Música

Ouvir música para adormecer é uma forma de conseguir ter um sono rápido e reparador. Mais do que facilitar o adormecer, a música também ajuda a memória! Se é uma das muitas pessoas adeptas em adormecer a ouvir música, é certamente uma pessoa com uma memória mais apurada graças a isso…

Um estudo coordenado pelo Dr. Jan Born da Universidade de Tubingen na Alemanha mostra que adormecer a ouvir música é benéfico para a nossa memória.

O estudo envolveu que os participantes memorizassem uma lista de palavras antes de adormecerem. Durante o sono, foram emitidos sons sincronizados e não sincronizados com a atividade cerebral.

A experiência concluiu que os participantes que ouviram sons sincronizados com a sua atividade cerebral, lembravam-se de mais palavras da lista do que aqueles que ouviram sons não sincronizados!

Sons sincronizados permitem então a estimulação direta da atividade cerebral, aumentando assim a memória imediata.

Ouvir música é bom para a memória… até para doentes de Alzheimer

A música é também um instrumento de terapia no caso de doentes de Alzheimer. Diferentes estudos e pesquisas científicas mostram que a música, sobretudo durante o período de sono, permite a estes doentes ficarem mais tranquilos, serenos e relaxados.

Como em casos não médicos, a escolha do tipo de música para adormecer neste caso é importante. Para aumentar os benefícios da música durante o sono, é essencial escolher músicas calmas e que se sincronizem facilmente com a atividade cerebral, sendo os sons de natureza os mais recomendados para este tipo de terapia.

Que tipo de música ajuda a adormecer?

São muitas as pessoas que gostam de adormecer com música. A música tem o poder de relaxar, de libertar a mente de pensamentos negativos e permite o aumento de concentração no sono e no esvaziamento da mente.

Ouvir música para adormecer ajuda a dormir melhor e é uma técnica bastante utilizada para ajudar pessoas que sofrem com insónias a encontrar um sono mais profundo e reparador.

No entanto, nem todo o tipo de música ajuda a adormecer. Algumas melodias, notas e sequências permitem ao cérebro relaxar de forma mais profunda que outras. As pessoas que têm dificuldade em adormecer devem, portanto, escolher aquelas que ajudam e favorecem a ter um sono melhor.

Fique a conhecer qual é o melhor tipo de música para adormecer e quem sabe esta se torne a ajuda que precisava para dormir melhor!

Evite as músicas com letra

Sendo que o objetivo é conseguir adormecer e ter um sono mais profundo, é importante que a música que escolher para adormecer não tenha letra e não tenha ninguém a falar. A exceção desta regra pode ser, claro, se esta voz estiver presente para ajudar a relaxar (técnica utilizada em músicas especiais terapêuticas).

A presença de letras e palavras faz com que o nosso cérebro se concentre em perceber as palavras, afastando-nos cada vez mais do objetivo principal: ter sono e conseguir adormecer.

Escolha adormecer com música equilibrada

Não escolha músicas com um ritmo e batida demasiado rápidas, mas também não demasiado lentas! A batida da música deve ser equilibrado, para que a música o consiga relaxar de forma progressiva enquanto a ouve.

A música não deve provocar surpresas ou momentos inesperados: isso pode provocar um despertar repentino, nada aconselhável para quem procura uma noite de sono reparadora.

Músicas relaxantes e simples

Não complique na escolha da música para adormecer. Escolha músicas simples e que o façam relaxar e descontrair. Aproveite esse momento para levar a sua mente a outros lugares, longe do seu quotidiano. Melodias com sons marítimos, de natureza ou de sons que o levem até a locais como florestas ou praia são o melhor tipo de música para adormecer.

Adormecer com música de meditação

Hoje, com o aumento da prática de meditação, são muitas as playlists e músicas ligadas ao ambiente meditativo presentes na Internet. As músicas utilizadas na prática da meditação são escritas e produzidas para aumentar o relaxamento e descontração, sendo portanto ideais também para quem quer adormecer e ter uma boa noite de sono.

As músicas criadas para a meditação conseguem conjugar elementos da natureza, com música clássica, com o vento ou a chuva, o que ajuda realmente a relaxar.

Conclusão

Adormecer com música tem vários benefícios: permite ao corpo e à mente relaxarem mais rapidamente, adormecer mais rápido e tornar a memória mais forte. Para obter todos estes benefícios é importante que escolha a música certa!

A música que deve utilizar e ouvir para conseguir adormecer melhor e ter uma boa noite de sono deve ser:

  • sem palavras (acústica ou instrumental);
  • equilibrada (sem momentos de surpresa ou corte repentino);
  • relaxante e simples (com sons naturais e pouco mecânicos).

Aproveite o YouTube ou outras plataformas de música online para encontrar as suas próximas músicas de adormecer!

Que tipo de música é que gosta mais ou acha mais pertinente para adormecer?

Partilhe os benefícios da música durante o sono com os seus amigos e conhecidos, e ajude outras pessoas a dormirem melhor.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.