mais poupadas do que eu, mas não exageremos. Acho absolutamente anti higiénico. Qualquer dia aparece um objecto identico para substituir o preservativo. Haja bom senso.
Conheço quem já use e que confesse que apesar de ser um pouco estranha a habituação, seja no colocar ou na lavagem, consideram que é uma boa opção aos pensos e tampões, eu pondero a ideia de comprar um, daqui a uns meses.
já ouvi falar muito aliás uma amiga minha recentemente fez um post sobre este produto aconselhando bastante. Eu tenho algumas dúvidas mas trabalhando ela num ginásio suponho que seja confortável..um bom investimento quiçá
Até pode ser um bom investimento a nivel economico, mas sinceramente não me parece nada higiénico. A mim não me convence.
Eu até acho que é mais higiénico que os pensos tradicionais, pois nem sempre temos a oportunidade de nos lavarmos depois de trocar um penso, com este método nunca ficamos “sujas” (desculpem-me os adjectivos tão ilustrativos) pois o “recepiente” recolhe o fluxo a partir de dentro e não há aqueles, tão inconvenientes, acidentes de ter sujo um par de calças. Além disso estamos a falar do nosso corpo e de coisas com as quais lidamos todos os meses, não faz sentido ter nojo.
Olá….eu uso há uns meses e gosto muito. Ao contrário do que imaginava no começo, é higienico sim, muito mais que os tampões (absorventes chamamos no Brasil)…o cheiro é causado pelas bactérias que se proliferam no contato do sangue com o ar…como com esse recipiente não há contato com o ar, não há cheiro nenhum….também estranhei no começo, que a quantidade de sangue parece muito menor…os tampões espalham o sangue, que nos dá a impressão que é um volume enorme de sangue…..bom, o único cuidado é deixar fervendo em água por 5 minutos no final e no início de cada ciclo….concordo com a Alexandra, não há motivos para ter nojo, é algo muito natural e que podemos sim ser mais ecologicas
hummm….não sei o que dizer sobre isto! Tenho de pensar bem….
Eu uso da Meluna e so posso dizer maravilhas aconselho mesmo e ao contrario do que possamos pensar nao enche, nao se sente e para mim o melhor de tudo o medo de me sujar acabou ou de ir para a praia sempre com a preocupação de haver um wc por perto.!
Não sei…tenho meses que até os tampões me magoam. …
Desconhecia completamente.
Meninas atrevam-se a exeprimentar a serio vão adorar 🙂
Ai contra isto tenho reservas, teria de pensar muito bem. Mas tenho curiosidade 🙂
Experimenta Joana Pereira Happiny e depois diz-nos como é que é 😛
Tenho vontade disso sim 😛 Mas tenho de pensar bem 😀
🙂 Pois…
Não há nada como experimentar para tirar todas as dúvidas.
Tb tinha receio e fazia me confusao mas decidi experimentar e olha foi uma agradavel surpresa
Confesso que o formato faz-me uma certa confusão…
Tenho mesmo de experimentar, já ando a investigar.
Muito obrigada por mencionares isso, com certeza que se poupa muito em produtos higiénicos.
Hum não sei se exprimente
Experimentem meninas nao ė caro e poupa se mto aconselho Meluna para mim sao os melhores podem comprar nas farmacias do continente
Deixo aqui este texto para que possam ficar mais esclarecidas: O copo menstrual é a ÚNICA alternativa simultaneamente SAUDÁVEL, ECONÓMICA, ECOLÓGICA, HIGIÉNICA e CONFORTÁVEL aos absorventes.
Trata-se de uma taça feita em TPE (Elastómero Termoplástico), o mesmo material usados em cateteres, implantes médicos, e tetinas de biberões, e que colecta o sangue menstrual.
Tem um prazo de validade de cerca de 10 anos, o que o torna reutilizável.
O colector é inserido tal como um absorvente interno (tampão).
Uma vez dentro do corpo, retoma a sua forma original ajustando-se perfeitamente ao canal vaginal formando um vácuo que impede qualquer vazamento.
Para o remover, basta apertar a base para quebrar o vácuo. Assim a haste é puxada com toda a facilidade e o colector poderá ser esvaziado na sanita, lavado e novamente inserido.
Um colector menstrual pode ser usado por até 12h, evitando o incómodo de mudar de absorventes várias vezes ao dia.
Os primeiros copos menstruais surgiram na década de 30 e hoje são produzidos em diversas partes do mundo como o Canadá, Finlândia, República Checa, África do Sul, Estados Unidos, China, Alemanha, França, Índia e Inglaterra e cada um deles tem autorização e aprovação das agências de segurança alimentar e médica.
Excelente artigo Cláudia 😀 Cada vez estou mais convencida 😛
Eu já experimentei, mas sinceramente não voltei a usar, por acaso tenho pouco fluxo.
Mas quem tem muito fluxo e tem de o mudar na rua é muito pouco higiénico, além disso o produto para o desinfectar não é assim tão barato.
Mas é sem duvida muito mais ecológico, mas para mim não dá
Mas as pessoas que ficam assustadas pelo tamanho ou formato isto não custa nada aplicar, o que me faz confusão é ter de o retirar não estando em casa.
Em termos de poupança, por causa do produto para esterilizar não sei se a poupança é assim tão grande
Deve realmente compensar para quem tem muito fluxo.
A minha opinião e NAO.
Uso há alguns anos. Raramente necessito de trocar fora de casa, o copo suporta muito mais que qualquer tampão, não deita cheiro e é muito mais saudável que o tampão ou penso, porque as bactérias não se reproduzem na silicone do copo como aconteceria no algodão dos tampões. A esterilização pode ser feita com água a ferver, o produto é melhor mas a água a ferver faz o mesmo efeito. Até hoje só tenho pontos positivos e aconselho a toda a gente.